A Peace Corps, uma organização norte-americana, deu ordem a 340 colaboradores para saírem imediatamente da Libéria, Serra Leoa e Guiné devido ao surto de Ébola verificado na região, pode ler-se num texto publicado no site oficial. A decisão foi tomada depois de dois voluntários terem estado em contacto com o vírus, o que conduziu ao seu isolamento, por precaução. Segundo a CNN, os dois voluntários não apresentam sintomas e regressarão aos Estados Unidos assim que se confirme que estão livres de perigo.

Ebola_map

A Peace Corps garante que vai continuar a monitorizar de perto os desenvolvimentos do surto de Ébola e que estará a trabalhar em conjunto com os centros de controlo e prevenção de doenças e com o Departamento de Estado dos Estados Unidos. A instituição humanitária sublinha ainda que pretende voltar a estes países, os primeiros afetados pelo vírus, e que a evacuação é temporária.

Atualmente estão colocados 102 voluntários na Guiné a trabalhar nas áreas da Educação, Agricultura e Saúde; 108 estão na Libéria e 130 na Serra Leoa, onde trabalham no setor da Educação. Todos os corpos de paz têm planos de emergência definidos para cada país e estão treinados para responder a situações como esta, garante a Peace Corps.

O Ébola é um dos vários vírus pertencentes à família Filoviridae e pode manifestar-se por diversos sintomas: febre, dores musculares, dores de cabeça e de garganta, fraqueza e vómitos. No seu estágio inicial, pode ser difícil acertar no diagnóstico da doença já que os sintomas são semelhantes aos da malária, febre tifóide ou desinteria, doenças mais comuns e menos graves. A estes sintomas sucedem-se hemorragias internas e externas, diarreia e insuficiência renal e hepática. Veja aqui o Explicador sobre o vírus.

PUB • CONTINUE A LER A SEGUIR