No passado dia 27 de setembro surgiu uma publicação que acusava o governo liderado por António Costa de ter construído uma estrada inacabada. Nesse post, também é visível uma imagem do primeiro-ministro com uma citação: “Nós temos três prioridades muito claras: controlar a pandemia, recuperar Portugal e cuidar do futuro do país.” Trata-se, no entanto, de uma alegação falsa.

Imagem que atribui obra inacabada a governo do PS

A fotografia da estrada inacabada não está identificada: nem com o local onde foi tirada nem com a data. Depois, através de uma pesquisa pelas ferramentas Google Images e TinEye, é possível perceber que esta imagem já foi utilizada em diferentes plataformas (Facebook, Instagram e Twitter) de vários países. Por exemplo, a 4 de setembro, essa imagem surgiu numa página de Facebook romena, acompanhada de outras da mesma estrada. Numa delas, surge a seguinte descrição: “Roménia em fotografias. O nosso poder está no foto. Se em 30 anos isto foi possível, uma mudança é necessária”, lê-se no post. A 7 de setembro, nova publicação com a mesma fotografia da estrada, mas como se tivesse sido tirada em Itália.  A descrição diz o seguinte: “Estrada mais avançada em Travagliato”, província da região de Lombardia.

Existem, portanto, utilizações diferentes para a mesma imagem, todas com um único objetivo: deixar críticas às políticas aplicadas nas infraestruturas de determinado país. Ou seja, sendo uma fotografia partilhada por múltiplos utilizadores anteriormente, sem que se saiba o autor, é impossível dizer que foi tirada em Portugal. Portanto, não existe qualquer evidência, mesmo depois de uma pesquisa na internet por estradas inacabadas em Portugal recentemente, que demonstrem que aquela fotografia seja uma obra executada pelo actual executivo socialista.

Já a fotografia de António Costa é verdadeira, até porque foi partilhada pela página oficial do Partido Socialista no passado dia 12 de setembro, a propósito do XIX congresso da Federação Distrital do Porto daquele partido.

Conclusão

Não é verdade que o governo liderado por António Costa tenha construído um troço incompleto de uma estrada em Portugal. Não há qualquer evidência de que tal tenha acontecido, até porque a fotografia já surgiu em várias publicações nas redes sociais, referindo-se a diferentes países, da Roménia a Itália. No entanto, não é possível saber em que data exata foi retirada ou o local original.

Assim, de acordo com o sistema de classificação do Observador, este conteúdo é:

ERRADO

No sistema de classificação do Facebook este conteúdo é:

FALSO: as principais alegações do conteúdo são factualmente imprecisas. Geralmente, esta opção corresponde às classificações “falso” ou “maioritariamente falso” nos sites de verificadores de factos.

Nota: este conteúdo foi selecionado pelo Observador no âmbito de uma parceria de fact checking com o Facebook.

IFCN Badge