Um vídeo de dois caças criado com recurso a um jogo de vídeo de simulação de combate foi partilhado na internet como retratando um incidente ocorrido em setembro de 2024 em que um jato russo se aproximou de um avião dos EUA. As publicações, sobretudo no Facebook, somam gostos e partilhas.

Vários meios de comunicação social como a Associated Press (AP) ou a agência Reuters reportaram há umas semanas o episódio de um encontro entre um caça russo que voava perto do Alaska e um F-16 da Força Aérea dos EUA enviado para o intercetar. No vídeo então divulgado, o avião russo surge detrás da câmara e passa ao lado do jato americano, a poucos metros da aeronave. A divulgação do vídeo do incidente, a 23 de setembro, surgiu após uma série de incursões russas na Zona de Identificação de Defesa Aérea do Alasca, para lá do espaço aéreo soberano dos EUA. A interação suscitou a condenação do oficial superior do NORAD (North American Aerospace Defense Command) e de um dos senadores norte-americanos do Alaska. “A conduta de um Su-35 russo foi insegura, pouco profissional e colocou todos em perigo. Não é o que se vê numa força aérea profissional”, disse o general Gregory Guillot, comandante do NORAD e do Comando Norte dos EUA, citado pela AP. O avião do NORAD efetuou um voo “seguro e disciplinado” para intercetar o avião russo, acrescentou.

Pois o clipe partilhado massivamente nas redes sociais é visivelmente diferente da filmagem original, publicada pelo departamento de Defesa norte-americano a 30 de setembro. O vídeo que aparece nas publicações online aparenta ser retirado de um vídeo publicado a 1 de outubro no YouTube intitulado “New Angles: SU-35’s Dangerous Flyby Over Alaska – DCS World”, do canal MasterArm, que carrega regularmente cenas criadas através do Digital Combat Simulator World (DCS), um jogo de simulação de situações de combate. As imagens em causa surgem ao segundo 13.

Entretanto, o proprietário do canal assumiu o crédito pela criação do clipe, confirmando à agência Reuters que todos os vídeos no canal são criados usando o jogo de simulador DCS World. Não é a primeira vez que os meus vídeos são retirados e publicados com outro título e alguns pensam que são reais”, acrescentou.

Conclusão

Em suma, o vídeo difundido na internet é falso, já que as imagens não são verdadeiras e foram criadas no contexto de um videojogo. No entanto, o episódio de um encontro entre um caça russo que voava perto do Alaska e um F-16 da Força Aérea dos EUA enviado para o intercetar é verdadeiro.

Assim, de acordo com o sistema de classificação do Observador, este conteúdo é:

ENGANADOR

No sistema de classificação do Facebook, este conteúdo é:

PARCIALMENTE FALSO: as alegações dos conteúdos são uma mistura de factos precisos e imprecisos ou a principal alegação é enganadora ou está incompleta.

PUB • CONTINUE A LER A SEGUIR

IFCN Badge