O Centro de Atendimento Clínico de Sete Rios, que vai funcionar no centro de saúde com o mesmo nome, vai abrir portas esta quinta-feira, dia 1 de agosto. A nova resposta, que tem como objetivo retirar pressão às urgências hospitalares, destina-se a doentes não urgentes — triados com pulseira azul ou verde no Hospital de Santa Maria ou encaminhados via SNS24. Nesta primeira fase, o centro vai contar com três médicos e terá a capacidade de receber até 100 doentes por dia, avançou ao Observador o presidente do conselho de administração da Unidade Local de Saúde (ULS) de Santa Maria, Carlos Neves Martins.
O que é o CAC de Sete Rios e que doentes vai receber?
O Centro de Atendimento Clínico de Sete Rios é uma estrutura intermédia, que vai receber doentes não urgentes previamente triados no serviço de urgência do Hospital de Santa Maria e doentes não urgentes da área de influência da ULS de Santa Maria que tenham sido também previamente triados pela linha SNS24.
O serviço vai funcionar numa área totalmente reabilitada do centro de saúde de Sete Rios, “devidamente mobilada e equipada, com sinalética e sistema de chamada eletrónica”, diz Carlos Neves Martins. O serviço vai ter uma sala de espera, com uma rampa para deficientes mas também para macas, “para o caso de algum doente que precise de sair de ambulância para a urgência de Santa Maria”, explica o responsável.
“O cidadão tem um serviço moderno, preparado para dar uma resposta rápida, para além de ter a garantia de que, se precisar de cuidados hospitalares, é imediatamente referenciado para a urgência do Santa Maria”, realça.
Qual o horário de funcionamento do CAC?
O primeiro Centro de Atendimento Clínico do país vai estar aberto todos os dias das 8h às 20h. No entanto, o horário pode ser alargado até às 22h, em caso de necessidade, ou seja, para dar resposta aos casos que cheguem ao CAC perto da hora de fecho, sublinha Carlos Neves Martins.
No caso dos utentes que sejam triados quer pelo Hospital de Santa quer pela linha SNS24 como não urgentes durante o período noturno, não terão possibilidade de serem vistos no CAC no dia seguinte.
Que serviços e que equipa compõem o CAC?
Quanto aos profissionais, o CAC vai contar com uma equipa constituída por nove profissionais por turno: três médicos, dois enfermeiros, dois técnicos de diagnóstico, um secretário clínico e um técnico auxiliar de saúde. Os médicos são prestadores de serviço, com experiência em atendimento em urgência. Desta forma, não será afetado o funcionamento do centro de Saúde de Sete Rios — que continuará a contar com a atual equipa de profissionais a tempo inteiro.
Os profissionais passaram por um processo de recrutamento, avança o presidente do Santa Maria.
O novo serviço vai disponibilizar também meios complementares de diagnóstico e terapêutica: exames como o raio-x e o eletrocardiograma e análises clínicas.
Qual a capacidade do CAC?
Numa primeira fase, a expectativa é que possam ser atendidos entre 80 e 100 doentes por dia, metade dos 160 a 200 que são triados, todos os dias, com pulseira azul ou verde no Hospital de Santa Maria (cerca de 40% da afluência diária à urgência). Um número que pode aumentar à medida que o CAC for sendo divulgado junto da população. No final do ano, a expectativa da ULS de Santa Maria é que todos os doentes não urgentes possam ser vistos neste serviço.
Os utentes terão de se deslocar até ao CAC de Sete Rios pelos próprios meios. As instalações distam pouco mais de 2 quilómetros do Hospital de Santa Maria.
Para já, apenas o Hospital de Santa Maria vai ter a possibilidade de encaminhar utentes para um CAC. Por ser um hospital de fim de linha, esta unidade tem enfrentado constrangimentos frequentes na urgência geral, que já obrigaram, por mais de uma vez, a administração a acionar o plano de contingência e a fechar a urgência a doentes não referenciados de fora da área de influência do hospital.
Doentes não urgentes que recusem ir ao CAC serão atendidos na urgência?
Sim. Na triagem, os doentes aos quais for atribuída uma pulseira de cor azul ou verde serão aconselhados a irem ao CAC de Sete Rios, onde, garante Carlos Neves Martins, terão um atendimento imediato. Caso recusem, terão de se sujeitar a “passar horas na urgência” mas poderão ser atendidas no serviço de urgência. “O que queremos é dar a resposta ao doente num tempo rápido. Se o cidadão não quiser sair, sujeita-se à Triagem de Manchester”, avisa o presidente do Santa Maria.
CAC vai receber pessoas diretamente?
Sim, a partir de 15 de agosto os utentes da área de influência da ULS de Santa Maria vão poder deslocar-se diretamente ao CAC de Sete Rios, evitando a urgência hospitalar.
O que são os Centros de Atendimento Clínicos?
Os Centros de Atendimento Clínicos foram apresentados pelo governo, através do Plano de Emergência e Transformação na Saúde, no final de maio, como uma espécie de estruturas intermédias entre os hospitais e os centros de saúde que têm como objetivo criar uma “coroa de proteção” aos “hospitais com serviço de urgência”.
O Ministério da Saúde explicava que estas estruturas podiam ser “ser entidades públicas, sociais e privadas”, que que possam “disponibilizar logísticas adequadas para o atendimento de situações agudas de menor complexidade clínica e urgência”. A criação dos CAC foi incluída nas medidas urgentes do plano de emergência, a implementar no prazo de três meses.
Está prevista, para já, a criação de mais um CAC: funcionará no Hospital da Prelada, no Porto e será gerido pela Santa Casa da Misericórdia da cidade. No entanto, ainda não existe uma data prevista de abertura.