Várias publicações, que circularam nas redes sociais Facebook e Instagram, durante os Jogos Olímpicos de Paris, alegam que um jogador da seleção de futebol olímpica marroquina celebrou um golo da sua seleção durante aquela competição, fazendo um gesto de ameaça dirigida à Europa. “Depois de ganhar o jogo contra a Argentina nos Jogos Olímpicos de Paris, este jogador da equipa marroquina fez um gesto como cortar uma garganta e gritou ‘Allahu Akbar’ [Alá é grande, em árabe]”, pode ler-se numa das publicações, alegando que o gesto representa a ameaça dos muçulmanos para a Europa.

“Cuidado, Europa. Isto é contra todos os ‘infiéis’ chamados pelo Islão radical, um nome diferente para os não-muçulmanos”, sublinha o post.

Contudo, ao contrário do que se alega, as imagens do festejo do golo não foram captadas durante os Jogos Olímpicos de Paris, mas sim durante um jogo da Taça das Nações Africanas de sub-23, disputado no dia 8 de julho de 2023, e que opôs a seleção de Marrocos ao Egipto. Nas imagens, os jogadores festejam o segundo golo da equipa marroquina, marcado já no prolongamento, e que foi decisivo para a conquista da competição. O jogo não se disputou em Paris, mas sim no estádio Príncipe Moulay Abdellah, em Rabat, a capital marroquina.

PUB • CONTINUE A LER A SEGUIR

Por outro lado, é verdade que um jogador marroquino faz um gesto que simula um corte na garganta — communente utilizado no mundo árabe em jeito de desafio. E também é verdade que, no passado, outros jogadores profissionais foram alvo de investigações por parte da FIFA por fazerem esse mesmo gesto em campo. O caso mais conhecido é o de Serge Aurier, internacional da Costa do Marfim, que em 2016 esteve sob escrutínio do organismo que gere o futebol internacional, precisamente por realizar o mesmo gesto em que a mão passa frente ao pesçoco. Mas a FIFA acabou por não aplicar qualquer sanção.

Em relação ao jogador marroquino visado na publicação, não existe nenhum dado que indique que esse gesto indicaria uma ameaça velada aos europeus, e muito menos num contexto de terrorismo.

Conclusão

A celebração de um jogador marroquino (com um gesto que simula um corte na garganta) não ocorreu durante os Jogos Olímpicos de Paris, mas sim na Taça das Nações Africanas de sub-23, há mais de um ano. Quanto ao gesto em si, não existe nenhum dado que indique que esse gesto indicaria uma ameaça velada aos europeus.

Assim, de acordo com o sistema de classificação do Observador, este conteúdo é:

ERRADO

No sistema de classificação do Facebook este conteúdo é:

FALSO: as principais alegações do conteúdo são factualmente imprecisas. Geralmente, esta opção corresponde às classificações “falso” ou “maioritariamente falso” nos sites de verificadores de factos.

NOTA: este conteúdo foi selecionado pelo Observador no âmbito de uma parceria de fact checking com o Facebook.

IFCN Badge