No vídeo partilhado no post em análise, o protagonista não se apresenta e parte logo para a descrição: “400 milhões. 400 milhões!”, repete, num tom inconformado. “Esse”, acaba por explicar o homem que fala para a câmara, “é o valor do novo avião que o Lula acabou de pagar”. E o relato — em jeito de denúncia — prossegue, com a descrição desse suposto avião que o Presidente do Brasil teria acabado de juntar à frota presidencial. “Vocês não têm ideia do luxo que é esse avião”, atira ainda o narrador, sem nunca revelar como teria tido acesso a informações tão relevantes que não eram do conhecimento público.

Antes de revelar as “fotos” do interior do aparelho, o autor do vídeo pede que o conteúdo seja partilhado até à exaustão. E, depois, lá começa a descrever: a “sala de estar”, as “duas suites” e, ainda, “o bar do cachaceiro”. Enquanto o homem vai enumerando as várias divisões do novo avião de “luxo” de Lula, vão passando ao fundo do vídeo várias imagens do interior de um aparelho.

Mas estarão essas imagens relacionadas com o novo avião do Presidente do Brasil? E terá Lula, sequer, adquirido um novo avião para as viagens presidenciais? Não e não.

Primeiro, vamos às fotografias que alegadamente mostrariam o interior do novo avião de Lula. Na verdade, trata-se de uma coletânea de imagens de notícias sobre outros assuntos que não o Brasil ou Lula e de ações de promoção da companhia de transporte aéreo Emirates.

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No caso da fotografia da “sala de estar”, poderá tratar-se do interior do avião do antigo ditador tunisino Ben Ali. Deposto em 2011, na sequência de protestos que ficaram conhecidos como a Primavera Árabe, Ben Ali exilou-se nos Emirados Árabes Unidos, onde viria a morrer já em 2019. Antes disso, em 2016, a BBC escrevia que a Turkish Airlines tinha acabado de comprar o Airbus 340 à Tunísia, no âmbito de uma operação das autoridades políticas do país de se desfazerem de bens que estivessem relacionados com o antigo ditador tunisino. “A Tunísia vendeu o avião presidencial de Zine Ebidine Ben Ali à Turkish Airlines por 78 milhões de dólares”, refere o artigo. Na mesma peça, indicava-se que o avião estava estacionado há cinco anos (desde a deposição) na cidade francesa de Bordéus.

No entanto, essa informação carece de confirmação, uma vez que blogues dedicados à aviação mostram a mesma imagem, em publicações feitas em maio de 2009, fazendo referência a um Airbus 350. De qualquer forma, e até pela distância temporal, em nenhum dos casos se faz referência ao Brasil ou à presidência de Lula da Silva.

Depois, a imagem de uma de “duas suites” de que dispõe o novo avião de Lula, segundo o autor do vídeo. Ora, neste caso, o registo mais antigo que foi possível encontrar é de 17 de fevereiro de 2015, e surge num artigo do jornal britânico Daily Mail que titula: “No interior do super iate dos céus! Um Boeing de 400 milhões convertido num jato de topo, com restaurante, sala de conferências e quartos de luxo.”

É precisamente essa divisão que se vê na imagem. De acordo com a legenda da foto que acompanha o artigo, trata-se da “suite principal [que] oferece um amplo espaço, tal como unidades de arrumação personalizadas, além de uma zona de descanso”.

Num artigo publicado no ano seguinte, na revista Insider, a mesma imagem foi usada para ilustrar a forma como os muito ricos estavam a levar o luxo a bordo de uma aeronave a outro nível, com referências a um Boeing 747-8 totalmente restaurado.

Finalmente, a terceira imagem. O dito “balcão do cachaceiro” é, na verdade, o lounge do renovado Airbus A380 da Emirates. Foi a própria companhia quem tornou pública a imagem, em 2018, numa publicação no Twitter em que dá conta da conclusão dessa atualização no seu aparelho, como mostra a imagem em baixo.

Portanto, e em suma, bastaria percorrer a história de cada uma das imagens do suposto novo avião de Lula da Silva para perceber que, pelo menos, aquelas fotografias não retratam qualquer aparelho adquirido recentemente pelo Presidente do Brasil.

Mas haverá algum fundo de verdade na história central: Lula comprou um novo avião de luxo, com um custo de 400 milhões de reais — ou 77 milhões de euros — para as viagens presidenciais?

O Observador confrontou o Palácio do Planalto para um esclarecimento oficial sobre essa suposta aquisição (ou o mero interesse em adquirir um novo avião) e também para que fossem detalhados os contornos de uma reunião — que parece estar associada à alegação deste post — entre o Presidente brasileiro e os vários ramos das Forças Armadas do país, no final de maio.

Na resposta, o gabinete de comunicação de Lula garante ao Observador que a alegação do novo avião “é falsa” e que “o Governo Federal não comprou um novo avião” para as deslocações da presidência. “O avião presidencial usado atualmente, batizado como ‘Santos-Dumont’, foi adquirido no ano de 2004, depois de a sua compra ser aprovada em sessão do Congresso Nacional no dia 13 de julho daquele ano”, prossegue a resposta. “Segundo o Gabinete de Segurança Institucional (GSI) da Presidência da República, o Airbus A319 ACJ tem a matrícula FAB 2101. A Força Aérea Brasileira é a responsável por acompanhar e controlar o plano de manutenção e revisão da aeronave”, que continua a ser usada nas deslocações oficiais.

Em relação ao encontro com os ramos militares, o Palácio do Planalto refere que Lula “compareceu na Aeronáutica, assim como na Marinha e no Exército, no dia 31 de maio, para discutir assuntos referentes a projetos de cada Força, e da Defesa Nacional”, como já constava da informação pública. Mas acrescenta que “não há nenhuma decisão sobre a aquisição de novo avião, nem foi esse o motivo da reunião dele com o Alto Comando da Aeronáutica”, conclui a resposta, afastando a existência de planos para a aquisição de um novo avião — e, por consequência, contrariando a ideia de que um novo avião de 400 milhões de reais já teria sido adquirido.

Conclusão

Não é verdade que o Presidente do Brasil tenha gastado 400 milhões de reais (ou 77 milhões de euros) num novo avião para as suas deslocações — e não é verdade, ao mesmo tempo, que as fotografias ‘reveladas’ no vídeo analisado correspondam a esse suposto novo avião, até porque ele não existe. O gabinete de Lula garante, ainda, que não tem planos de adquirir nenhum avião novo para as suas viagens oficiais.

Assim, de acordo com o sistema de classificação do Observador, este conteúdo é:

ERRADO

No sistema de classificação do Facebook, este conteúdo é:

FALSO: As principais alegações do conteúdo são factualmente imprecisas. Geralmente, esta opção corresponde às classificações “falso” ou “maioritariamente falso” nos sites de verificadores de factos.

NOTA: este conteúdo foi selecionado pelo Observador no âmbito de uma parceria de fact checking com o Facebook.

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