Um vídeo de uma mulher irritada a discutir com uma comissária de bordo antes do início de uma viagem de avião tornou-se viral um pouco pelo mundo inteiro. O motivo da irritação estava ligado ao facto de a mulher não querer sentar-se ao lado de alguém vacinado. No fim, a senhora acaba por ser convidada a sair do avião. Na publicação que partilha o vídeo, e que foi lançada a 4 de novembro deste ano, lêem-se várias críticas à “fraudemia” e ao comportamento da pessoa em causa, que “mostra como o mundo está cheio de loucos à solta”. Ainda assim, e mesmo sendo um vídeo que foi partilhado dezenas de vezes e obteve milhares de visualizações, trata-se de uma publicação falsa.

Publicação viral sobre mulher irritada num avião que teve milhares de visualizações.

O facto de o vídeo parecer mostrar uma situação real, não quer dizer que o seja. Na verdade, é possível verificar que a cena é uma encenação. Primeiro, seguindo o rasto do vídeo, é possível perceber que começou por ser partilhado, numa escala maior, por Prince Ea, um influencer norte-americano cujo trabalho se direciona para o conteúdo clickBAIT, em que o objetivo passa por chegar ao maior número de pessoas nas redes sociais. Após algumas alterações à legenda do vídeo, lê-se que foi publicado para “entretenimento”.

Publicação no Instagram do realizador do vídeo, que está devidamente creditado no IMDB.

Através de uma pesquisa mais a fundo, também é possível descobrir que o vídeo em questão tem uma página no site IMDB, onde estão registadas todas as informações sobre a indústria do cinema. O vídeo foi lançado a 1 de novembro, precisamente quando Prince Ea o divulgou no Facebook. O realizador foi Jamie Hull Greenwood, os produtores foram Jake Cauty e também Prince Ea. A tal passageira foi interpretada por Diana Winter, cujo o nome também consta do IMDB. Já o vídeo foi difundido com o seguinte título: “Voo Covid-19” (“Covid Flight”).  Segundo a AFP, a 27 de outubro, Greenword publicou imagens no Instagram das filmagens no avião.

Esta publicação foi também desmontada por outros fact-checkers, quer páginas de Twitter cujo objetivo é verificar determinadas informações quer órgãos de comunicação social como a agência Reuters ou a revista Rolling Stone.

Conclusão

Não é verdade que um vídeo viral de uma mulher a recusar sentar-se ao lado de alguém não vacinado contra a Covid-19 durante uma viagem de avião relate uma situação real. Trata-se de uma encenação, devidamente creditada no IMDB, base de dados cinematográfica, e que juntou vários atores para filmarem uma cena polémica em plena pandemia.

Assim, de acordo com o sistema de classificação do Observador, este conteúdo é:

ERRADO

No sistema de classificação do Facebook este conteúdo é:

FALSO: as principais alegações do conteúdo são factualmente imprecisas. Geralmente, esta opção corresponde às classificações “falso” ou “maioritariamente falso” nos sites de verificadores de factos.

Nota: este conteúdo foi selecionado pelo Observador no âmbito de uma parceria de fact checking com o Facebook.

IFCN Badge