É um vídeo de mais de três minutos. O pivô da RTP, Daniel Catalão, está alegadamente a apresentar o noticiário 3 às 11, na RTP3, e parece declarar: “As pessoas ficaram chocadas ao saber que o Presidente Marcelo Rebelo de Sousa estava a ganhar grandes somas de dinheiro com este projeto concebido para o cidadão comum”.
Alegadamente, o pivô continua, dizendo que Elon Musk, dono da Tesla, do X e do Space X, ofereceu a “todos os árabes” a “aplicação que faz transações na bolsa com 95% de probabilidade de sucesso”. Ao desenvolver este projeto, o magnata tinha como objetivo a “luta contra a pobreza”, sendo que o primeiro país a que chegaria a app seria Portugal.
Após esta apresentação, aparece um alegado vídeo do Presidente da República. Marcelo Rebelo de Sousa supostamente confirma que testou o “desempenho da aplicação”. “Posso confirmar o potencial de investimento e agradecer pessoalmente a Elon Musk o facto de ter escolhido o nosso país como primeiro em que a aplicação vai começar a fazer dinheiro”.
No aparente discurso, o Presidente salienta que testou a aplicação, tal como amigos mais próximos: “Quanto à aplicação a si, tenho a anunciar que estará disponível para toda a gente em Portugal”. Marcelo Rebelo de Sousa repete depois muitas das ideias do que o suposto pivô da RTP3 já tinha transmitido.
Não obstante, os vídeos são falsos, tendo sido gerados através de inteligência artificial. Fonte oficial do canal público confirma ao Observador que esta publicação e vídeo são “obviamente falsos” e que vai agir. “A RTP irá, de imediato, denunciar a situação”, adiantou ainda a mesma fonte.
Por sua vez, a presidência da República também garante que o vídeo é falso, tratando-se de uma manipulação. Ao Observador, Belém realça que “o conteúdo do vídeo é obviamente falso em relação ao Presidente da República”.
Além disso, a mesma fonte da presidência indicou ao Observador que “a matéria já foi transmitida às autoridades judiciárias e policiais competentes, para os efeitos adequados”.
Conclusão
O vídeo que circula nas redes sociais em que são feitas supostas declarações pelo pivô Daniel Catalão e pelo Presidente da República a propósito de uma app desenvolvida por Elon Musk é falso. A Presidência da República e a RTP garantem ao Observador que o vídeo não é real e que o caso será denunciado às autoridades.
Assim, de acordo com o sistema de classificação do Observador, este conteúdo é:
ERRADO
No sistema de classificação do Facebook, este conteúdo é:
FALSO: As principais alegações do conteúdo são factualmente imprecisas. Geralmente, esta opção corresponde às classificações “falso” ou “maioritariamente falso” nos sites de verificadores de factos.
NOTA: este conteúdo foi selecionado pelo Observador no âmbito de uma parceria de fact checking com o Facebook.