A fotografia mostra uma flor com um aspeto peculiar: coberta de pétalas brancas, tem bem no centro características que se assemelham a dois olhos e um pequeno nariz, em tudo a fazer lembrar o focinho de um gato. Na publicação, o autor alega que esta “nova espécie floresce anualmente” e foi batizada de “gato do Himalaia”.

Num outro post semelhante, é apresentada mais uma suposta “flor exótica”. Esta segunda suposta espécie tem como nome “macaco do Himalaia” ou “orquídea macaco” e, de acordo com a publicação, “surgiu nas regiões da Colômbia e Peru” e chama a atenção por apresentar uma “incrível semelhança à cara de um macaco“.

PUB • CONTINUE A LER A SEGUIR

Não é a primeira vez que publicações deste género se tornam virais nas redes sociais. O Observador já desmentiu, por exemplo, a existência de uma “flor do pagode”, que, de acordo com o post em questão, florescia a cada 400 anos nos Himalaias. Na verdade, nesse caso estávamos apenas perante uma ilustração. Será que este caso é semelhante?

Foi isso mesmo que o Observador foi tentar perceber junto de especialistas. Rubim Almeida, professor da Faculdade de Ciências da Universidade do Porto (FCUP) é claro: “Nas bases de dados de flores não existe nada assim.” Numa resposta por escrito, o também investigador do Centro de Investigação em Biodiversidade e Recursos Genéticos (CIBIO) ressalva que “as plantas com flor são muito variáveis e algumas muito caricatas”, dando como exemplo, precisamente, “uma orquídea que parece um macaco” e uma outra “que parece uma pomba”. No entanto, esclarece Rubim Almeida numa análise às imagens que usa como exemplo, “ao perto, tudo é uma ilusão“.

O investigador da CIBIO explica que, na verdade, estas flores “apenas se parecem” com animais, devido a alguma “coincidência interessante de manchas nos locais certos”, mas “nada mais”. Na resposta enviada ao Observador, Rubim Almeida sublinha mesmo que, no caso das publicações em análise, não parece haver “ligação alguma ao real”, apenas “Photoshop”.

Não encontramos, igualmente, qualquer referência às espécies “gato do Himalaia” ou “macaco do Himalaia” no Índice Internacional de Nomes de Plantas, uma base de dados feita em colaboração entre o Herbário da Universidade de Harvard, o Herbário Nacional Australiano e o Royal Botanic Garden.

Fact Check. Imagem mostra uma “Flor do pagode”, espécie que floresce a cada 400 anos?

Conclusão

A publicação é falsa. Nas bases de dados de plantas não há qualquer registo das espécies referidas, sejam elas o “gato do Himalaia” ou o “macaco do Himalaia”. Especialista ouvido pelo Observador admite existência de flores “caricatas”, mas em nada semelhantes às das publicações em análise.

Assim, de acordo com o sistema de classificação do Observador, este conteúdo é:

ERRADO

No sistema de classificação do Facebook, este conteúdo é:

FALSO: As principais alegações do conteúdo são factualmente imprecisas. Geralmente, esta opção corresponde às classificações “falso” ou “maioritariamente falso” nos sites de verificadores de factos.

NOTA: este conteúdo foi selecionado pelo Observador no âmbito de uma parceria de fact checking com o Facebook.

IFCN Badge