A publicação em causa mostra a indignação de um utilizador do Threads (rede social que é propriedade da Meta, também detentora do Facebook e do Instagram) sobre o caso Daniel Alves, o jogador de futebol que foi condenado, em fevereiro, a quatro anos e seis meses de prisão por agressão sexual. Segundo o que se lê na publicação, Neymar teria pagado a fiança de Daniel Alves, para que este pudesse sair, como saiu no mês passado, em liberdade.

Em março, a justiça espanhola decidiu que o jogador, que jogava e vivia em Barcelona e foi acusado de agredir sexualmente uma mulher numa discoteca da cidade, poderia ser libertado se pagasse uma fiança de um milhão de euros. Além disso, teria de se apresentar ao tribunal uma vez por semana, não poderia ausentar-se do país nem aproximar-se da vítima ou comunicar com ela, como contava aqui a BBC.

A defesa de Daniel Alves tinha pedido, no dia anterior, que o jogador pudesse ficar em liberdade condicional, lembrando que desde o início do caso, há 14 meses, Daniel Alves tem estado em prisão preventiva — ou seja, já cumpriu um quarto do total da pena de prisão.

PUB • CONTINUE A LER A SEGUIR

O jogador pagou, efetivamente, o valor da fiança no dia 25 de março, mas começaram nessa altura a circular rumores sobre quem o teria ajudado a reunir esse montante. A imprensa internacional avançava que teriam sido amigos do jogador brasileiro — o La Vanguardia falou de um grupo que incluiria um futebolista no ativo –, mas também começaram a circular rumores de que o pai de Neymar, o internacional brasileiro que atualmente é jogador do Al Hilal, teria contribuído para “desbloquear o processo”.

Ora, o próprio desmentiu essa informação. Na sua página de Instagram, o pai do futebolista recordou que já ajudou Daniel Alves no passado, em “situação diferente” da atual. Agora que a justiça já “decidiu pela condenação”, prosseguiu, há quem esteja a “especular” e a tentar associar o nome dos Neymar a um assunto que não lhes “compete”.

“Espero que o Daniel encontre junto à sua própria família todas as respostas que ele procura. Para nós, para minha família, o assunto terminou. Agora ponto final!”, escreveu Neymar da Silva Santos.

A “ajuda” a que o pai do jogador se refere era a indemnização no valor de 150 mil euros que Daniel Alves pagou à vítima, atenuando a sua pena, recorrendo a um empréstimo de Neymar da Silva Santos. Já o La Vanguardia noticiou em abril que Daniel Alves já tinha saldado a dívida.

A advogada de Daniel Alves, Inés Guardiola, já adiantou entretanto que vão recorrer da sentença e “defender a sua inocência até ao fim”. Paralelamente, a procuradoria de Barcelona apresentou um recurso contestando a liberdade condicional do jogador.

Conclusão

O pai de Neymar já negou que tenha pagado a fiança de Daniel Alves. Segundo a imprensa internacional, um grupo de amigos, que incluirá um futebolista, ajudou a pagar o montante, mas nesse grupo não estaria incluído o jogador do Al Hilal.

Assim, de acordo com o sistema de classificação do Observador, este conteúdo é:

ERRADO

No sistema de classificação do Facebook este conteúdo é:

FALSO: as principais alegações do conteúdo são factualmente imprecisas. Geralmente, esta opção corresponde às classificações “falso” ou “maioritariamente falso” nos sites de verificadores de factos.

NOTA: este conteúdo foi selecionado pelo Observador no âmbito de uma parceria de fact checking com o Facebook.

IFCN Badge