Uma fotografia partilhada nas redes sociais mostra Carlos III, atual rei de Inglaterra, ao lado da mulher Camila, rainha consorte, com o casaco mal abotoado. Na publicação o autor escreve o seguinte: “Internet não poupa o novo Rei. Um dia sem a mãe e já nem abotoar o casaco consegue.” O texto que acompanha a fotografia sugere assim que o monarca não conseguiu manter a compostura numa cerimónia pública depois de assumir o trono de Inglaterra, após a morte da mãe, a Rainha Isabel II. Trata-se, porém, de uma publicação enganadora devido à seguinte combinação: a fotografia é verdadeira, mas a informação na legenda que a acompanha é falsa.

Apesar de a fotografia ser verdadeira, a mesma não foi tirada após a morte de Isabel II, que ocorreu no dia 8 de setembro de 2022, mas quase quatro anos antes, no dia 1 de novembro de 2018 — quando Carlos ainda era apenas Príncipe de Gales e a sua mãe, a rainha, era viva.

De acordo com a legenda da imagem original, que consta do banco de imagens da Getty Images e à qual o Observador acedeu, a fotografia foi tirada pelo fotógrafo Luc Gagno nesse mesmo dia, durante uma visita de Carlos e da sua mulher e Duquesa da Cornualha, Camilla Parker Bowles, ao cemitério da Guerra de Fajara, em Bakau, na Gâmbia. Eis a fotografia original:

PUB • CONTINUE A LER A SEGUIR

A fotografia foi capturada quando Carlos e Camilla fizeram uma visita à Gâmbia — incluída num périplo de nove dias por África — para marcar o regresso daquele país à Commonwealth em fevereiro desse ano (2018). O país, liderado pelo Governo de Yahya Jammeh — que Carlos classificou então como “autocrático” — tinha retirado a Gâmbia da Commonwealth, alegando que aquela organização era “neocolonial”. Depois de deposto e exilado Yahya Jammeh, o país voltou à Commonwealth e Carlos, como então relatou a Reuters, elogiou esse regresso. “Somos amigos e parceiros”, lembrou.

Há, de facto, fotografias de Carlos no dia seguinte à morte de Isabel II, já no dia 9 de setembro de 2022, mas o fato não é igual ao da imagem, sendo naturalmente preto, pelo luto da sua mãe. E, como mandam as regras de etiqueta, impecavelmente abotoado. Nesse dia, o agora Rei de Inglaterra recebeu a primeira-ministra britânica Liz Truss em audiência, naquele que foi o primeiro encontro entre ambos naquelas condições.

Charles Returns To London A King

Carlos no dia seguinte à morte da mãe, a 9 de setembro de 2022, com Liz Truss.

Carlos III foi proclamado Rei após a morte da mãe e antiga monarca, Isabel II, no dia 8 de setembro, aos 96 anos, no Castelo de Balmoral, na Escócia. Na primeira semana como rei, Carlos III e Camila cumpriram as regras e tradições da coroa britânica e visitaram as quatro nações do Reino Unido: Inglaterra, Escócia, País de Gales e Irlanda do Norte.

Conclusão 

É verdade que Carlos, atual Rei de Inglaterra, foi fotografado numa visita oficial com casaco mal abotoado, mas não após a morte da mãe, como sugere a publicação em análise. Apesar de a fotografia ser verdadeira, a mesma foi tirada quase quatro anos antes da morte de Isabel II, durante uma visita do então Príncipe de Gales ao cemitério da Guerra de Fajara, na Gâmbia.

ENGANADOR

No sistema de classificação do Facebook este conteúdo é:

PARCIALMENTE FALSO: as alegações dos conteúdos são uma mistura de factos precisos e imprecisos ou a principal alegação é enganadora ou está incompleta.

NOTA: este conteúdo foi selecionado pelo Observador no âmbito de uma parceria de factchecking com o Facebook.

IFCN Badge