1230,7kWh poupados 1230,7 kWh poupados com a
i

A opção Dark Mode permite-lhe poupar até 30% de bateria.

Reduza a sua pegada ecológica.
Saiba mais

Licenciada em Geologia e com um mestrado e um doutoramento em arqueologia, Mafalda Costa já fez investigação nas universidades de Évora, Salónica (Grécia), La Sapienza (Itália) e Ghent (Bélgica)
i

▲Licenciada em Geologia e com um mestrado e um doutoramento em arqueologia, Mafalda Costa já fez investigação nas universidades de Évora, Salónica (Grécia), La Sapienza (Itália) e Ghent (Bélgica)

António Carrapato

▲Licenciada em Geologia e com um mestrado e um doutoramento em arqueologia, Mafalda Costa já fez investigação nas universidades de Évora, Salónica (Grécia), La Sapienza (Itália) e Ghent (Bélgica)

António Carrapato

Que segredos do passado guarda o vidro antigo?

De onde vem este vidro? E de que época da história da Humanidade? Na Universidade de Évora, Mafalda Costa estuda novas formas de definir “impressões digitais” geoquímicas do vidro arqueológico.

Está em todo o lado: nas janelas que nos separam da rua, nas lentes dos nossos óculos, no copo por onde bebemos água, no frasco de perfume. O vidro é hoje tão omnipresente e banal que assumimos que sempre existiu. “A verdade é que é um material difícil de produzir e só começou a ser amplamente difundido a partir da época romana, especialmente entre os séculos I e IV d.C.”, explica a cientista Mafalda Costa.

Até à sua difusão na época romana, acredita-se que o vidro era um bem de luxo, reservado às elites. Mas, para ter essa certeza — e outras —, é preciso estudá-lo através das Ciências do Património, uma área que cruza as ciências sociais e humanas, como a Arqueologia e a História da Arte, e as ciências naturais, como a Química e a Geologia. E é, também, isso que se faz no Laboratório HERCULES, da Universidade de Évora, onde Mafalda Costa está a desenvolver investigação.

A cientista chegou a este cruzamento entre dois mundos porque, apesar do interesse pela História, acabou por escolher a licenciatura em Geologia. “Talvez porque a Geologia é a ciência que conta a história da Terra.” Mais tarde decidiu estreitar o foco — “passei da história da Terra para a história de um bocadinho da Terra, que é a humanidade” — e fez o mestrado ARCHMAT (Archaeological Materials Science), dedicado à aplicação de métodos científicos na análise de materiais arqueológicos e do património cultural. O programa foi partilhado entre três universidades: Évora, em Portugal, Salónica, na Grécia, e La Sapienza, em Itália.

▲ Em vez de cortar o objeto para chegar ao núcleo preservado, o projeto de Mafalda Costa tenta desenvolver um método capaz de usar vidro degradado como fonte de informação, preservando as peças

António Carrapato

Mas o interesse pela investigação e pelas ciências do património começou em casa: é filha de dois bolseiros de doutoramento Fulbright — pelo que passou parte da infância nos Estados Unidos —, sendo que a mãe, nas últimas décadas, também se dedicou à área das ciências do património.

Foi já no doutoramento em Arqueologia e em Ciências da Terra e do Espaço, feito entre a Universidade de Évora e a Universidade de Ghent, na Bélgica, que optou por se dedicar ao estudo do vidro. “Desde logo porque é um material bonito e acho que temos de gostar daquilo com que trabalhamos no dia a dia.” Por outro lado, “fazer vidro é como fazer um bolo: é uma receita com vários ingredientes”, sendo que esses ingredientes são matérias-primas de origem geológica, como a areia (sílica), sais minerais (natrão) e fontes de cálcio (fragmentos de calcários ou conchas). Assim, é uma escolha que se cruza com a sua formação de base em Geologia.

Assinaturas químicas que contam histórias

Durante muito tempo, os arqueólogos sabiam que o vidro era amplamente usado no Império Romano mas não tinham a certeza onde era produzido nem como circulava. Só há algumas décadas, através de técnicas de análise química e isotópica — ou seja, das variantes de um mesmo elemento químico — passou a ser possível analisar a composição do vidro e tirar conclusões.

O vidro herda características de todos os materiais usados na sua produção. É essa “impressão digital” que os investigadores procuram decifrar para determinar a origem das matérias-primas: partindo da análise do objeto final, tentam chegar à sua proveniência. “É quase como fazer a história ao contrário: começamos pelo fim para tentar chegar ao início”, diz a cientista.

  • Imagens de vidro adquiridas por microscopia electrónica de varrimento

O ingrediente mais importante para os estudos de proveniência, no entanto, é a areia. Parte-se do princípio de que a areia usada para fazer o vidro não era trazida de muito longe em relação ao local de produção. A lógica é simples: “Hoje podemos transportar facilmente toneladas de areia em camiões, mas, quando o transporte era feito com cavalos, burros e barcos, não.”

Foi assim que se percebeu que o vidro romano tem composições muito consistentes entre si, o que indica que não era fabricado localmente em cada cidade, mas sim em alguns grandes centros produtores. Os resultados permitiram identificar duas zonas principais de produção: o Egito e a costa da Síria-Palestina. Em ambos os casos usava-se um tipo de sal natural (natrão), com origem possível no Vale do Natrão, ou Uádi Natrun, como fundente.

Isso permitiu compreender e mapear as rotas comerciais da época: acredita-se que o vidro bruto (produzido em grandes blocos ou lingotes) era transportado por mar até oficinas espalhadas pelo Mediterrâneo onde era derretido e manipulado para formar taças, jarras, contas e vidros de janelas.

Investigar o passado preservando cada fragmento

O vidro que chega até nós a partir das escavações arqueológicas é, na verdade, uma versão muito transformada do material original. “O vidro é um material que só resiste à água até certo ponto”, explica a investigadora. “Depois de centenas ou milhares de anos enterrado, sempre em contacto com a água do solo, está degradado.”

O vidro que Mafalda está atualmente a estudar, com o apoio de uma bolsa Pós-doc Junior Leader da Fundação “la Caixa”, no valor de 305 mil euros, é da Idade do Ferro — que remonta a diferentes alturas consoante a região do mundo, mas que, de forma geral, se situa entre cerca de 1200 a.C. e 500 a.C. Por isso, os sinais dessa transformação são visíveis a olho nu e fazem com que este vidro tenha um aspeto muito diferente do que conhecemos hoje. “A primeira coisa que se nota é uma perda da transparência; depois começa a descascar como as cebolas.” Pode ainda apresentar depósitos de minerais à superfície, que criam manchas esbranquiçadas ou castanhas. O resultado é um material arqueológico tão fascinante quanto frágil, cuja análise requer técnicas específicas para decifrar o que resta da sua composição original.

O vidro herda características de todos os materiais usados na sua produção. É essa “impressão digital” que os investigadores procuram decifrar para determinar a origem das matérias-primas: partindo da análise do objeto final, tentam chegar à sua proveniência. “É quase como fazer a história ao contrário: começamos pelo fim para tentar chegar ao início”, diz Mafalda Costa.

Durante décadas, os estudos de proveniência — que procuram determinar a origem do vidro — concentraram-se apenas em amostras “limpas”, o chamado pristine glass, isto é, o vidro não degradado. Mas essa prática tem um problema óbvio: o vidro que chega até nós, vindo de escavações arqueológicas, está quase sempre alterado à superfície. Isso implica fazer, com instrumentos específicos, microcrateras no vidro até atingir uma profundidade em que o material já não esteja alterado. O reverso da medalha é que o danifica.

Com este projeto, a ideia é, segundo a cientista, “mudar o paradigma de como fazemos os estudos de proveniência em vidros”. A pergunta que Mafalda Costa fez foi simples: “Será que não conseguimos saber o mesmo a partir da parte degradada do vidro, evitando assim desprezar material?”

Em vez de cortar o objeto para chegar ao núcleo preservado — como se faz hoje —, o projeto procura desenvolver uma metodologia capaz de usar o vidro degradado como fonte de informação, preservando a integridade das peças. O desafio é provar que a camada alterada à superfície ainda contém dados químicos úteis para identificar a origem do vidro, sem que seja necessário danificá-lo.

▲ “Quero desenvolver uma maneira de fazer análises ao vidro o menos invasivas possível”, diz Mafalda Costa. “Conseguir pegar no objeto, estudá-lo, voltar a pôr no museu — e ninguém saber que lá estive”

António Carrapato

Para isso, a investigadora está a tentar perceber até que ponto certos elementos químicos, como o zircónio — que é um dos mais importantes para distinguir entre o vidro produzido no Egito ou no Levante —, permanecem estáveis mesmo à superfície do vidro degradado.

Se esses elementos se mantiverem inalterados, seria possível fazer análises precisas sem precisar de vidro “fresco”. “Hoje, ou se parte o objeto para chegar à parte interna, ou não se consegue analisá-lo de forma a determinar a sua proveniência. Eu quero desenvolver uma maneira de fazer análises o menos invasivas possível: conseguir pegar no objeto, estudá-lo, voltar a pôr no museu — e ninguém saber que lá estive.”

Neste momento, a cientista está a fazer a prova de conceito, escolhendo amostras de vidro de natrão da Idade do Ferro para testar a viabilidade do método. Se funcionar, o impacto poderá ir muito além do vidro arqueológico e ser usado na cerâmica vidrada e em azulejos, mudando o paradigma de análise de tudo o que é vidrado.

Ofereça este artigo a um amigo

Enquanto assinante, tem para partilhar este mês.

A enviar artigo...

Artigo oferecido com sucesso

Ainda tem para partilhar este mês.

O seu amigo vai receber, nos próximos minutos, um e-mail com uma ligação para ler este artigo gratuitamente.

O seu plano não inclui a oferta de artigos

Para poder oferecer artigos aos seus amigos, faça upgrade para um plano de subscrição superior.

Ofereça até artigos por mês ao ser assinante do Observador

Partilhe os seus artigos preferidos com os seus amigos.
Quem recebe só precisa de iniciar a sessão na conta Observador e poderá ler o artigo, mesmo que não seja assinante.

Este artigo foi-lhe oferecido pelo nosso assinante . Assine o Observador hoje, e tenha acesso ilimitado a todo o nosso conteúdo. Veja aqui as suas opções.

Atingiu o limite de artigos que pode oferecer

Já ofereceu artigos este mês.
A partir de 1 de poderá oferecer mais artigos aos seus amigos.

Aconteceu um erro

Por favor tente mais tarde.

Atenção

Para ler este artigo grátis, registe-se gratuitamente no Observador com o mesmo email com o qual recebeu esta oferta.

Caso já tenha uma conta, faça login aqui.