Um vídeo que está a circular nas redes sociais mostra a jornalista norte-americana Rachel Maddow, que apresenta o The Rachel Maddow Show no canal MSNBC, incapaz de acabar de ler um notícia em direto. A jornalista emociona-se, pede que seja apenas mostrado o “grafismo” correspondente à notícia e acaba mesmo por concluir que vai ter de terminar por ali o segmento que estava a apresentar, despedindo-se dos telespectadores.

No vídeo que está a circular nas redes sociais, a frase que aparece por baixo da imagem da jornalista, e que explica qual a notícia a que se refere, diz o seguinte: “Elon Musk publica meme perigoso”. Além disso, no momento em que Rachel Maddow pede, à beira das lágrimas, que o grafismo referente à notícia seja mostrado no ecrã, é exibido uma imagem em tom de paródia, que mostra um padre a tentar não focar a sua atenção numa mulher semi-despida. O padre, identifica o meme, seria Elon Musk, e a mulher representaria a sua “tentação” de comprar a MSNBC.

O meme é verdadeiro e foi partilhado pelo próprio Musk, o bilionário que recentemente foi convidado por Donald Trump para integrar a próxima administração norte-americana. Já no final de novembro, Musk partilhou a imagem na sua conta na rede social X, provocando risos entre os seus seguidores — sobretudo porque a MSNBC, e o programa de Maddow em particular, são conotadas com a esquerda norte-americana — e provocando respostas de Donald Trump Jr. e do protagonista de um dos podcasts mais ouvidos no país, Joe Rogan.

PUB • CONTINUE A LER A SEGUIR

No entanto, apesar de o meme ser verdadeiro, é falso que a jornalista tenha chorado ao noticiar que Elon Musk se estaria a preparar para comprar a MSNBC (uma alegação que o próprio só fez, até agora, em tom de piada) ou a mostrar a imagem em causa.

Desde logo, o vídeo é manipulado: tanto a frase que diz que “Elon Musk publicou meme perigoso” como o trecho em que a imagem satírica aparece foram inseridos posteriormente e não fazem parte do vídeo original.

É possível confirmar esta manipulação porque o vídeo original do programa de Rachel Maddow foi publicado em junho de 2018 e ainda está disponível. Na verdade, a jornalista estava à beira das lágrimas e incapaz de ler uma notícia da Associated Press sobre bebés e crianças, filhos de imigrantes, que estavam a ser enviados para abrigos para “crianças de idade tenra”. A frase verdadeira que acompanhava a notícia, escrita com o tipo de letra da estação de televisão, dizia isso mesmo: “Crianças mais pequenas separadas e enviadas para abrigos para ‘idades tenras’ no Texas”.

A própria jornalista recorreu depois ao Twitter, na altura, para explicar o que se tinha passado e pedir desculpa por aquele momento — “o meu trabalho é ser capaz de falar enquanto estou na televisão”. E colou o resto do texto da notícia da Associated Press na sua conta naquela rede social, garantindo mais uma vez que não era sua “intenção” emocionar-se em direto.

Conclusão

O vídeo que mostra a jornalista Rachel Maddow emocionada e incapaz de ler uma notícia foi digitalmente alterado. A jornalista emocionou-se por causa de uma notícia relativa aos abrigos para crianças imigrantes construídos nos Estados Unidos, e não por causa de um meme em que Elon Musk brincava com a possibilidade de comprar a estação na qual Maddow trabalha.

Assim, de acordo com o sistema de classificação do Observador, este conteúdo é:

ENGANADOR

No sistema de classificação do Facebook, este conteúdo é:

PARCIALMENTE FALSO: as alegações dos conteúdos são uma mistura de factos precisos e imprecisos ou a principal alegação é enganadora ou está incompleta.

NOTA: este conteúdo foi selecionado pelo Observador no âmbito de uma parceria de fact checking com o Facebook.

IFCN Badge