1230,6kWh poupados 1230,6 kWh poupados com a
i

A opção Dark Mode permite-lhe poupar até 30% de bateria.

Reduza a sua pegada ecológica.
Saiba mais

Amélia de Orléans e Bragança. Quando a rainha que “soube sofrer portuguêsmente” regressou a Portugal

Há 80 anos, a convite de Salazar, a viúva do Rei D. Carlos regressava ao país para “aquecer a alma nas lembranças do passado". Um roteiro entre um nascimento histórico e um óbito inesperado.

Quando se apeia do comboio, apoiada na sua bengala, ergue a mão desimpedida pedindo o silêncio das máquinas. “Não, não quero fotografias!”. O desejo de Amélia de Orléans de pouco serve. A multidão que rodeia a chegada na estação de Entrecampos ultrapassa qualquer vontade de discrição e aguça o interesse da imprensa. Trinta e cinco anos depois de ter rumado ao exílio, a última rainha de Portugal volta a pisar solo lusitano, “com as honras inerentes à sua alta categoria e as facilidades que o governo julgou convenientes”. Caminha de braço dado ao chefe do protocolo do Ministério dos Negócios Estrangeiros, Henrique de Viana, descreve o Diário de Lisboa, segundo a crónica da chegada da “ilustre senhora”.

Coubera a João de Mendonça e ao capitão Amado esperar a viúva do Rei D. Carlos em Vilar Formoso, no dia 17 de maio de 1945, onde “o povo começou as suas manifestações de ternura por aquela que como mãe e esposa soube sofrer portuguêsmente”. Altas individualidades da polícia e do antigo regime como o capitão Lourenço rodearam Amélia protegendo-a da curiosidade popular. O vagão presidencial em que seguiu vinha “juncado de flores” e quando desembarcou na capital e rumou ao histórico Aviz, onde fica instalada, encontrou um hotel em festa, todo iluminado e com os criados à espera. A rainha veio acompanhada por uma secretária, madame Randel Brouillard e ainda por duas criadas. A ladeá-la em inúmeros momentos, ao longo desta prolongada passagem pela sua antiga morada, estará o visconde de Asseca, António José Correia de Sá e Benevides Velasco da Câmara.

Alguns dias depois da chegada da antiga rainha, meios como a Vida Mundial Ilustrada concedem honras de capa a essa receção apoteótica

É a convite do presidente do Conselho, António de Oliveira Salazar, numa operação de charme, que se instala para um périplo pelo país onde viveu entre 1886 e 1910, que durará até dia 30 de maio de 1945. Um roteiro afetivo e nostálgico mas também ele com fins concretos já que em cima da mesa estaria tratar, com o governo, de assuntos que se prendiam com a herança do seu filho e último monarca português D. Manuel. “Consta que tinham uma admiração mútua. Salazar era por sentimento monárquico, nunca o pôde dizer porque afinal liderava uma segunda República. Sempre teve uma relação de suspense com os monárquicos. Disse-lhes que tinha morrido o ultimo rei para que não tivessem esperança de restauro mas deixou isso sempre em suspense, porque não queria alienar o seu apoio.”, enquadra o historiador José Miguel Sardica, elaborando sobre os contornos desta deslocação, que naturalmente iria além de uma simples romaria da saudade. “Numa Europa a seguir a guerra com os regimes autoritários caídos, Salazar precisa de dourar a sua imagem, precisa de se ligar aos aliados, e o desejo de dona Amélia de revisitar o pais de adoção e o interesse de Salazar de galvanizar a opinião monárquica (que poderia ficar agradecida ao Estado Novo), convergiram para que ela visitasse o país.”

Na edição de 24 de maio, a Vida Mundial Ilustrada, semanário gráfico de atualidades, faz capa com o acontecimento que já decorria há uns dias: “Romeira da saudade, a ex-rainha de Portugal, senhora dona Amélia de Orléans e Bragança, regressa a terras de seus filhos e esposo para aquecer a alma nas lembranças do passado”, lê-se no pé de página. O contacto com solo nacional começa logo em Vilar Formoso, mas o arranque oficial da sua agenda, que arrastará multidões por onde passa, dá-se já em Lisboa, no dia 19. Por curiosidade, é o mesmo dia em que Amélia chegara anos antes a Portugal, tendo como destino o enlace com o rei D. Carlos.

▲ Ao longo das semanas, a imprensa vai dando das movimentações da antiga rainha, que percorre uma série de locais simbólicos

Dos planos da jornada na capital faz parte uma visita a São Vicente, e ao Panteão dos Bragança, para rezar junto dos túmulos do marido e dos filhos. O Diário de Lisboa situa esses passos, desde a chegada no automóvel negro, pelas 11h05 à comitiva que a aguarda, desde logo os condes de Alcáçovas e de Vale de Reis. Uns passos mais atrás, no primeiro degrau da escadaria monsenhor Esteves, há meio século prior de São Vicente. Amélia “vestia um casaco negro” e começou a subir a escadaria, apoiada na sua bengala de ponta de borracha. “Da rua continuavam a ouvir-se vozes femininas e infantes: “Viva a Rainha!’. A rainha murmurava: ‘São muito bons’“. No interior, a visitante “parou um momento e envolveu o templo seiscentista num olhar de recordação. O prior conduziu a rainha à capela do santíssimo. A senhora dona Amélia ajoelhou-se no altar”. Mas ao entrar no átrio corredor, onde já se alcançam as lápides dos duques de Saldanha e da Terceira, que fez um sinal e pediu para ficar só. “Ao aproximar-se do panteão, dir-se-ia que não tinha coragem para avançar. No silêncio a torre deixou cair a badalada do quarto depois das 11hoo.” À saída, desce a escadaria e volta a ver-se rodeada pelos populares que a queriam ver de perto. “Uma voz esganiçada de criança gritou: ‘Viva a rainha velhinha!'”

Profusamente ilustrada, a biografia de 2006 D. Amélia, assinada por Eduardo Nobre, revela-nos a vida da última rainha de Portugal, desde a sua infância, até à derradeira viagem a Portugal e à morte no exílio. Através de dezenas de documentos privados da família real portuguesa, e de mais de 200 fotografias e gravuras, o autor detalha a agenda deste périplo lusitano. A 20 de maio de 1945, por exemplo, depois da missa rezada no próprio Aviz, a rainha Amélia de Orléans e Bragança visitou o Mosteiro dos Jerónimos, depois de uma visita de automóvel por vários bairros de Lisboa e a caminho da vila de Cascais. Uma vez lá dentro, terá rezado à Virgem.

Já a 21, é nas instalações do hotel onde se instala, na Fontes Pereira de Melo, célebre por ter acolhido espiões de ambos os lados da barricada, que recebe a visita do presidente do Conselho, António de Oliveira Salazar. Nessa mesma tarde, Amélia retribuiu a visita deslocando-se a São Bento. “Vem desfazer o enguiço da herança do filho, a fundação Casa de Bragança ainda não existia. Ao mesmo tempo, Salazar também achava que o espólio monárquico passara a pertencer ao Estado e não à família quando a República se implantou, mas lá se resolveu tudo de forma simpática”, recorda José Miguel Sardica. Além da correspondência que é conhecida entre ambos, e de troca de ofertas, Salazar chega mesmo a assinar o livro de visitas no hotel.

▲ O desparecido Hotel Aviz, onde se instalou a antiga rainha. Foi demolido no início da década de 1960 e substituído pelo complexo Imaviz/Hotel Sheraton

Estudio Horácio Novais / Biblioteca de Arte da Fundação Calouste Gulbenkian

De resto, é por ocasião da visita da antiga rainha, que desponta um dos rumores sobre a vida amorosa do líder do regime. Em Cinco Homens que Abalaram a Europa (Esfera dos Livros), Jaime Nogueira Pinto recorda a história com Carolina Asseca, que chegara ao ponto de o Daily Mail de 3 de outubro de 1945 dar a notícia de que Salazar casara. “Não casara, mas estivera próximo. Ela tinha 43 anos, ele 56. Tinham‑se conhecido socialmente num almoço que Salazar oferecera à rainha D. Amélia. A partir daí, nalguns jantares ou recepções, convidava‑a para emparceirar com ele como dona da casa. Carolina Correia de Sá casara e enviuvara cedo, tendo passado parte da sua vida em Inglaterra. A troca de correspondência e os encontros tinham‑se tornado mais intensos e os rumores saíam do circuito social para as informações de diplomatas acreditados em Lisboa, como o embaixador de Espanha, que comunicara o rumor a Madrid.”

A 22 de maio, os caminhos da filha de Luís Filipe, Conde de Paris, pretendente ao trono francês, e de sua esposa Maria Isabel de Orleães, apontam a Sintra. Irá passar pelo Palácio da Pena, que abandonara para se juntar a D. Manuel II na Ericeira quando a revolta republicana tornou inadiável a debandanda. Aqui terá percorrido sozinha alguns corredores e recordado momentos como as famosas Garden Parties que aqui promovera com espírito de quermesse, assim recolhendo fundos necessários para muitas das suas obras sociais, como a construção da ala pediátrica no Hospital do Rego, em 1888. A antiga rainha reza também na capela. Cruza-se com o conservador do palácio, o pintor Joaquim de Botto Tavares, Casimiro Gomes da Silva, conservador do palácio Nacional de Sintra, e Augusto de Jesus, um velho empregado deste último, que beijou comovidamente a mão da rainha que durante tantos anos serviu.

No mesmo dia, Amélia deixa-se fotografar na Quinta da Vigia com a Condessa de Seisal, ou “Mariquita”, como era conhecida Maria Germana de Castro Pereira Corrêa Henriques, uma imagem assinada por S. M. e datada de “22-V-1945”, com indicação do local.

É provável que tenha passado ainda por outros pontos outrora predilectos na zona. O município de Sintra recorda paragens como a praia da Adraga, onde fazia piqueniques, por vezes rodeada de outros ilustres como o dia em que se fez acompanhar, em 1905, pela rainha Alexandra de Inglaterra, mulher de Eduardo VII – de resto, foi a monarca que mandou construir a estrada que une a praia à vila de Almoçageme, suavizando o caminho.

A Rainha Alexandra do Reino Unido num retrato com a Rainha Amélia de Orleães e Maria Pia, durante a sua visita a Portugal (Março de 1905)

Há muitas outras coordenadas que para sempre ficam associadas à antiga consorte, como Seteais ou a Quinta do Relógio, “o cenário idílico da lua-de-mel do rei D. Carlos e da sua jeune fille D. Amélia.”

A 23 de maio, Amélia visita o presidente da República,marechal Óscar Carmona, e recebe no Aviz o patriarca de Lisboa, cardeal Manuel Gonçalves Cerejeira, a quem retribuirá visita no dia 24. É de resto no cenário do hotel que se dá um dos momentos mais imprevistos.

Muito requisitada ao longo de toda a estadia, a rainha reuniu-se em cerimónias um pouco mais restritas com algumas figuras. Para uma delas, o desfecho foi funesto. Quiçá traído pela emoção do acontecimento, o então secretário-geral do Ministério dos Negócios estrangeiros, Luís Teixeira Sampaio, que era monárquico, morreu na sequência de uma embolia que o acometeu quando se preparava para beijar a mão a sua majestade. O episódio é evocado no livro Mortes mais Estranhas, do historiador Ricardo Raimundo, que situa como Teixeira Sampaio se dirigiu à interlocutora, tombando depois de dizer “minha senhora, sinto-me mal!”.  Dias depois, a 4 de junho, chegou a notícia de que não resistira, para grande desgosto de Amélia de Orléans, que enviou um representante à missa de corpo presente realizada na igreja de São Paulo.

Em 5 de junho de 1945, na primeira página, o Diário de Lisboa dá conta da missa de corpo presente pelo embaixador Teixeira de Sampaio

Prosseguindo as rondas de deslocações, o dispensário popular de Alcântara, edifício de solidariedade social fundado pela rainha em 1883, é o destino no dia 6 de junho. Pernoitará na pousada de São Martinho. As jornadas que se seguem são especialmente emotivas. Em peregrinação a Fátima, a 8 de junho, protagoniza um dos momentos mais simbólicos quando oferece ao santuário um dos seus mantos reais, após a participação da antiga consorte numa celebração presidida pelo bispo de Leiria José Alves Correia da Silva, na Capelinha das Aparições. A peça incorporou as coleções do Museu do Santuário de Fátima, fundado dez anos mais tarde.

“Depois de alguns dias de repouso no Palace-Hotel, a senhora Dona Amélia de Bragança saiu hoje do Buçaco, acompanhada pela sua comitiva e pelos senhores visconde de Asseca e dr João de Mendonça!, lê-se no Diário de Lisboa, um dos meios que vai relatando as viagens. Segundo algumas fontes, fez mesmo um passeio solitário ao Cedro de S. José, plantado em 1644. Ainda pela região, o bispo de Coimbra vem expressamente dizer missa ao convento da Batalha. A rainha surge irrepreensível, numa “longa saia de riscas brancas e cinzenta”. Emocionado, o bispo ter-se-á adiantado no sentido de cumprimentar Amélia. “Non, non, c’est à moi”, corrigiu prontamente a rainha, precipitando-se para beijar o anel de José Manuel da Silva Mendes. Antes de regressar a Lisboa, Amélia visita os túmulos de Pedro e Inês, em Alcobaça.

▲ A rainha distribuindo sopa a crianças pobres no dispensário de Alcântara, no Natal de 1903

Ao longo de toda a visita, aliás, a protagonista foi reforçando o pedido para que se evitassem luxos e ostentações, frisando que partira de um país assolado pela fome e miséria. Do ponto de vista nacional, e além fronteiras, o contexto histórico aquando da visita é particular. Os ecos do dia da Vitória aliada sobre a Alemanha nazi, em 8 de maio de 1945, são ainda frescos numa Europa a recuperar do conflito quando a última rainha portuguesa regressa a Portugal, então com 79 anos. Lendária é também a decisão de Amélia em território ocupado. Quando soldados alemães entram em sua casa nos arredores de Paris em 1940, Salazar pede que o palácio seja considerado território português e convida-a refugiar-se em Portugal. “Na minha desgraça, a França acolheu-me, não a abandonarei na desgraça dela”, terá respondido a rainha à proposta, resistindo numa das alas do palácio, onde hasteou a bandeira da república portuguesa.

À semelhança de seu filho, Manuel II , Amélia de Orléans (ela própria nascida no exílio, imposto pela chegada ao poder em França de Napoleão III) seguiria o caminho de Londres quando a monarquia caiu. Na capital britânica permaneceu até 1913, quando o filho mais novo se casou. A mãe muda-se então para o Château de Bellevue, perto de Versalhes, em França, construído pelo arquiteto Leyendecker, que adquirira em 1920 por 500.000 francos e onde se instala em 1922. De resto, durante a I Guerra Mundial fora conhecido o seu trabalho na Cruz Vermelha, tendo sido condecorada pelo Rei Jorge V (1865-1936) de Inglaterra, por ter levado o auxílio a feridos, crianças e adolescentes entre aquele país e a França.

Se a dor foi uma constante, dir-se-ia que todas as rotas possíveis convergiam para um destino único. “Dona Amélia esteve para se casar com o arquiduque Francisco Fernando, que acabou assassinado em Sarajevo em 1914. Parece que estava destinada a ser viúva, ou mesmo a morrer, já que a mulher do arquiduque também foi assassinada. Com D. Carlos foi um casamento político, normal e feliz.”, descreve José Miguel Sardica.

Com o filho mais novo, D. Manuel II, último rei de Portugal, em 1910

Um a um, os familiares diretos de Amélia foram desaparecendo. O luto remonta ao óbito da filha prematura, infanta Maria Ana de Bragança. Seguir-se-ia com o assassinato do marido e do primogénito, o príncipe real Luís Filipe. 24 anos após o regicídio, Amélia de Orléans recebia a notícia da morte do filho mais novo, que “herdou a coroa portuguesa com um país já muito republicanizado”, situa a o historiador, notando como o clã foi encolhendo. “Inicialmente a família real contava seis pessoas, os monarcas, os filhos e ainda D. Maria Pia (a sogra de D. Amélia), e o irmão de D. Carlos, o infante Afonso de Bragança, o amante de automóveis que passou à história como “O Arreda”. “Há um ambiente muito sombrio quando ficam as duas viúvas. Quando a República se institui, todos os títulos e a casa real são extintos. Maria Pia regressa a Itália, o ramo liberal constitucionalista extingue-se com a morte de D. Manuel, D. Amélia recolhe-se ao chateau de Bellevue, onde foi filantropa de escolas, cantinas, e durante as guerras alinhou sempre pelo esforço aliado.” Enquanto o seu benjamim foi vivo, continuava a ir a Londres e dividia temporadas entre Suíça, Cannes e Itália. Após a morte de Manuel, cabe-lhe supervisionar as exéquias e vê a nora rumar à Alemanha, cavando ainda mais o seu isolamento.

Em 1937, por ocasião da Exposição Mundial de Paris, o governo português convidou a rainha a visitar o Pavilhão de Portugal. Amélia acedeu ao convite mas furtou-se a comentários sobre o contexto político nacional. Nesse ano, no entanto, dá a primeira entrevista ao “Diário de Lisboa”. Depois de Joaquim Manso, seguir-se-ia Leitão de Barros através de O Século. Em 1939, para o Diário de Notícias, Armando Boaventura deslocava-se até Versalhes para se sentar com a antiga consorte.

Mas é preciso esperar uns anos até ao regresso a Portugal, uma estadia que se cruza com dois acontecimentos marcantes, cada qual à sua maneira. Para além do já referido óbito inesperado, há um nascimento especial a acrescentar contexto. Uns dias antes da chegada a Lisboa, nascia em Berna, no seio do exílio suíço da família, na Legação de Portugal daquela cidade, Duarte Pio de Bragança, seu afilhado e descendente do banido D. Miguel, por quem se haveria de rezar uma missa de graças na mesma igreja de São Domingos que assistira ao casamento do Rei D. Carlos com a princesa francesa. A rainha, que foi madrinha de batismo, ao lado do papa Pio XII, testemunhando essa reunião no sangue de Duarte Pio dos ramos brasileiro constitucional e do ramo português legitimista, não terá marcado presença, alegando questões de saúde e enviando no seu lugar o fiel escudeiro visconde de Asseca.

Na edição de 24 de maio de 1945, a notícia do nascimento do seu afilhado, Duarte Pio de Bragança, surge nas páginas da Vida Mundial Ilustrada

Em 20 de junho, segue para a Ericeira, “onde a esperam centenas de pessoas”, tal como nesse outubro de 1910 em que se despediu da pátria adotiva. No mesmo dia, desloca-se a Mafra, outrora residência real e motivo para uma certa animação monárquica

A 23, em apoteose, milhares de populares rodeiam o automóvel que a conduz até à Assistência Nacional aos Tuberculosos, uma das suas obras sociais.

Na tarde do dia 27, em resposta ao convite formal enviado pelo visconde de Asseca, uma pequena multidão acorre à receção oferecida no Aviz, já que muitos insistiam em cumprimentar a rainha, à medida que o pano ia caindo sobre as últimas semanas.

No dia 30 de junho, por fim, Amélia partiu bem cedo de manhã do Aviz rumo à estação de comboios de Entrecampos. “Às 8 horas, já em frente do AvizHotel se viam alguns populares, principalmente mulheres, e diversos táxis. Ás 8 e 40, depois de se ter despedido, com a maior afabilidade, do gerente e do pessoal do hotel agradecendo a maneira como a trataram, a antiga soberana, envergando um tailleur cinzento, lenço de seda branco ao pescoço, chapéu preto com uma cercadura branca, enfeitado com penas pretase brancas, alvas luvas e a inseparável bengala, saiu acompanhada apenas por madame Randal e pelo sr. visconde de Asseca, no meio de palmas da assistência”, lê-se no Diário de Lisboa. Já na estação de caminhos de ferros, ao serviço policial juntava-se uma comissão de nomes próximos e afetos à monarquia. “Na gare não há um palmo de solo livre”, assinala-se sobre aquela que seria a segunda e derradeira partida da última rainha de Portugal. “Vim para matar saudades e levo mais do que as que trouxe comigo. Viva Portugal”, despede-se Amélia, que em Vilar Formoso haverá de enviar mensagem ao presidente Carmona e a Salazar. Talvez porque seria empreitada demasiado forte para um coração saudoso, falhara apenas a passagem pelo Paço Ducal, em Vila Viçosa.

No dia da partida da ilustre visitante, o presidente do Conselho envia uma nota especial aos jornais, anunciando os donativos efetuados pela antiga rainha durante a sua passagem pelo país. Para a Misericórdia de Lisboa, 200 contos. E ainda outros 500 contos confiados a Salazar, para que este lhes atribuísse o melhor destino. A decisão é rápida. O montante é destinado à construção do sanatório do Porto.

Apreciadora da normalidade de uma vida que permitisse refugiar-se em Sintra, nadar nas praias de Cascais, caçar na Tapada de Mafra ou frequentar o São Carlos, a rainha que adorava a pintura, o desenho, e a fotografia deixar-se-ia captar por um dos maiores retratistas da época. Durante a passagem por Lisboa, os registos mostram que posou para Manuel Alves de San Payo, Lisboa, mantendo um sorriso que tanta vez um destino marcada pela perda tentou silenciar. “Ela é a única rainha portuguesa de que temos registos sonoros”, nota o historiador. Com efeito, no verão de 1951, Leitão de Barros deslocar-se-ia a França para uma espécie de documentário. A protagonista viveria apenas mais alguns meses.

A 25 de outubro de 1951, aos 86 anos, Amélia de Orléans morre na sua residência em Versalhes, na mesma cama, rezam as crónicas, que a esperava no Palácio de Belém quando chegou a Lisboa, pintada pelo mestre Columbano. “Levem-me para Portugal” terão sido as suas derradeiras palavras, cumpridas com honras de Estado em 29 de novembro desse ano.

Uma vez conhecida a sua morte, o governo português decretou três dias de luto nacional, a bandeira foi colocada a meia-haste em todos os edifícios públicos, e agilizou-se a trasladação do seu corpo para Portugal. A urna seguiu a bordo do navio português Bartolomeu Dias e as cerimónias fúnebres realizaram-se a 30 de janeiro de 1952, com Salazar entre os presentes. Foi sepultada no panteão dos Bragança.

Ofereça este artigo a um amigo

Enquanto assinante, tem para partilhar este mês.

A enviar artigo...

Artigo oferecido com sucesso

Ainda tem para partilhar este mês.

O seu amigo vai receber, nos próximos minutos, um e-mail com uma ligação para ler este artigo gratuitamente.

O seu plano não inclui a oferta de artigos

Para poder oferecer artigos aos seus amigos, faça upgrade para um plano de subscrição superior.

Ofereça até artigos por mês ao ser assinante do Observador

Partilhe os seus artigos preferidos com os seus amigos.
Quem recebe só precisa de iniciar a sessão na conta Observador e poderá ler o artigo, mesmo que não seja assinante.

Este artigo foi-lhe oferecido pelo nosso assinante . Assine o Observador hoje, e tenha acesso ilimitado a todo o nosso conteúdo. Veja aqui as suas opções.

Atingiu o limite de artigos que pode oferecer

Já ofereceu artigos este mês.
A partir de 1 de poderá oferecer mais artigos aos seus amigos.

Aconteceu um erro

Por favor tente mais tarde.

Atenção

Para ler este artigo grátis, registe-se gratuitamente no Observador com o mesmo email com o qual recebeu esta oferta.

Caso já tenha uma conta, faça login aqui.