É uma fotografia de um pé de um bebé no meio de escombros. Publicações nas redes sociais alegam que este “pequeno pé” foi o que “sobrou de um corpo de uma criança de Gaza”.
“A Humanidade afogou-se no pântano do sionismo. É por isso que esta cena passa sem abalar a consciência global”, lê-se ainda na publicação, que responsabiliza a destruição causada por Israel na Faixa de Gaza desde o dia 7 de outubro de 2023 pelo sucedido.
Ainda que a fotografia seja verídica, ela não corresponde a um pé de um bebé na Faixa de Gaza. Aliás, a foto foi publicada originalmente nas redes sociais em 2016, sete anos antes da guerra entre o Hamas e Israel se ter reacendido.
Esta fotografia foi antes tirada na Síria, em Aleppo, durante a guerra civil que destruiu grande parte daquele país do Médio Oriente. Como explica o jornalista da BBC Shayan Sardarizadeh no X (antigo Twitter), a imagem foi “publicada em julho de 2016 pelo Aleppo Media Center e captada durante a guerra civil síria”.
This image of a child's foot in a pile of rubble is being widely circualted with claims it's a recent image taken in Gaza.
The picture was published in July 2016 by Aleppo Media Center, captured during the Syrian civil war.
H/T @GhonchehAzad pic.twitter.com/twO97fKpeU
— Shayan Sardarizadeh (@Shayan86) October 18, 2024
Conclusão
A fotografia de um pé de um bebé nos escombros não foi capturada durante a guerra na Faixa de Gaza, que opõe o Hamas a Israel. Foi antes publicada em 2016, durante a sangrenta guerra civil da Síria, na cidade de Aleppo, uma das mais afetadas pelo conflito.
Assim, de acordo com o sistema de classificação do Observador, este conteúdo é:
ERRADO
No sistema de classificação do Facebook, este conteúdo é:
FALSO: As principais alegações do conteúdo são factualmente imprecisas. Geralmente, esta opção corresponde às classificações “falso” ou “maioritariamente falso” nos sites de verificadores de factos.
NOTA: este conteúdo foi selecionado pelo Observador no âmbito de uma parceria de fact checking com o Facebook.