Não é a primeira vez que a configuração de calendários é usada para publicações sobre “ter sorte” ou “muito dinheiro”, nem sequer a sugestão da publicação em concreto — meses com cinco sextas-feiras, sábados e domigos — é propriamente nova. Mas, com o mês de outubro a ser um desses casos, voltou a circular rapidamente nas redes sociais a referência a um suposto fenómeno raro. A verdade é que não é um fenómeno raro e muito menos acontece a cada 823 anos. Há, aliás, anos em que acontece mais que uma vez. No caso específico do mês de outubro, basta recuar 11 anos ou avançar seis para encontrar um calendário igual.
Isto acontece porque, sendo meses de 31 dias e semanas de sete, sempre que o primeiro dia do mês acontece a uma sexta-feira os meses terão cinco sextas-feiras, sábados e domingos. Sendo um ano composto por 52 semanas e um dia, o mês de outubro começaria a uma sexta-feira em média uma vez a cada sete anos, mas há que somar aqui o fator ‘ano bissexto’ — uma vez a cada quatro anos — para baralhar as contas. O expectável padrão de outubro uma vez a cada sete anos torna-se num padrão a cada 6, 5, 6 ou 11 anos. Isto é, começando outubro a uma sexta-feira como neste ano daqui a seis anos repetir-se-á este acontecimento. E a última vez aconteceu há 11, como é possível constatar nos calendários abaixo.
Mas, além de outubro, praticamente todos os anos há pelo menos um mês que, sendo de 31 dias, tem uma configuração semelhante. Recuámos apenas 10 anos e encontrámos meses com cinco sextas-feiras, sábados e domingos em maio de 2020; em 2019 em março; em 2017 em dezembro; em 2016 em janeiro e julho; em 2015 em maio; em 2014 em agosto; em 2013 em março e novembro; em 2011 em julho.
Conclusão
Não é verdade que um mês de outubro com cinco sextas-feiras, sábados e domingos só ocorra uma vez a cada 823 anos. Trata-se de uma alegação que já circulou várias vezes, tendo sido outras tantas desmentida, mas não há qualquer veracidade na afirmação, basta consultar o calendário para o verificar.
Assim, de acordo com o sistema de classificação do Observador, este conteúdo é:
ERRADO
No sistema de classificação do Facebook este conteúdo é:
FALSO: As principais alegações do conteúdo são factualmente imprecisas. Geralmente, esta opção corresponde às classificações “falso” ou “maioritariamente falso” nos sites de verificadores de factos.
Nota: este conteúdo foi selecionado pelo Observador no âmbito de uma parceria de fact checking com o Facebook.