Longas madeixas morenas, olhos esmeralda e 1,72 de altura. Sara Sampaio caminha a passos largos para o estatuto de supermodelo. Com apenas 24 anos, feitos esta terça-feira, já deixou uma pegada — leve, mas firme — no universo da moda. No currículo leva três Globos de Ouro para melhor modelo feminino (em 2011, 2012 e 2014), trabalhos para a Calzedonia e capas de revistas como a Vogue Portugal e a GQ. Só na sua página de Facebook conta com quase um milhão de seguidores e no Instagram estão outros 1,5 milhões à espreita e à espera das fotos que a modelo publica num registo quase diário.

A experiência, mas sobretudo o carisma, fazem dela um nome cada vez mais cotado globalmente. Mas o percurso de Sara Sampaio, nascida na Invicta já a década de 1990 estava a arrancar e a ganhar balanço, não foi sempre dos mais óbvios. Em tempos, disseram-lhe que os seus 1,72 metros não chegavam para fazer desfiles e que o rosto era demasiado “comercial” para conseguir um lugar de destaque na alta-costura. Além disso, Sampaio teve um desenvolvimento lento, com as curvas femininas a demoraram o seu tempo a chegar. A vida haveria de dar as suas voltas e provar que, no caso de Sara, a sensualidade anda de mãos dadas com o sucesso internacional — é hoje agenciada em Lisboa, Nova Iorque, Paris, Milão e Londres. Sara Sampaio é um anjo nascido em terras lusas e que, aos poucos, vai ganhando asas em voos cada vez mais altos — o céu parece ser o limite.

Fique, então, a par de sete coisas que pode não saber sobre a modelo do momento.

1. Foi considerada uma das mulheres mais bonitas do mundo

Muito jovem e exótica, a portuguesa chegou a ser nomeada para a mulher mais bonita do mundo, uma competição organizada pela revista Maxim. Sampaio foi a única portuguesa a figurar numa lista composta por outras 99 mulheres.

PUB • CONTINUE A LER A SEGUIR

2. É literalmente um anjo que desceu à terra

Com apenas 23 anos já tinha o mundo (ou as asas) a seus pés: antes de o mês de abril acabar, foi notícia que a modelo havia sido escolhida como um dos dez novos anjos da marca de lingerie Victoria’s Secret. A portuguesa juntou-se, assim, a nomes que dificilmente passam despercebidos dentro e fora da indústria: Alessandra Ambrosio e Adriana Lima, mas também Candice Swanepoel e Lily Aldridge.

“Ainda não acredito que finalmente aconteceu. Eu trabalho com a VS há quatro anos e sempre foi o meu sonho tornar-me um dos anjos da marca. Hoje, esse sonho tornou-se realidade. Sou oficialmente um dos Anjos”, escreveu Sara Sampaio na sua conta de Facebook na altura do anúncio mundial. “É com muito orgulho que represento a Victoria’s Secret, e mal posso esperar por esta nova etapa na minha carreira. Quero também agradecer aos fãs por todo o carinho e apoio, não estaria aqui sem vocês”, continuou a modelo, que dois antes começou a desfilar para a marca.

 3. Encantou na passadeira vermelha de Cannes

Podia ter sido só mais uma cara conhecida a desfilar na passadeira vermelha, não fosse o vestido preto esvoaçante cativar as lentes de fotógrafos e os olhos de curiosos que, boquiabertos, admiraram a geometria perfeita da peça (e do corpo) que Sampaio levou à 68º edição do Festival de Cinema de Cannes — a maquilhagem escolhida foi simples, à exceção de uns lábios encarnado vivo. Os elogios não tardaram em chegar, com a imprensa internacional a destacar a beleza e o sentido de estilo da portuguesa. Nas redes sociais, Sara confessou que adorou a primeira experiência na passadeira vermelha de Cannes e que se sentiu uma verdadeira “princesa”.

4. Vê a nudez como uma solução (e não como uma problema)

No final de junho, a internet benzeu-se com uma dádiva dos céus (ou quase), quando Sampaio partilhou na sua conta de Instagram imagens de uma sessão fotográfica ousada para a publicação Numéro Homme Germany, revista com uma periodicidade trimestral sobre moda e cultura masculinas. Nas imagens, a modelo aparece em poses ousadas e praticamente sem roupa.

https://instagram.com/p/4hBHcZBIBb/?taken-by=sarasampaio

Mas já antes Sara havia mostrado ter poucos pudores em relação à nudez. Numa entrevista ao site de moda Style.com, a modelo falou sem problemas sobre como é ficar sem roupa à frente de uma equipa de fotografia: “Lembro-me da primeira vez que fui fotografada nua. Estava a usar uma t-shirt e, na pose que estava a fazer, conseguia ver-se o meu mamilo. O fotógrafo perguntou-me se estava bem com aquilo. E eu disse ‘sim, não me preocupa’. Quando estamos a fotografar, ficamos muito confortáveis. Temos de nos vestir à frente de muitas pessoas e ficamos muito confortáveis com o nosso próprio corpo.”

5. Nem sempre foi uma mulher confiante

Sampaio chegou a contar, à revista Sábado, que teve um desenvolvimento muito tardio e que ser modelo tão nova era a última coisa que esperavam dela. Além disso, a confiança foi algo que foi crescendo com ela e não uma característica inata: “Eu costumava não ter confiança em relação ao meu corpo — como rapariga, desenvolvi-me muito tarde”, disse em entrevista.

6. Não tem medo de enfrentar polémicas

Antes de 2014 acabar, a Victoria’s Secret viu-se envolvida numa polémica de largas proporções por causa de… proporções. Uma imagem com mulheres magras, altas, bonitas e vestidas com peças de lingerie foi adotada pela marca para uma nova publicidade com o slogan ‘The Perfecy Body’, ou, em português, ‘O Corpo Perfeito’. Foi o suficiente para que uma onda de comentários menos positivos questionasse toda a campanha, existindo até uma petição contra a Victoria’s Secret que exigia um pedido de desculpas da marca e a alteração da campanha.

Sara Sampaio foi apanhada no meio do furacão, ao fazer um vídeo onde se comparava com a modelo sul-africana Candice Swanepoel. “Nem num milhão de anos vou ter um corpo como o dela”, dizia, então a portuguesa. O vídeo foi publicado na conta de Instagram da empresa de lingerie, a qual foi acusada de tentar remediar a situação ao colocar uma modelo a dizer que, afinal, não tinha um corpo perfeito.

https://instagram.com/p/vYuqlOGlW2/

7. No fundo, no fundo, é uma miúda como todas as outras

Sara Sampaio come piza, tira selfies com as amigas, faz surf desde que é adolescente e vai a concertos como qualquer outra rapariga de 23… 24 anos.

View this post on Instagram

#rockinrio #day2 #vegas ????????

A post shared by Sara Sampaio (@sarasampaio) on