789kWh poupados com a
i

A opção Dark Mode permite-lhe poupar até 30% de bateria.

Reduza a sua pegada ecológica.
Saiba mais

Monte Campo: as mochilas portuguesas fazem 40 anos

Em 40 anos, a fábrica da Monte Campo nunca parou de fazer mochilas. O negócio de família está hoje nas mãos de três gerações e, quando muitos a julgavam extinta, a marca reapareceu com novos modelos.

Mochilas há muitas, mas se a produção nacional for um requisito, resta uma marca apenas. Hoje, pode ser raro avistar uma Monte Campo na rua, mas há 25 anos andava meio mundo com elas às costas. A marca faz 40 anos e não, nunca deixou de produzir na pequena fábrica de São João da Madeira. Visto de fora, o edifício mais parece uma moradia de família, impressão que não anda muito longe da realidade. A Monte Campo nunca deixou de ser um negócio de família e agora são três as gerações que se encontram: um avô, Eduardo Pinheiro, o fundador da marca, um filho e um neto, ambos com o mesmo nome do patriarca.

Há quatro décadas foi assim: um pai de família, recém-chegado da Guiné e com muita veia para o negócio. Eduardo, o primeiro, nunca teve o sonho de criar uma marca, o que fez foi ocupar um lugar que estava vago no mercado. “Na altura, íamos acampar com um grupo de amigos para a Serra da Feita. Mas, para termos mochilas, tínhamos de ir a Vigo comprá-las. Nada contra os espanhóis, mas ir até lá ainda custava dinheiro”, conta o fundador. Assim apareceram os primeiros exemplares, desenhados por Eduardo, cosidos pela mulher no espaço que é hoje a garagem da casa onde vivem, paredes meias com o terreno onde viriam a construir a fábrica.

9 fotos

Na época e naquela região em particular sentia-se o pulsar das confeções nacionais. Um cenário bem diferente do atual. Hoje, a Monte Campo emprega 15 pessoas, menos de metade das que lá trabalhavam nos tempos áureos. Durante 22 anos, Eduardo conjugou o negócio próprio com um emprego de comercial para outra empresa. Correu o país, conheceu todas as fábricas e redes de distribuição e viu de perto as necessidades quotidianas dos portugueses. Depois do equipamento para viver ao ar livre, deitou mão às mochilas escolares. O lema foi sempre só um: o que se fizer, tem que se fazer bem feito. “Vendíamos, fabricávamos e transportávamos para Lisboa e arredores, a área que consumia 80% dos milhares de mochilas que produzíamos”, recorda Eduardo Pinheiro ao Observador.

PUB • CONTINUE A LER A SEGUIR

O empresário fez sempre parte da engrenagem. “Levava as mochilas para os escuteiros, entregava-as ali no Intendente. Saíamos às três, quatro da manhã e demorávamos sete horas a chegar a Lisboa. Às nove, estávamos a entregar na Casa Senna, por exemplo, ou até mesmo em Almada. No regresso, chegávamos ali a Oliveira de Azeméis ou a Águeda e tinha de encostar o carro numa gasolineira e dormir meia hora, a dez quilómetros de casa. Foi assim durante anos e anos”, conta. Na outra ponta da cadeia de produção, Eduardo também chegou a fazer umas quantas piscinas. “Ia a Famalicão comprar o nylon branco, à saída do tear, depois ia para a tinturaria, no Porto, para tingi-lo, e terminava numa terceira fábrica para lhe dar o acabamento repelente e impermeabilizante. Consegui pôr a máquina a funcionar, eu e a minha esposa. Ela acompanhou-me sempre”.

Na fábrica, perde-se a conta aos moldes e aos rolos de esponja e tecido. As máquinas cortam, moldam e bordam, mas é nas mãos das costureiras que tudo acaba, da mochila mais simples à mais complexa. Eis o segredo da resistência e durabilidade das Monte Campo: mãos minuciosas, em vez de maquinaria computorizada. Os modelos mais robustos ainda levam esqueletos em alumínio, peças moldadas numa oficina a poucos metros de distância. Aos 73 anos, Eduardo continua na fábrica. Num único dia, chegam a ser finalizadas mais de 100 mochilas.

Nem só de mochilas vive a Monte Campo

A chegada em força de marcas internacionais acabou por ofuscar as mochilas portuguesas. Nos preços, a Monte Campo não teve como competir com a mão de obra asiática. “Há 25 anos, aconteceu o que aconteceu, os chineses engoliram quase todas as confeções. A culpa não foi deles, quem nos governava é que não soube antever o que ia acontecer. Praticamente, 80% das confeções fecharam e nós trabalhávamos com elas. Tive de mandar 22 colaboradores para casa, incluindo a minha irmã e o meu cunhado. Ou tomava esta decisão ou falíamos”, admite o fundador. Para sobreviver, a marca pôs o seu valioso saber fazer ao serviço de outros. Eduardo lembra-se do dia em que dois empresários ingleses lhe bateram à porta. Procuravam quem lhes pudesse fazer cintos em pele. Todos os contactos foram em vão e vez de ficar a ver os potenciais clientes irem embora de mãos a abanar, Eduardo comprou as máquinas e os materiais necessários para produzir os cintos. O negócio paralelo dura até hoje e já fez com que saíssem da pequena fábrica de São João da Madeira à volta de 400.000 cintos por ano.

Com uma armação em alumínio, uma das primeiras mochilas Monte Campo, no final dos anos 70 © Fotografia cedida pela Monte Campo

Hoje, é também da fábrica da Monte Campo que saem as mochilas depósito que vemos em concertos e festivais. Peças resistentes e complexas, cuja produção foi confiada aos melhores. Mas, por estes dias, termina-se uma outra encomenda: 200 mochilas de combate a incêndios para o GIPS (Grupo de Intervenção Proteção e Socorro) da GNR. Algumas foram mesmo desenhadas na casa. A estratégia de não depender de um único produto deu resultados, mas não foi o suficiente. “Entraram outras marcas em Portugal, com preços irrisórios, e nós não pudemos igualar. Para fazer bem, não podemos fazer aqueles preços. Durante 20 e tal anos, criámos uma parceria com uma fábrica num país asiático. Isso permitiu-nos sobreviver”, afirma.

Enquanto continuou a produzir as suas mochilas mais emblemáticas em Portugal, a par das encomendas externas, a Monte Campo desenvolveu novos produtos para serem produzidos na Ásia e, assim regressarem com um preço muito mais competitivo. A tática dura até hoje, embora a família admita estar a desenvolver esforços para voltar a concentrar toda a produção em São João da Madeira.

A moda da nostalgia: as mochilas estão à venda

Manuel Dias lembra-se bem do ritmo alucinante a que eram vendidas as mochilas Monte Campo, na reta final do século passado. Há 47 anos na histórica Casa Senna, da qual é sócio, já viu modas rebentarem, esmorecerem e regressarem à conquista de novas gerações. A marca portuguesa não é exceção, embora seja muito pouco provável voltar a viver aquela época de ouro. “Chegámos a receber 200 e tal mochilas de manhã e a vendê-las todas no mesmo dia. Houve alturas em que a fábrica simplesmente não conseguia responder”, conta. Fundada em 1834, a Casa Senna é a mais antiga loja de desporto do país e chegou mesmo a fornecer equipamento para a família real portuguesa, ainda durante a monarquia.

Antes das mochilas que hoje conhecemos, a Monte Campo começou por fazer sacos e malas para campismo e montanha © Fotografia cedida pela Monte Campo

As primeiras mochilas foram vendidas aqui. A Monte Campo estava na moda e não havia grandes alternativas, pelo menos na secção de material escolar. Na loja, tal como em casa, Manuel Dias tomou o gosto às mochilas portuguesas. “Era o que os meus filhos usavam. As mochilas passavam de uns para os outros e ainda hoje tenho algumas lá em casa. É a melhor mochila que existe”, afirma. “Venha o que vier, estas têm mesmo muita qualidade”, acrescenta. E vieram. Com os anos 2000, a atenção dos mais novos foi desviada para as marcas internacionais: Eastpak, O’Neill, Quiksilver, entre outras. Ainda assim, durante os 40 anos da marca, as Monte Campo nunca deixaram de estar expostas na loja lisboeta.

“A marca é incrível e o fator nostalgia funciona”, continua. Tal como Tiago pensava há umas semanas, muitos entram na loja surpreendidos. Afinal a marca continua a produzir mochilas e até redesenhou o seu modelo mais icónico. Para o Bairro Alto veio só a versão original, com o logótipo clássico. Os turistas nunca o viram, mas encontrar peças portuguesas numa loja onde, até há bem pouco tempo, as únicas mochilas à venda eram Herschel, torna a ida às compras mais entusiasmante. Com 31 anos, Tiago exibe agora a sua primeira Monte Campo. Quando era mais pequeno, os pais nunca lhe compraram nenhuma. Hoje, usa-a todos os dias. Além de querer continuar a apostar nos clássicos da marca, a The Sky Walker tem planos mais ambiciosos. Uma das ideias em cima da mesa é aproveitar a produção manual e a pequena escala da fábrica para produzir edições limitadas e exclusivas só para a loja. Ficamos à espera.

À terceira geração, a Gardunha reinventa-se

Hoje, a Monte Campo é comandada, não por um, mas por três Eduardos. Com 50 anos, o filho do fundador sempre fez planos para se juntar ao pai à frente do negócio da família. Até aos 29, foi jogador profissional de hóquei patins. Tinha 10 anos quando os pais começaram a fazer as primeiras mochilas. “Provavelmente, fui o primeiro a usar uma mochila Monte Campo. Levava-a para a escola, eu e todos os meus amigos aqui da zona. Lembro-me de virem cá todos pedir para terem uma mochila igual à minha”, conta.

Com 20 anos, Eduardo é filho, neto e o responsável pela chegada da marca às redes sociais. Mora em Lisboa, onde joga na equipa B de futebol do Sporting. Quer ser futebolista, tem uma licenciatura em economia e gestão em standby e aproveita todos os tempos livres para se dedicar às mochilas. Provavelmente, se não fosse este o negócio da família, Eduardo não saberia o que é a Monte Campo. “Nenhum dos meus colegas de equipa conhecia a marca, mas os pais conhecem todos”, admite. “A Monte Campo estava adormecida, mas continua a fazer parte do imaginário dos portugueses. A qualquer lado que se vá e que se fale em Monte Campo, a reação da maioria das pessoas é: ‘Ah, já tive uma’, ‘Ah, usei uma na escola’, ou ‘Ah, acho que ainda tenho uma lá em casa’. Há sempre um comentário”, afirma o pai, o segundo Eduardo na árvore genealógica.

14 fotos

A força da nostalgia e do revivalismo fez a marca renascer. Em catálogo, há mais de 40 modelos, dois segmentos — o de lifestyle e o de montanha — e uma oportunidade, não para repetir as proezas das primeiras décadas, mas para dar a conhecer a Monte Campo às novas gerações. “Tivemos de nos adaptar e de andar onde estávamos mais confortáveis. Às vezes, parar um bocado ou ficar na parte de trás não está errado, significa que se está à espera do momento oportuno e este é o momento oportuno para relançar a marca. Há 10 anos, não era interessante ter um artigo português, então não fazia muito sentido estar a insistir numa coisa que as pessoas não queriam. Agora, o que é português é bom”, completa o mesmo Eduardo.

Numas férias de família, decidiram dar uns retoques na mochila mais icónica da marca, a Gardunha. O makeover ficou a cargo de Beatriz, designer e também ela neta do fundador. O logótipo foi refeito, pensaram-se novas combinações de cores e aumentou-se o tamanho das letras nas fitas da mochila. Feitas em Portugal, bem ao gosto de outra geração, é este o caminho da Monte Campo. Os clássicos continuam lá, mas, ao fim 40 anos, convém dar lugar aos novos.

Assine por 19,74€

Não é só para chegar ao fim deste artigo:

• Leitura sem limites, em qualquer dispositivo
  • Menos publicidade
  • Desconto na Academia Observador
  • Desconto na revista best-of
  • Newsletter exclusiva
  • Conversas com jornalistas exclusivas
  • Oferta de artigos
  • Participação nos comentários

Apoie agora o jornalismo independente

Ver planos

Oferta limitada

Apoio ao cliente | Já é assinante? Faça logout e inicie sessão na conta com a qual tem uma assinatura

Ofereça este artigo a um amigo

Enquanto assinante, tem para partilhar este mês.

A enviar artigo...

Artigo oferecido com sucesso

Ainda tem para partilhar este mês.

O seu amigo vai receber, nos próximos minutos, um e-mail com uma ligação para ler este artigo gratuitamente.

Ofereça artigos por mês ao ser assinante do Observador

Partilhe os seus artigos preferidos com os seus amigos.
Quem recebe só precisa de iniciar a sessão na conta Observador e poderá ler o artigo, mesmo que não seja assinante.

Este artigo foi-lhe oferecido pelo nosso assinante . Assine o Observador hoje, e tenha acesso ilimitado a todo o nosso conteúdo. Veja aqui as suas opções.

Atingiu o limite de artigos que pode oferecer

Já ofereceu artigos este mês.
A partir de 1 de poderá oferecer mais artigos aos seus amigos.

Aconteceu um erro

Por favor tente mais tarde.

Atenção

Para ler este artigo grátis, registe-se gratuitamente no Observador com o mesmo email com o qual recebeu esta oferta.

Caso já tenha uma conta, faça login aqui.