O filho de António Costa, Pedro Tadeu Costa, é desde o mês passado presidente da Junta de Freguesia de Campo de Ourique, depois da renúncia de Pedro Cegonho, eleito nas autárquicas de 2017. Dias depois surgiu uma partilha no Facebook a dar conta que a sua mulher, Sara Rocha, “está na Junta de Freguesia de Benfica”, ou seja, sugere que é funcionária autárquica.

A publicação surgiu a 28 de junho, partilhada pela página Portugal — Liberdade em Democracia, com uma fotografia de Pedro Costa e Sara Rocha no dia do seu casamento, em 2017, e uma legenda: “Filho de António Costa é presidente da Junta de Campo de Ourique. A mulher está na Junta de Benfica. Abençoado seja o 25 de Abril”. Em seis dias apenas esta publicação teve mais de 56 mil visualizações, segundo dados do Facebook. Mas é verdadeira?

A publicação que diz que a nora de António Costa “está na junta de Benfica”

Não, não é verdadeira. Sara Rocha é advogada na sociedade Rui Pena & Arnaut, onde estagiou em 2017. Segundo a apresentação no site da sociedade, onde é advogada associada, consta que a nora do primeiro-ministro está “a desenvolver a sua atividade no âmbito das TMC [Tecnologia, Media & Comunicações], com especial destaque para as áreas da proteção de dados, publicidade e marketing, direito de autor e direitos conexos”. Além disso, tem “experiência na área do Direito Civil, com especial incidência em contencioso civil e contratos comerciais”.

PUB • CONTINUE A LER A SEGUIR

Não há qualquer registo de colaboração de Sara Rocha com a Junta de Freguesia de Benfica, liderada por Ricardo Marques desde fevereiro deste ano (depois da renúncia da autarca eleita, Inês Drumond). Sendo certo que os serviços jurídicos da Rui Pena & Arnaut (bem como os de outras grandes sociedades de advogados) são recorrentemente contratados por organismos públicos, essencialmente para pareceres relativos a contratos, não já registo de que isso tenha acontecido com a Junta de Benfica, envolvendo diretamente Sara Rocha como advogada daquele escritório.

Conclusão

A nora de António Costa, Sara Rocha, não trabalha na Junta de Freguesia de Benfica mas sim no escritório de advogados Rui Pena & Arnaut. Foi lá que estagiou, em 2017, e é lá que se mantém a trabalhar desde então como advogada associada. O marido, Pedro Tadeu Costa, filho do primeiro-ministro, é desde junho o presidente da Junta de Campo de Ourique.

Assim, segundo a classificação do Observador, este conteúdo é:

Errado

No sistema de classificação do Facebook este conteúdo é:

FALSO: as principais alegações do conteúdo são factualmente imprecisas. Geralmente, esta opção corresponde às classificações “falso” ou “maioritariamente falso” nos sites de verificadores de factos.

Nota: este conteúdo foi selecionado pelo Observador no âmbito de uma parceria de fact checking com o Facebook.

IFCN Badge