Em 1977, a Apple apresentou a sua imagem de marca — e que dura até hoje: uma maçã mordida. Agora, multiplicam-se as teorias sobre a história deste logótipo. Será apenas uma maçã, é uma homenagem a alguém ou existe uma explicação mais complexa? No passado mês de junho, tal como acontece todos os anos, comemorou-se o mês do orgulho LGBTQIA+ e começou a circular no Facebook um teoria que relaciona a homossexualidade com a origem do logótipo da Apple.

“Alan Turning terminou com a sua própria vida a 7 de junho de 1954. Mordeu uma maçã com cianeto e comeu uma dentada dela. Fê-lo, porque o governo britânico o castrou quimicamente, humilhou-o e processou-o por ser gay. É por isso que há uma maçã mordida no logótipo da Apple, em homenagem a Alan Turing“, lê-se na publicação feita a 28 de junho. E este utilizador continua: “Inventou a ciência da computação e usando seus primeiros projetos decifrou o código Enigma — a máquina encriptada que os nazis e o exército alemão usaram para comunicar comandos secretos uns com os outros durante a 2ª guerra mundial — como consequência salvou milhões de vidas e trouxe-nos para a era moderna da informática.”

A informação partilhada sugere que o símbolo da Apple é uma homenagem a Alan Turing, precisamente porque este era homossexual e foi perseguido por isso. Mas o significado da famosa maçã mordida é muito mais simples e foi explicado em 2020 por Rob Janoff, que criou o logo da empresa, numa entrevista ao CreativeBits.

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Antes do logo definitivo que hoje se conhece, existiu outro, que durou pouco tempo e era muito mais complexo, começou por explicar Rob Janoff. Esse logo foi desenhado um ano antes, em 1976, por Ronald Wayne, co-fundador da Apple e mostrava Isaac Newton, sentado debaixo de uma macieira. “Percebi que aquele desenho não funcionava numa lógica de mercado”, disse Rob Janoff, acrescentando que era necessário simplificar.

Foi nessa altura, quando a Apple entrou em contacto com a agência de publicidade onde trabalhava Rob Janoff como designer, que este apresentou duas versões do logótipo: uma maçã inteira e uma maçã mordida. E Steve Jobs escolheu a maçã mordida. Por um lado, o símbolo da maçã já vinha do anterior desenho e a única instrução dada por Steve Jobs era que fosse criado um desenho simples. Por outro lado, ter uma maçã mordida explica-se por uma questão de clareza do conceito. “Quando explico a verdadeira razão pela qual fiz a dentada, há uma espécie de deceção”, disse o designer na mesma entrevista. “Desenhei com uma dentada para que as pessoas percebam que é uma maçã e não uma cereja”, acrescentou.

E também na mesma época, quando apresentou o logótipo ao diretor criativo da empresa, Janoff descobriu que quando se fala em memória informática é utilizado o termo byte, que se lê da mesma forma que a palavra bite e que significa morder em inglês. “Foi perfeito, mas foi coincidência”, sublinhou, deixando claro que não existe uma explicação complexa para a criação do logótipo da Apple.

Mas o logótipo da Apple feito por Rob Janoff tinha ainda outra característica: estava dividido por seis cores — verde, amarelo, laranja, vermelho, roxo e azul. E também essas cores são, muitas vezes, associadas à bandeira LGBTQIA+. No entanto, as cores nem sequer estão ordenadas pela mesma ordem e Rob Janoff negou que existisse qualquer ligação, explicando que as cores surgiram, porque o logótipo estava a ser desenhado para “o primeiro computador que conseguia reproduzir imagens num monitor a cores”. “Também era uma tentativa de fazer com que o logo fosse acessível a toda a gente, especialmente aos mais jovens. O Steve [Jobs] queria colocar estes computadores nas escolas”, acrescentou o designer.

Ao longo da entrevista, Rob Janoff falou sobre a teoria que envolve Alan Turing, que era, de facto, um matemático e especialista informático, considerado o pai da ciência informática moderna. E foi também condenado à castração química por ser homossexual, tendo acabado por se suicidar em 1954. “Já ouvi dizer que o logótipo multicolor é uma homenagem a Alan Turing por causa da bandeira LGBT”, reconheceu o designer, negando qualquer relação.

Conclusão

A informação partilhada no Facebook é falsa. O logótipo da Apple não é uma homenagem a Alan Turing — nem por este ser homossexual, nem por se ter suicidado depois de ter sido condenado pela sua orientação sexual. Tal como explicou o designer do logótipo — feito em 1977 — a maçã já existia no primeiro desenho da marca e estava relacionado com Isaac Newton, a dentada não é mais do que uma forma de mostrar que é uma maçã e não uma cereja e as cores iniciais surgiram por causa do primeiro computador capaz de reproduzir imagens além do preto e do branco.

Assim, de acordo com o sistema de classificação do Observador, este conteúdo é:

ERRADO

No sistema de classificação do Facebook este conteúdo é:

FALSO: as principais alegações do conteúdo são factualmente imprecisas. Geralmente, esta opção corresponde às classificações “falso” ou “maioritariamente falso” nos sites de verificadores de factos.

NOTA: este conteúdo foi selecionado pelo Observador no âmbito de uma parceria de fact checking com o Facebook.

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