Um vídeo que circula na rede social Facebook relaciona o consumo de lichia — uma fruta rica em antioxidantes e vitamina C — com uma alegada cura da diabetes. “A diabetes tem cura, sim. Esta é a fruta que curou oitenta anos de diabetes da minha mãe”, diz a autora do vídeo, mostrando um cacho de lichias. De seguida explica a forma como fazer a bebida à base desta fruta e que apresenta como a solução para a diabetes. Mas será que esta fruta, com origem na China, consegue mesmo curar a doença?

“Não faz qualquer sentido, não há qualquer evidência nesse sentido”, diz ao Observador o endocrinologista José Manuel Boavida, também presidente da Associação Protetora dos Diabéticos de Portugal. Já a nutricionista Mafalda Rodrigues esclarece que “não existe cura para a diabetes”, e realça que “muito menos faz sentido” associar um só alimento a essa alegada cura.

A especialista admite que a lichia tem antioxidantes que “podem ajudar o pâncreas a funcionar um pouco melhor e ajudar na resistência à insulina”, mas lembra que o essencial é os doentes fazerem uma alimentação adequada.

PUB • CONTINUE A LER A SEGUIR

“No caso da diabetes tipo 2, o que acontece é que se a pessoa tiver uma alimentação mais adequada e mantiver um estilo de vida saudável, isso poderá ajudar a diminuir a necessidade de insulina e medicamentos”, sublinha a especialista, que lembra que os diabéticos devem “diminuir o consumo de açúcar” e começar o dia com uma fonte de proteína, uma vez que se acredita que o “primeiro pico glicémico ocorre na primeira refeição da manhã” — pelo que, ao pequeno almoço, realça, deve ser diminuído o consumo de hidratos de carbono.

Já ao longo do dia, Mafalda Rodrigues salienta que o “aporte de fibras é muito importante” e lamenta que em Portugal se consuma metade da quantidade de legumes e sopa recomendados.

Conclusão

Não é a verdade que a lichia cure a diabetes. Apesar de ter antioxidantes que “podem ajudar o pâncreas a funcionar um pouco melhor e ajudar na resistência à insulina”, como explica a nutricionista Mafalda Rodrigues, a lichia não cura a diabetes — aliás, nenhum alimento o faz.

Assim, de acordo com o sistema de classificação do Observador, este conteúdo é:

ERRADO

No sistema de classificação do Facebook este conteúdo é:

FALSO: as principais alegações do conteúdo são factualmente imprecisas. Geralmente, esta opção corresponde às classificações “falso” ou “maioritariamente falso” nos sites de verificadores de factos.

NOTA: este conteúdo foi selecionado pelo Observador no âmbito de uma parceria de fact checking com o Facebook.

IFCN Badge