“Isto é para as crianças de Gaza. Sei que estão a sofrer muito. Eu sou um jogador de futebol muito famoso, mas vocês são os verdadeiros heróis. Não percam a esperança.” A frase é atribuída a Cristiano Ronaldo em dezenas de publicações nas redes sociais.

Esta aparente mensagem de apoio para as crianças que estão a viver na Faixa de Gaza, em pleno conflito com Israel, é partilhada num vídeo com apenas 20 segundos que mostra estas palavras a saírem diretamente da boca do internacional português.

Nas publicações que partilham estas imagens insiste-se que Cristiano Ronaldo está a tomar uma posição por estar “ao lado” das crianças da Faixa de Gaza.

Publicação de Facebook a alegar uma suposta mensagem de Cristiano Ronaldo em solidariedade com as crianças da Faixa de Gaza.

Publicação de Facebook a alegar uma suposta mensagem de Cristiano Ronaldo em solidariedade com as crianças da Faixa de Gaza.

As imagens até podem ser reais, mas estão a ser manipuladas nas redes sociais. De facto, Cristiano Ronaldo gravou um vídeo com uma mensagem “de esperança” para as crianças afetadas pelo conflito… na Síria. Um vídeo que foi gravado em 2016 para a organização humanitária Save the Children.

PUB • CONTINUE A LER A SEGUIR

As imagens são idênticas, mas o áudio é manipulado. O vídeo original partilha quase a mesma mensagem, na íntegra, com uma significativa alteração, em vez de se referir a “crianças de Gaza”, no áudio original, Cristiano Ronaldo refere-se a “crianças da Síria“.

Esta não é a primeira vez que circulam publicações semelhantes a alegar que Cristiano Ronaldo teria demonstrado um apoio “à Palestina”, como aliás o Observador já demonstrou num outro Fact Check.

Fact Check. Cristiano Ronaldo fez vídeo de apoio à Palestina?

A manipulação da mensagem original de Cristiano Ronaldo não acontece por acaso. De acordo com os números da Agência das Nações Unidas de Assistência aos Refugiados da Palestina no Próximo Oriente, desde os ataques de 7 de outubro de 2023, contra Israel, morreram mais crianças na Faixa de Gaza do que em todas as guerras do mundo, nos últimos quatro anos. Os números reportados até março mostravam que a guerra no enclave palestiniano já tinha morto mais de 12.300 crianças.

Números como estes fizeram o comissário-geral da UNRWA, Philippe Lazzarini, classificar a guerra em Gaza como uma “guerra contra crianças”, numa publicação na rede social X.

A UNICEF tem alertado sistematicamente para uma situação “catastrófica” vivida na Faixa de Gaza por famílias, adolescentes e crianças.

Conclusão

Os alertas lançados por organizações humanitárias, como a UNRWA e a UNICEF, a propósito da difícil situação que as crianças enfrentam na Faixa de Gaza, são recorrentes e verdadeiros. O mesmo não pode ser dito da mensagem de apoio de Cristiano Ronaldo. A manipulação do áudio é evidente e as imagens são de uma outra demonstração de apoio do internacional português, para as crianças na Síria, em 2016.

ERRADO

No sistema de classificação do Facebook, este conteúdo é:

FALSO: As principais alegações do conteúdo são factualmente imprecisas. Geralmente, esta opção corresponde às classificações “falso” ou “maioritariamente falso” nos sites de verificadores de factos.

NOTA: este conteúdo foi selecionado pelo Observador no âmbito de uma parceria de fact checking com o Facebook.

IFCN Badge