Publicação mostra três craques do futebol — Maradona, Pelé e Platini — juntos numa fotografia. A data apontada é 1986, mas também não terá sido registada nesse ano. Mas esse não é o principal erro da publicação. Na foto, é possível ler que a camisola de Maradona diz “NO DRUG” — não à droga, em tradução livre. Já quanto à camisola de Platini, é difícil ler a partir do ângulo da fotografia, mas noutros registos percebe-se que a mensagem escrita é “DROGUE NO!” — na tradução livre, terá o mesmo significado da inscrição visível na camisola do adversário argentino.

Na publicação em análise, sugere-se que a mensagem de Platini era outra: não à corrupção. Mas, para isso, era necessário que se lesse “non à la corruption”, a forma francesa da expressão. “Drogue” não é sinónimo de corrupção, como pode conferir no dicionário Larousse.

Não é verdade que Michel Platini tenha usado uma camisola com uma mensagem anti-corrupção, pelo menos neste registo fotográfico, ao contrário do que tem sido veiculado não apenas em Portugal, mas também, e sobretudo no Brasil — a publicação está, aliás, escrita em português do Brasil. O que fica claro é que o antigo presidente da UEFA usou, tal como Diego Maradona, uma camisola com uma mensagem anti-drogas.

PUB • CONTINUE A LER A SEGUIR

Já quanto à data da fotografia, ela terá sido tirada a 23 de maio de 1988, numa ocasião especial — completava-se um ano desde que o craque francês tinha abandonado os relvados. O jogo amigável foi organizado com o objetivo de os jogadores franceses defrontarem outras estrelas do futebol internacional. Pode ver no arquivo do jornal brasileiro Estadão, na edição do dia seguinte, a 24 de maio de 1988, o artigo “O Adeus a Platini”. Aqui, explica-se que este jogo foi a celebração desse momento.

Esta data também é importante para clarificar, mais uma vez, que a mensagem de Platini era mesmo anti-drogas e não anti-corrupção. Isto porque as receitas deste jogo, realizado em 1988, reverteram a favor da associação criada pelo próprio Michel Platini de apoio a toxicodependentes em recuperação — daí que tanto Maradona como o francês tenham mostrado esta indumentária.

Conclusão

Não é verdade que Platini tenha usado uma camisola com uma mensagem anti-corrupção neste encontro com Maradona e Pelé. Também não é verdade que a fotografia tenha sido captada em 1986, mas sim em 1988, altura em que se realizou um encontro amigável entre craques do futebol mundial, precisamente tendo como objetivo a recolha de dinheiro para um projeto de desintoxicação criado por Michel Platini para apoiar jovens toxicodependentes — daí que a mensagem do francês seja clara: a camisola diz “Não à droga”, sendo essa também a mensagem que o encontro de futebol pretendeu passar ao público.

Assim, de acordo com o sistema de classificação do Facebook, este conteúdo é:


ERRADO

No sistema de classificação do Facebook este conteúdo é:

FALSO: as principais alegações do conteúdo são factualmente imprecisas. Geralmente, esta opção corresponde às classificações “falso” ou “maioritariamente falso” nos sites de verificadores de factos.

IFCN Badge