Fundado em 1955, o Grupo Almedina engloba hoje uma rede de 11 livrarias, uma loja online com milhares de títulos disponíveis e quatro chancelas editoriais – Edições Almedina, Edições 70, Actual Editora e Minotauro – dedicadas sobretudo às áreas do conhecimento técnico, mas não só. Para iluminar o nosso caminho nos labirintos da literatura, eis 10 livros imperdíveis que os leitores do Observador podem encontrar em www.almedina.net ou numa das livrarias Almedina de Lisboa, Almada, Coimbra, Vila Nova de Gaia, Porto e Braga.
1 . As Cruzadas Vistas pelos Árabes
O que representaram as Cruzadas para quem esteve do outro lado da História? É esse o ponto de partida do escritor de origem libanesa Amin Maalouf, que com base em cronistas, biógrafos, viajantes e poetas da época – fontes exclusivamente árabes – apresenta uma muitas vezes negligenciada perspetiva muçulmana.
Disponível aqui
2. Obras Completas de Maria Judite de Carvalho Vol. I
As obras completas de Maria Judite de Carvalho, que durante quase 30 anos escreveu sobre a solidão e a angústia, foram editadas pela Minotauro, uma das chancelas do Grupo Almedina, em seis volumes. Este reúne Tanta Gente, Mariana e As Palavras Poupadas, as duas primeiras coletâneas de contos de uma das escritoras portuguesas mais marcantes do século XX.
Disponível aqui
3. A Propósito de Nada
Um par de polémicas, como ser acusado de pedofilia por Mia Farrow ou o casamento com a filha adotiva desta, Soon-Yi Previn, chegaram para despromover Woody Allen de nome consagrado a autor controverso. Sobre isso e muito mais escreve no livro de memórias que atravessa a sua vida desde menino, sempre com uma piada na ponta da frase.
Disponível aqui
4. O Espião Perfeito
Disfarçado de jornalista, Richard Sorge infiltrou-se na alta sociedade alemã, chinesa e japonesa nos anos que precederam a Segunda Guerra Mundial. A partir do Japão, conseguiu revelar a Estaline os planos de Hitler para atacar a União Soviética. Esta é a história de quem Ian Fleming considerou “o espião mais formidável da História”.
Disponível aqui
5. Crónicas de Um Livreiro
O mais antigo livreiro da Waterstones, a principal cadeia de livrarias no Reino Unido, assina uma carta de amor aos livros sob a forma de uma coleção de pequenos ensaios e crónicas. Doutorado em História pelo King’s College, Martin Latham assina o que os jornais Spectator e Evening Standard consideraram em 2020 o livro do ano.
Disponível aqui
6. As Rotas da Seda
O autor e historiador Peter Frankopan enceta uma notável viagem pelas Rotas da Seda que ligavam o Ocidente ao Oriente, entrelaçando diferentes povos, impérios e continentes numa reinterpretação da história do mundo que nos leva a olhar para o passado sob uma perspetiva diferente. Publicado em 2015, o livro foi de imediato considerado um clássico.
Disponível aqui
7. O Mar e a Civilização
Este livro, considerado por vários meios de comunicação em Portugal como o melhor de 2023, distingue-se das outras histórias da humanidade por os eventos narrados nas suas quase mil páginas decorrerem nas partes do mundo que lhe deram o epíteto de planeta azul – desde os barcos a remos da dinastia Song aos porta-aviões e navios porta-contentores de hoje.
Disponível aqui
8. Neve
O irlandês John Banville, eterno candidato ao prémio Nobel da literatura, tem uma carreira paralela a escrever romances policiais sob o nome de Benjamin Black. Neve, publicado em 2020, assinala a morte do seu pseudónimo – é Banville em pleno, com um romance sobre a misteriosa morte de um padre irlandês em 1957.
Disponível aqui
9. A Vida Invisível de Addie LaRue
Em 1714, num momento de desespero, uma jovem francesa faz um pacto com o diabo para viver para sempre, mas com uma condição: ser esquecida por todas as pessoas que vai conhecendo em diferentes países e continentes ao longo dos séculos. Até que, passados 300 anos, numa livraria em Nova Iorque, Addie LaRue encontra alguém que se lembra dela.
Disponível aqui
10. Circe
A partir de uma personagem secundária de A Odisseia de Homero, a feiticeira Circe, Madeline Miller reinterpreta a mitologia grega à luz dos dias de hoje. O romance explora a origem de Circe e os seus encontros com figuras mitológicas como Hermes, o Minotauro ou a Medeia, bem como o seu romance com Ulisses e o filho, Telémaco.
Disponível aqui