Um vídeo, com pouco mais de um minuto, partilhado na rede social Facebook, alega que o ex-presidente norte-americano Barack Obama é o homem mais rico dos Estados Unidos. “Este cara é o homem mais rico da América”, começa por referir o vídeo, que descreve depois o que diz ser o património de Obama: hotéis de ouro, iates de ouro, um arranha-céus, jatos privados, helicópteros e propriedades.
De seguida, o vídeo alega que Barack Obama ganhou milhões de dólares em contratos de livros e também num contrato com a plataforma de streaming Netflix. Depois de deixar a Casa Branca, e ainda segundo o vídeo, foi oferecida ao ex-presidente norte-americano (que saiu do cargo em janeiro de 2017) uma mansão de mais de oito mil metros quadrados. Para além disso, Obama terá comprado uma propriedade, por mais de 11 milhões de dólares, numa das zonas mais exclusivas dos EUA.
Combinados, todos estes ativos fazem do ex-presidente dos EUA o homem mais rico daquele país, alega-se.
O vídeo mistura informações verdadeiras com outras falsas. Se é verdade que o casal Obama faturou dezenas de milhões de dólares com contratos com uma editora para a escrita de livros e com a Netflix, para a produção de um documentário e de séries, nada indica que o Obama tenha jatos e muito menos hóteis ou um arranha-céus em Nova Iorque.
Aliás, o ex-presidente norte-americano nem sequer aparece na lista dos homens mais ricos dos EUA. De acordo com a lista da Forbes de 2024, o homem mais rico dos EUA é o dono da Tesla e da rede social X, Elon Musk, com uma fortuna avaliada em 244 mil milhões de dólares. Muito rico, mas a larga distância de Musk, surge, na segunda posição, o dono da Amazon, Jeff Bezos, com 197 mil milhões. O dono do Facebook, Mark Zuckerberg, fecha o pódio, com uma fortuna estimada em 181 mil milhões. Na quarta posição está Larry Ellison, da Oracle (175 mil milhões), e em quinto, com 150 mil milhões, o investidor financeiro Warren Buffet.
Barack Obama nem sequer surge nos primeiros 400 nomes da lista dos mais ricos dos EUA.
Conclusão
O ex-presidente dos EUA Barack Obama não é o homem mais rico daquele país, e nem sequer figura da lista das 400 pessoas mais ricas dos EUA, elaborada pela revista Forbes.
Assim, de acordo com o sistema de classificação do Observador, este conteúdo é:
ERRADO
No sistema de classificação do Facebook este conteúdo é:
FALSO: as principais alegações do conteúdo são factualmente imprecisas. Geralmente, esta opção corresponde às classificações “falso” ou “maioritariamente falso” nos sites de verificadores de factos.
NOTA: este conteúdo foi selecionado pelo Observador no âmbito de uma parceria de fact checking com o Facebook.