1. Quem é que escolhe os nomeados (e os vencedores)?

  2. Os vencedores são escolhidos pelos membros da Academia de Artes e Ciências Cinematográficas dos Estados Unidos da América (EUA), que organiza desde 1929 a cerimónia de entrega dos Óscares.

    Todos os membros da Academia são profissionais da indústria do cinema. Estes encontram-se divididos por 17 “ramos” ou profissões, que incluem realizadores, atores, cenógrafos, mas também relações públicas e executivos ligados à área.

    Em 2016, o organismo tinha 6.028 inscritos e cerca de metade eram realizadores de cinema no ativo. De acordo com o site The Wrap, esta foi a primeira vez que a Academia de Artes e Ciências Cinematográficas excedeu os seis mil inscritos desde que começou a restringir a entrada de novos membros, há mais de uma década.

    Um inquérito realizado pelo jornal Los Angeles Times, também em 2016, concluiu que 76% dos membros da Academia são homens. Desses homens, 94% são brancos e apenas 2% afro-americanos. Isto num país em que mais 77% da população norte-americana é de origem africana.

    https://twitter.com/KhaledBeydoun/status/440264235369521152?ref_src=twsrc%5Etfw

    Apesar dos esforços feitos no sentido de rejuvenescer a Academia, a média de idades dos seus membros ronda os 62-63 anos.

  3. Quem é que pode entrar para a Academia?

  4. A entrada para a Academia pode acontecer de duas maneiras: por nomeação ou através do patrocínio de dois ou mais membros, caso o possível candidato não preencha todos os requisitos. Neste último caso, a inscrição na Academia está sempre dependente da aprovação de uma assembleia de membros. A entrada por convite é, por isso, sempre a mais fácil.

    Para que um profissional da indústria do cinema seja convidado, precisa de ter realizado feitos “excecionais” e ter alcançado “um nível fora do normal de qualidade e distinção” no seu campo de trabalho. No caso dos escritores, produtores e diretores, estes precisam ainda de ter os seus nomes nos créditos de, pelo menos, dois filmes. Já os atores têm de ter entrado em pelo menos três filmes.

    Os candidatos que pertençam aos “ramos” técnicos, como os supervisores de efeitos especiais, precisam de trabalhar na área há um determinado número de anos. O número está dependente do “ramo”.

    Uma vez na Academia de Artes e Ciências Cinematográficas, um membro só pode pertencer a um dos “ramos”. Por exemplo, um profissional que seja simultaneamente ator e realizador só pode estar inscrito no “ramo” dos atores ou dos “realizadores”. Nunca nos dois.

    Uma curiosidade: todos aqueles que são nomeados para os Óscares entram automaticamente para a Academia no ano seguinte.

     

  5. Como é que é feita a votação?

  6. A maioria das 24 categorias a concurso é votada pelos membros do “ramo” correspondente. Ou seja, são os atores que escolhem os nomeados para melhor ator, os realizadores para o melhor realizador, etc. Contudo, algumas categorias, como a de Melhor Filme Estrangeiro ou a de Melhor Filme de Animação, têm regras específicas.

    Isto significa que o número de votos necessários para garantir uma nomeação e um Óscar está sempre dependente do número de membros inscritos na Academia e de possíveis votantes.

    A votação é feita em duas fases: uma, que corresponde à escolha dos nomeados, e outra, que determina os grandes vencedores. É feita em papel ou online, sendo que esta última fase é a escolha preferencial da maioria dos votantes. Depois de os membros da Academia escolherem os seus filmes e atores preferidos, os votos são validados e contados manualmente por uma equipa de contabilistas da PricewaterhouseCoopers (PwC), uma empresa internacional que está encarregue do assunto há mais de 80 anos.

    Para determinar os nomeados, a PwC divide o número total de boletins de voto cada uma das categorias pelo número de possíveis nomeados mais um, refere o site Mental Floss. Por exemplo, se na categoria de Melhor Ator existirem 600 boletins, esse número é dividido por seis (cinco possíveis candidatos mais um), chegando assim ao número 100. Ou seja, são precisos 100 votos a favor para garantir uma nomeação.

    Na segunda fase da votação, as contas são mais fáceis, uma vez que ganha quem tiver o maior número de votos. A contagem demora três dias.

  7. Quais é que são as categorias a concurso?

  8. Ao todo, existem 24 categorias a concurso, entre as quais se incluem as de Melhor Filme, de Melhor Filme de Animação, de Melhor Atriz e de Melhor Ator. A lista completa é a seguinte:

    1. Melhor Filme
    2. Melhor Realizador
    3. Melhor Ator
    4. Melhor Atriz
    5. Melhor Ator Secundário
    6. Melhor Atriz Secundária
    7. Melhor Filme de Animação
    8. Melhor Argumento Original
    9. Melhor Argumento Adaptado
    10. Melhor Filme Estrangeiro
    11. Melhor Fotografia
    12. Melhor Guarda-Roupa
    13. Melhor Documentário
    14. Melhor Montagem
    15. Melhor Cenografia
    16. Melhor Banda Sonora
    17. Melhor Canção Original
    18. Melhores Efeitos Especiais
    19. Melhor Maquilhagem
    20. Melhor Mistura de Som
    21. Melhor Edição de Som
    22. Melhor Documentário Curto
    23. Melhor Curta-Metragem
    24. Melhor Curta-Metragem de Animação
  9. Quem é que vota no Melhor Filme?

  10. Na categoria de Melhor Filme, uma das mais aguardadas da cerimónia dos Óscares, participam todos os membros da Academia. Literalmente todos, incluindo membros da direção da Academia, produtores e relações públicas.

  11. Até quando é que os membros da Academia podem votar?

  12. As votações para os Óscars começam em dezembro, altura em que são selecionados os candidatos às 24 categorias. A meio de janeiro do ano seguinte, são anunciados os nomeados através de uma conferência de imprensa transmitida em direto do Samuel Goldwyn Theater, em Beverly Hills.

  13. Quando é que irá decorrer a cerimónia de entrega dos Óscares?

  14. A 90ª cerimónia de entrega dos Óscares irá decorrer a 4 de março, domingo, no famoso Dolby Theatre (anteriormente conhecido por Kodak Theatre) na cidade de Hollywood, na Califórnia. Este ano, a cerimónia voltará a será apresentada por Jimmy Kimmel.

     

    LOS ANGELES, UNITED STATES: The Kodak Theatre is shown from the seats where the Academy Awards guests will sit, in Los Angeles, CA, 06 February 2002. The 180,000 square-foot, 3300-seat theater will host the Oscars for the first time 24 March 2002. AFP PHOTO/Lucy NICHOLSON (Photo credit should read LUCY NICHOLSON/AFP/Getty Images)

    Interior do Dolby Theatre, em Hollywood (LUCY NICHOLSON/AFP/Getty Images)

    A entrega terá início pelas 18h30 (1h30 em Lisboa).