Há uma conclusão evidente assim que se olha para esta publicação no Facebook: é de facto Madonna e Tupac que vemos na fotografia em questão, juntos. E é um facto que ambos tiveram uma relação, ainda que não mediática, podemos mesmo dizer que, até certo ponto, e dentro do possível, foi uma relação escondida. De tal maneira que até em 2023 é possível encontrar quem tenha vivido aquele momento da pop e não se tenha apercebido de que ambos foram um casal.

Há também uma curiosidade que vale a pena realçar neste momento: na digressão que Madonna atualmente leva pelo mundo — a “Celebration”, que passou por Portugal há poucos dias — o rapper Tupac (morto a tiro a 13 de setembro de 1996) foi uma das figuras projetadas na hora de recordar de forma carinhosa figuras masculinas que noutros tempos marcaram a vida da cantora americana.

Mas, no meio destas certezas, há dois dados fundamentalmente errados na legenda da foto alvo desta verificação. O primeiro é que, no momento em que a imagem foi captada, naquele acontecimento tal como foi captado, Madonna e Tupac eram de facto um casal e não “ex-namorados”.

O segundo erro é que o momento retratado aconteceu em 1994 e não em 1995. Aliás, podemos até ser mais específicos porque a foto é da agência Getty, que na sua base de dados data a fotografia em março de 1994, atribuindo-lhe o dia 1 desse mesmo mês, nesse mesmo ano. E não é preciso pesquisar muito para confirmar que o acontecimento em questão foi uma festa da revista Interview, publicação fundada em 1969 por Andy Warhol.

Conclusão

Esta imagem é verdadeira, mas a legenda não está correta. Madonna e Tupac estão de facto na fotografia, mas ainda como casal e em março de 1994, não como ex-namorados e em 1995.

Assim, segundo a classificação do Observador, este conteúdo é:

ENGANADOR

No sistema de classificação do Facebook este conteúdo é:

PARCIALMENTE FALSO: as alegações dos conteúdos são uma mistura de factos precisos e imprecisos ou a principal alegação é enganadora ou está incompleta.

NOTA: este conteúdo foi selecionado pelo Observador no âmbito de uma parceria de fact checking com o Facebook.

PUB • CONTINUE A LER A SEGUIR

IFCN Badge