1246,2kWh poupados 1246,2 kWh poupados com a
i

A opção Dark Mode permite-lhe poupar até 30% de bateria.

Reduza a sua pegada ecológica.
Saiba mais

Senegaleses já chegaram aos quartos de final de um Campeonato do Mundo, no Japão e na Coreia do Sul, em 2002
i

▲Senegaleses já chegaram aos quartos de final de um Campeonato do Mundo, no Japão e na Coreia do Sul, em 2002

Getty Images

▲Senegaleses já chegaram aos quartos de final de um Campeonato do Mundo, no Japão e na Coreia do Sul, em 2002

Getty Images

Senegal (grupo I). O novo capítulo do ano que tem sido uma montanha-russa

Senegal começou 2026 a ganhar a CAN, mas também já a perdeu. O ano da seleção africana foi do melhor ao pior e o Campeonato do Mundo serve para curar feridas e criar novos objetivos.

2026 está a ser um ano agridoce para o Senegal. A 18 de janeiro, os senegaleses venceram Marrocos e conquistaram novamente a CAN, alcançando o segundo troféu no espaço de quatro anos. A 17 de março, o Tribunal Arbitral do Desporto considerou que os senegaleses tinham manipulado a final – já que abandonaram o relvado durante 17 minutos em protesto contra um golo anulado e um penálti assinalado. No fim, os marroquinos ganharam na secretaria. E Sadio Mané ficou sem a CAN que levantou em Rabat.

Agora, num Campeonato do Mundo onde a qualificação nunca esteve em risco, o Senegal procura redimir-se de uma desilusão que só pode atribuir a si mesmo. Os africanos vão estar numa fase final de um Mundial apenas pela quarta vez, mas pela terceira consecutiva, sendo que antes da Rússia e do Qatar só tinham conseguido apurar-se em 2002.

Num grupo I onde França é obviamente favorita ao primeiro lugar, o Senegal tem na Noruega o grande adversário pela segunda posição, já que é superior ao Iraque. Com Pape Thiaw ainda ao leme, Sadio Mané como a principal estrela e o muito jovem Ibrahim Mbaye a querer causar estragos, os senegaleses sonham com a repetição do feito do Japão e da Coreia do Sul, há mais de 20 anos, onde se aventuraram até aos quartos de final.

▲ A seleção africana caiu nos oitavos de final do último Campeonato do Mundo

Getty Images

BI

  • Ranking FIFA atual: 14.º (a 1 de abril de 2026)
  • Melhor ranking FIFA: 12.º (janeiro de 2026)
  • Patrocinador: Puma (desde 2018)
  • Alcunha: Lions de la Téranga
  • Presenças em fases finais: 3
  • Última participação: 2022, oitavos de final (Inglaterra)
  • Melhor resultado: 2002, quartos de final (Turquia)
  • Qualificação: 1.º lugar do grupo B da CAF (24 pontos em 10 jogos com RD Congo, Sudão, Togo, Mauritânia e Sudão do Sul)
  • O que seria um bom resultado? Ultrapassar novamente a fase de grupos

Jogos desde junho de 2025

  • Jogo particular, 10/6: Arábia Saudita (fora)
  • Jogo particular, 31/5: EUA (fora), 3-2 (D)
  • Jogo particular, 31/3: Gâmbia (casa), 3-1 (V)
  • Jogo particular, 28/3: Peru (neutro), 2-0 (V)
  • CAN, 18/1: Marrocos (neutro), 0-1 a.p. (V) e desqualificação na secretaria (D)
  • CAN, 14/1: Egito (neutro), 1-0 (V)
  • CAN, 9/1: Mali (neutro), 0-1 (V)
  • CAN, 3/1: Sudão (neutro), 3-1 (V)
  • CAN, 30/12: Benim (neutro), 0-3 (V)
  • CAN, 27/12: RD Congo (neutro), 1-1 (E)
  • CAN, 23/12: Botswana (neutro), 3-0 (V)
  • Jogo particular, 18/11: Quénia (neutro), 0-8 (V)
  • Jogo particular, 15/11: Brasil (fora), 2-0 (D)
  • Qualificação CAF, 14/10: Mauritânia (casa), 4-0 (V)
  • Qualificação CAF, 10/10: Sudão do Sul (fora), 0-5 (V)
  • Qualificação CAF, 9/9: RD Congo (fora), 2-3 (V)
  • Qualificação CAF, 5/9: Sudão (casa), 2-0 (V)
  • Campeonato das Nações Africanas, 29/8: Sudão (fora), 1-1, 2-4 (V)
  • Campeonato das Nações Africanas, 26/8: Marrocos (fora), 1-1, 5-3 (D)
  • Campeonato das Nações Africanas, 23/8: Uganda (fora), 0-1 (V)
  • Campeonato das Nações Africanas, 19/8: Sudão (casa), 0-0 (E)
  • Campeonato das Nações Africanas, 12/8: Congo (casa), 1-1 (E)
  • Campeonato das Nações Africanas, 5/8: Nigéria (casa), 1-0 (V)
  • Jogo particular, 27/7: Tanzânia (fora), 2-1 (D)
  • Jogo particular, 24/7: Uganda (casa), 1-3 (D)
  • Jogo particular, 4/7: Guiné-Conacri (casa), 0-0 (E)
  • Jogo particular, 10/6: Inglaterra (fora), 1-3 (V)
  • Jogo particular, 6/6: Irlanda (fora), 1-1 (E)

O onze

  • 3x4x3: Yehvann Diouf; Mamadou Sarr, Antoine Mendy, Abdoulaye Seck; Habib Diarra, Pathé Ciss, Idrissa Gana Gueye, Pape Gueye; Assane Diao, Chérif Ndiaye e Sadio Mané

O treinador

  • Pape Thiaw (senegalês, 45 anos, desde dezembro de 2024)
  • Outros clubes: Niarry Tally
  • Títulos: –

▲ Pape Thiaw é o selecionador senegalês desde o final de 2024

Getty Images

O craque

  • Sadio Mané (34 anos, avançado do Al Nassr)
  • Outros clubes: Metz, RB Salzburgo, Southampton, Liverpool e Bayern

A revelação

  • Ibrahim Mbaye (18 anos, avançado dos franceses do PSG)
  • Outros clubes: ES Guyancourt (formação) e Versailles (formação)

O mais internacional e o maior goleador

  • Idrissa Gueye (131 internacionalizações) e Sadio Mané (53 golos)

▲ Sadio Mané continua a ser a estrela maior dos africanos

DeFodi Images via Getty Images

Os 26 convocados

  • Guarda-redes (3): Édouard Mendy (Al-Ahli, Arábia Saudita), Mory Diaw (Le Havre, França) e Yehvann Diouf (Nice, França)
  • Defesas (10): Krépin Diatta (Mónaco, França), Antoine Mendy (Nice, França), Kalidou Koulibaly (Al-Hilal, Arábia Saudita), El Hadji Malich Diouf (West Ham, Inglaterra), Mamadou Sarr (Chelsea, Inglaterra), Moussa Niakhaté (Lyon, França), Moustapha Mbow (Paris FC, França), Abdoulaye Seck (Maccabi Haifa, Israel), Ismail Jakobs (Mónaco, França) e Ilay Camara (Anderlecht, Bélgica)
  • Médios (7): Idrissa Gana Gueye (Everton, Inglaterra), Pape Gueye (Villarreal, Espanha), Lamine Camara (Mónaco, França), Habib Diarra (Sunderland, Inglaterra), Pathé Ciss (Rayo Vallecano, Espanha), Pape Matar Sarr (Tottenham, Inglaterra) e Bara Sapoko Ndiaye (Bayern, Alemanha)
  • Avançados (8): Sadio Mané (Al Nassr, Arábia Saudita), Ismaila Sarr (Crystal Palace, Inglaterra), Iliman Ndiaye (Everton, Inglaterra), Assane Diao (Como, Itália), Ibrahim Mbaye (PSG, França), Nicolas Jackson (Bayern, Alemanha), Bamba Dieng (Lorient, França) e Chérif Ndiaye (Samsunspor, Turquia)

▲ Ibrahim Mbaye tem tido cada vez mais minutos no PSG de Luis Enrique e quer impressionar no Mundial

Getty Images

O local do estágio

  • The Heldrich Hotel and Conference Center, New Brunswick, nos EUA (treinos: Rutgers University, Piscataway, New Jersey)

A antevisão

"Temos uma equipa equilibrada e muito pensada para cumprir as exigências deste Mundial, que é uma competição exigente. Temos três adversários, a Noruega e o Iraque também estão lá, não nos concentramos apenas em França. Claro que temos uma conexão história, mas não é um jogo especial, na minha opinião. Temos grandes sonhos e queremos alcançar grandes feitos."
Pape Thiaw selecionador do Senegal

A ligação a Portugal

  • Se é certo que Sadio Mané joga no Al Nassr com Cristiano Ronaldo e João Félix e foi treinado por Jorge Jesus, para além de Luís Castro, a verdadeira ligação do Senegal a Portugal faz-se através de outro nome: Pathé Ciss. Atualmente no Rayo Vallecano, o médio de 32 anos aterrou na Madeira em 2017 para representar o União da Madeira, clube a que esteve ligado até 2020 – sendo que pelo meio ainda passou uma temporada emprestado ao Famalicão, contribuindo para a subida à Primeira Liga em 2019. Em sentido contrário, Ibrahima Ba, central do Famalicão, e Souleymane Faye, avançado do Sporting, não foram convocados por Pape Thiaw.

Ofereça este artigo a um amigo

Enquanto assinante, tem para partilhar este mês.

A enviar artigo...

Artigo oferecido com sucesso

Ainda tem para partilhar este mês.

O seu amigo vai receber, nos próximos minutos, um e-mail com uma ligação para ler este artigo gratuitamente.

O seu plano não inclui a oferta de artigos

Para poder oferecer artigos aos seus amigos, faça upgrade para um plano de subscrição superior.

Ofereça até artigos por mês ao ser assinante do Observador

Partilhe os seus artigos preferidos com os seus amigos.
Quem recebe só precisa de iniciar a sessão na conta Observador e poderá ler o artigo, mesmo que não seja assinante.

Este artigo foi-lhe oferecido pelo nosso assinante . Assine o Observador hoje, e tenha acesso ilimitado a todo o nosso conteúdo. Veja aqui as suas opções.

Atingiu o limite de artigos que pode oferecer

Já ofereceu artigos este mês.
A partir de 1 de poderá oferecer mais artigos aos seus amigos.

Aconteceu um erro

Por favor tente mais tarde.

Atenção

Para ler este artigo grátis, registe-se gratuitamente no Observador com o mesmo email com o qual recebeu esta oferta.

Caso já tenha uma conta, faça login aqui.