Em ano de eleições europeias, a Presidente da Comissão Europeia, Ursula Von der Leyen, está a ser mencionada em várias publicações nas redes sociais. Vários utilizadores têm partilhado um texto onde é afirmado que o avô de Von der Leyen era chefe das SS, a polícia do Estado durante o Terceiro Reich. As publicações são acompanhadas de uma fotografia em que, alegadamente, a avó da líder da Comissão Europeia está a cumprimentar Adolf Hitler.

Publicação Falsa Ursula Von der Leyen

No texto nas redes sociais pode ler-se que Karl Albrecht Oberg, o suposto avô, promoveu o extermínio de judeus e eslavos. A publicação acrescenta que o indivíduo se mudou posteriormente para Paris, onde liderou a luta contra a resistência francesa e assumiu o comando da chamada “Questão Judaica”, tornou obrigatório o uso da estrela amarela e ordenou que cerca de 100 mil pessoas fossem enviadas para campos de extermínio.

Surge ainda uma fotografia de uma mulher, que os utilizadores sugerem ser a avó de Ursula Von der Leyen, a cumprimentar Hitler. A imagem está acompanhada por uma alegada citação da Presidente da Comissão Europeia onde pode ler-se: “A minha avó não lavou a mão durante um mês depois desta preciosa ocasião.”

PUB • CONTINUE A LER A SEGUIR

Todas estas ligações à família de Von der Leyen são falsas. Karl Albrecht Oberg foi efetivamente um General das SS. No entanto, várias publicações internacionais e agências de notícias consultaram a árvore genealógica da responsável europeia.

Árvore Genealógica Úrsula

O avô de Ursula Von der Leyen chamava-se de facto Karl Albrech, mas foi estudante de medicina na década de 1920 e trabalhou como médico durante a guerra. Não há indícios de ligação às SS. Além disso, como é possível ver nas imagens, o avô da líder do bloco comunitário nasceu em 1902. Já o general das SS Karl Albrecht Oberg nasceu em 1897. Não são a mesma pessoa.

Em relação à imagem, é real, não é manipulada É possível através de uma pesquisa encontrar a imagem com relativa facilidade em várias páginas de agências fotográficas. No entanto, não é a avó de Ursula Von der Leyen que está a cumprimentar Adolf Hitler.. Todas as ligações associam a mulher na imagem a Hildegard Zantop. De acordo com o DW, a mulher foi uma fazendeira da antiga Prússia Oriental, e esta fotografia foi tirada num evento dos nazis em 1937, e está disponível no Bildarchiv Ostpreußen.

Conclusão

O avô de Ursula Von der Leyen não foi um general nazi. O responsável das SS que é mencionado nas publicações tem de facto um nome parecido ao parente da Presidente da Comissão Europeia, mas a coincidência fica por aqui. Quanto à mulher da fotografia que está a cumprimentar Adolf Hitler, não é a avó de Von der Leyen, mas sim uma fazendeira da antiga Prússia Oriental chamada Hildegard Zantop.

Assim, de acordo com o sistema de classificação do Observador, este conteúdo é:

ERRADO

No sistema de classificação do Facebook, este conteúdo é:

FALSO: As principais alegações do conteúdo são factualmente imprecisas. Geralmente, esta opção corresponde às classificações “falso” ou “maioritariamente falso” nos sites de verificadores de factos.

NOTA: este conteúdo foi selecionado pelo Observador no âmbito de uma parceria de fact checking com o Facebook.

IFCN Badge