Um post nas redes sociais afirma que “toda a família” de Tim Walz, o candidato do partido democrata a vice-presidente dos Estados Unidos (EUA), demonstrou publicamente o seu apoio a Donald Trump. Na fotografia que acompanha a publicação que se tornou viral, vê-se uma foto de família onde oito pessoas posam em frente a uma bandeira do candidato republicano com camisolas todas iguais onde se lê: “Walz do Nebraska por Trump”. Trata-se realmente de parentes de Tim Waltz, contudo, afastados.
Tim Walz foi o escolhido pelo Partido Democrata americano para a candidatura ao cargo de vice-presidente dos EUA, nas eleições que em novembro vão colocar frente a frente Kamala Harris (atual vice-presidente) e Donald Trump, ex-presidente. Walz é governador do estado de Minnesota, mas nasceu no Nebraska, onde ainda tem família.
É difícil precisar quem foi o responsável pela criação do boato, mas Benny Johnson, um criador de conteúdos digitais associado à direita conservadora, partilhou esta informação enganadora na sua página de Facebook. A publicação de Johnson já conta com mais de 75 mil gostos. Já a conta oficial de Donald Trump na plataforma social Truth (na qual é acionista) também repartilhou o boato. Algo que não passou despercebido à imprensa americana.
A agência de notícias Associated Press (AP) foi falar com os protagonistas da fotografia. Trata-se dos netos de Francis Walz, irmão do avô de Tim Walz. “A fotografia é real. As camisolas são reais. Somos a família Walz do Nebraska, somos parentes do governador Tim Walz, os nossos avôs eram irmãos. A mensagem das nossas camisolas fala por si: Walz do Nebraska por Trump”, disse um dos membros da família à AP.
A agência falou também com Sandy Dietrich, irmã do candidato democrata, que explicou que as pessoas que estão na fotografia são realmente parentes, mas não têm, nem tiveram, uma relação próxima. Dietrich aproveitou ainda para dizer que apoia o irmão e o Partido Democrata nestas eleições.
Tim Walz tem também um irmão com quem não tem qualquer relação desde 2016. Jeff Walz, de 60 anos, chamou a atenção do New York Post pelas suas publicações no Facebook. Segundo o New York Post, o irmão de Tim Walz soube da sua candidatura através da rádio e terá declarado: “Sou 100% contra a sua ideologia.” O jornal americano diz ainda que, no Facebook, Jeff Walz terá respondido a um comentário que o incentivava a juntar-se a um comício de Donald Trump dizendo que iria “manter a família fora disso”. O irmão mais velho de Tim Walz não declarou, até agora, o apoio público ao candidato republicano. Ao NewsNation disse ter-se arrependido de fazer estas declarações através do Facebook, considerando que aquela “não é a plataforma correta para as fazer”, e recusou responder se apoiaria ou não Donald Trump. Contudo, a imprensa americana também descobriu que na campanha de 2016, em que Trump venceu as eleições contra Hillary Clinton, o irmão de Tim Walz doou 20 dólares para ajudar na sua campanha.
Tim Walz tinha ainda um terceiro irmão, Craig Walz, que morreu em 2016.
No que diz respeito à família mais próxima, o governador do Minnesota fez-se acompanhar na Convenção Democrática — que aconteceu em Agosto em Chicago — pelos filhos e pela mulher. O candidato a vice-presidente dos Estados Unidos guardou algumas palavras do discurso para a família: “Hope, Gus e Gwen vocês são o meu mundo e eu amo-vos”.
Conclusão
Uma publicação viral nas redes sociais mostra uma foto de família em que os oito elementos posam em frente a uma bandeira da campanha eleitoral de Donald Trump, nas suas camisolas — todas iguais — é possível ler-se: “Walz do Nebraska por Trump”. Nestas publicações, assume-se que “toda a família” de Tim Walz, o candidato democrata a vice-presidente dos EUA, declarou publicamente o apoio ao candidato republicano. Contudo, isto não é bem assim. As pessoas que posam para a fotografia são, de facto, parentes de Tim Walz. Mas afastados. “Os nossos avôs eram irmãos”, explicou um desses membros da família à Associated Press. A irmã de Tim Walz, Sandy Dietrich, afirmou ainda que este lado da família não é nem nunca foi próximo de Tim Walz. E embora a própria tenha dito que apoia o irmão na sua candidatura, existe ainda Jeff, irmão mais velho de Tim Walz. Os dois não falam desde 2016 e não têm praticamente relação. Jeff escreveu no Facebook que é “100% contra as ideologias” do irmão, mas — questionado pelo NewsNation — recusou demonstrar qualquer tipo de apoio público a Donald Trump.
Assim, de acordo com o sistema de classificação do Observador, este conteúdo é:
ENGANADOR
No sistema de classificação do Facebook este conteúdo é:
PARCIALMENTE FALSO: as alegações dos conteúdos são uma mistura de factos precisos e imprecisos ou a principal alegação é enganadora ou está incompleta.
NOTA: este conteúdo foi selecionado pelo Observador no âmbito de uma parceria de factchecking com o Facebook.