Com o aproximar das eleições norte-americanas há um mundo de possibilidades para a disseminação de fake news relacionadas com o ato eleitoral.

Nas redes sociais, tem sido divulgada uma teoria, que na verdade até já surgiu há alguns anos, mas que com a corrida à Casa Branca em curso tem ganho alguma força. A teoria indica que Kamala Harris não nasceu mulher, nasceu homem e fez uma cirurgia de mudança de sexo.

As publicações não têm qualquer sustentação. Não se baseiam em quaisquer dados, não citam qualquer fonte, não referem qualquer afirmação. Ao pesquisar mais aprofundadamente, é possível encontrar mais dados sobre estas teorias e publicações de outras alturas. Segundo a narrativa destas publicações, Kamala Harris seria na verdade Kamal Aroush.

Publicação falsa Kamala

As publicações apresentam sobretudo montagens em que as feições de Kamala Harris surgem na cara de um homem. São feitas com recurso a ferramentas de inteligência artificial ou aplicações estilo FaceApp, o programa que envelhecia os rostos das pessoas.

PUB • CONTINUE A LER A SEGUIR

A Agência Reuters fez aliás um teste com uma destas ferramentas, e o resultado foi muito semelhante ao que é partilhado nas redes sociais.  Comparação Kamala Apps

Estas teorias sobre uma suposta mudança de sexo de Kamala Harris são antigas. Pelo menos desde 2020 que o movimento QAnon espalha este tipo de desinformação, com supostos intuitos de descredibilizar a democrata. No entanto, além da falta de sustentação para uma alegação deste tipo, há ainda algumas fotografias de Kamala Harris na infância, por exemplo no perfil da candidata feito pela publicação The Cap Times, e estas imagens deixam muito claro que mesmo em criança Kamala Harris sempre foi uma mulher.

Kamala Harris na infância The Cap Times

Conclusão

Não há quaisquer indícios de que Kamala Harris tenha sido um homem, ou tenha feito qualquer cirurgia de mudança de sexo. As imagens utilizadas na tentativa de sustentar a teoria da conspitação não são mais do que montagens geradas por aplicações de edição de fotografias. Inclusive, há registos da atual candidata à Presidência dos EUA na infância, onde claramente se nota que Kamala Harris é e sempre foi uma mulher.

Assim, de acordo com o sistema de classificação do Observador, este conteúdo é:

ERRADO

No sistema de classificação do Facebook, este conteúdo é:

FALSO: As principais alegações do conteúdo são factualmente imprecisas. Geralmente, esta opção corresponde às classificações “falso” ou “maioritariamente falso” nos sites de verificadores de factos.

NOTA: este conteúdo foi selecionado pelo Observador no âmbito de uma parceria de fact checking com o Facebook.

IFCN Badge