Sabe o que é a calistenia? Segundo o dicionário Priberam da Língua Portuguesa é “1. Ginástica rítmica; 2. Método ou atividade em que os exercícios físicos são feitos sem pesos ou aparelhos e usam o peso do próprio corpo como resistência.” Se não sabia, agora já sabe. E se sentiu entusiasmado para experimentar, talvez queira votar a favor da criação de um circuito de calistenia em Lisboa, como propõe um dos projetos do Orçamento Participativo da cidade deste ano — a votos desde esta segunda-feira até 15 de novembro.

Há propostas para todos os gostos. Desde a criação de uma linha de autocarros que faça o percurso entre os diferentes museus municipais até à “realização de um filme de humor que mostre Lisboa através do olhar de humoristas portugueses”, passando pelo “roteiro das árvores classificadas“, pela “integração de arvoredo na requalificação” do Areeiro ou pela adaptação de uma ponte pedonal em Belém, de modo a permitir a passagem de carrinhos de bebé e pessoas em cadeira de rodas.

São 189 projetos que podem ser conhecidos e votados no site Lisboa Participa. O número de projetos que sobreviveram à primeira análise da Câmara Municipal de Lisboa só uma vez tinha sido mais baixo: em 2008, quando se apresentaram a votos 89 projetos.

À semelhança do que já aconteceu em anos anteriores, os lisboetas tanto podem votar na internet como através de mensagem de texto (SMS), enviada para o número 4310. Em 2014 registaram-se 36.032 votos, o número mais elevado desde que começou o Orçamento Participativo, em 2008. Foram aprovados 13 projetos. Apesar da elevada participação dos cidadãos e da mobilização das juntas de freguesia, o ritmo de execução dos projetos vencedores ainda é lento e é criticado tanto por lisboetas como por autarcas.

PUB • CONTINUE A LER A SEGUIR