715kWh poupados
i

A opção Dark Mode permite-lhe poupar até 30% de bateria.

Reduza a sua pegada ecológica.
Saiba mais

Pedro Sánchez

Espanha

Presidente angolano felicita Sánchez 

Presidente angolano felicitou Sánchez pelo seu novo mandato. João Lourenço acredita que relações de amizade e cooperação entre os países vão trazer "frutos palpáveis, mutuamente vantajosos".
Pedro Sánchez

Governo com maioria de mulheres e sem Podemos

Pedro Sánchez já tem governo: as mulheres predominam e destaca-se a ausência do Podemos que, depois de meses de rutura com o Somar de Yolanda Diaz, agora ficou sem qualquer ministério.
Causa Própria

Solução encontrada por Sánchez é legítima?

Joana Mortágua (BE) a favor da decisão de Sánchez refere que "é importante defender a questão catalã e da autodeterminação ". Alexandre Poço (PSD) destaca que a solução "coloca em causa a democracia".
Noticiário

4h. Violência doméstica. Livre quer diploma com PR

Rui Tavares defendeu que "será um escândalo, se o decreto-lei não sair da redação final". Ainda neste jornal, Pedro Sánchez toma hoje posse como primeiro-ministro, em Espanha.
Espanha

Sánchez reeleito, mas legislatura será "complexa"

Com uma megacoligação de oito partidos, Sánchez enfrentará "negociações diárias" e uma legislatura "complicada". PSOE promete "estabilidade", mas rivalidades entre aliados podem complicar cenário.
Noticiário

14h. Espanha: Sánchez reeleito chefe de Governo 

O líder do PSOE teve 179 votos a favor e 171 votos contra e conseguiu assim a maioria para governar. Ainda neste jornal, um idoso morre em Matosinhos infetado com legionella.
Resposta Pronta

"Vitória do sanchismo é uma derrota da democracia"

O politólogo considera que com Governo de Pedro Sánchez no poder, "Espanha vai viver numa tragicomédia". Destaca ainda que este executivo não garante estabilidade e é "um atentado à democracia".
Noticiário

9h. Santos Silva "despiu fato de presidente da AR"

António Ventinhas critica Santos Silva, por ter pedido "esclarecimentos públicos" à PGR. E, pode estar por horas investidura de Pedro Sánchez. Debate decorre no Parlamento espanhol.
Resposta Pronta

Espanha. "Vamos assistir a governo Frankenstein"

Paulo Sande, especialista em assuntos europeus, acredita na "luz verde à investidura de Pedro Sánchez, mas lembra que problemas "políticos e jurídicos" vão arrastar-se nos próximos meses.
Noticiário

8h. Espanha. Arranca debate de investidura

Está marcado para hoje segundo dia de debate de investidura. Líder do PSOE tem luz verde quase garantida. E ainda, análise de João Diogo Barbosa ao intensificar de ataques israelitas na Faixa de Gaza.
Noticiário

7h. Santos Silva pede "esclarecimentos" à PGR

Presidente da Assembleia da República insiste que Supremo Tribunal deve concluir inquérito a António Costa antes das eleições antecipadas. E, Espanha vota investidura do socialista Pedro Sánchez.
Espanha

Sánchez tentou unir congresso, mas Junts quis mais

Sánchez usou aliança PP e VOX para se assumir como um "muro" para impedir governo com extrema-direita. Feijóo critica "corrupção" que implicou lei da amnistia e Junts deixa investidura em aberto.
Noticiário

9h. Centeno "pode trazer danos" à imagem do BdP

Convite para PM. Comissão de Ética do BdP conclui que Centeno não comprometeu independência, mas admite "danos à imagem". Espanha debate investidura de Sanchez. IPSS enfrentam onda de pedidos no Porto
Espanha

Sánchez será reeleito, mas direita pede ação da UE

PSOE consegue acordo com sete partidos que deverão, salvo surpresa, viabilizar investidura de Sánchez. Cedências aos independentistas catalães irritam oposição, que quer que a UE intervenha no tema.
Espanha

PSOE entrega proposta de lei de amnistia sozinho

PSOE entregou no parlamento a proposta de lei de amnistia para os envolvidos na tentativa de autodeterminação da Catalunha. Proposta só levou assinatura dos socialistas por questões de tempo.
Espanha

Sánchez promete "estabilidade" com 'geringonça'

Sánchez vai liderar um Governo de coligação de esquerda formado pelo partido socialista espanhol (PSOE) e pelo Somar, mas para ser viabilizado pelo parlamento contará com o apoio de vários partidos.
Espanha

Líder do PP condena "acordos da vergonha"

Líder do PP condena "acordos da vergonha". Líder do Vox promete "resistência civil". Em causa estão os acordos entre o PSOE e partidos independentistas para a viabilização de um Governo de esquerda.
Noticiário

9h. Espanha. PSOE fecha acordo com catalães

Imprensa espanhola adianta que dois partidos chegaram a acordo sobre abrangência da amnistia dos independentistas. Por cá, detidos no âmbito da operação Influencer começam a ser ouvidos em Lisboa.
Espanha

PSOE fecha sedes por manifestações contra amnistia

Sedes do PSOE têm sido palco de manifestações contra a amnistia a independentistas catalães. Sánchez diz que "atacar as sedes do PSOE é atacar a democracia e todos aqueles que acreditam nela".
Comentário

"A investidura está dependente das negociações"

"A rua está a ser meramente reativa", é o que diz Jorge Fernandes sobre as manifestações em Espanha. A esquerda republicana quer ver que medidas estão a ser propostas aos independentistas catalães .
Espanha

Costa já falou sobre o oportunismo de Sanchéz?

Este é um negócio de sobrevivência de Pedro Sanchez, logo a interferência na Justiça só pode ser feita por alguém que não tem vergonha na cara. As questões judiciais não são um negócio político.
Resposta Pronta

Vale tudo para Sánchez? "Lamentavelmente sim"

Diogo Noivo explica que Pedro Sánchez continua a fazer cedências que são "muito controversas". Manter o poder custa votos favoráveis de separatistas catalães que estão "a fazer valer o peso que têm".
Espanha

Espanha. Formalizado acordo entre PSOE e ERC 

Acordo entre PSOE e ERC inclui amnistia para independentistas e perdão de 15 mil milhões de dívida catalã. Faltam votos do Junt -- após 6 horas de reunião, não fechou acordo.
Pedro Sánchez

Pedro e o valor da Palavra

Na cotação moral de Pedro Sánchez a Palavra vale zero, o compromisso eleitoral compete na mesma liga ética do papel higiénico e a Constituição é um mero obstáculo passível (e possível) de ser ignorado
Espanha

Pedro Sánchez vaiado no Dia Nacional de Espanha

Durante as celebrações do Dia Nacional de Espanha, o primeiro-ministro, Pedro Sánchez, foi vaiado por manifestantes descontentes com os esforços do socialista para resolver a situação política.
Espanha

Milhares protestam em Barcelona contra amnistia

Em causa está a negociação, entre o PSOE e partidos independentistas catalães para formar governo em Espanha, de uma amnistia para os envolvidos na tentativa de autodeterminação da Catalunha.
Espanha

Sanchéz fala pela 1ª vez em "amnistia" de catalães

Sanchéz tinha até aqui evitado usar a expressão "amnistia" para se referir à posição do Sumar para perdoar independentistas catalães. Disse, no entanto, que proposta "não é a posição do PSOE".
Explicador

"Geringonça" do PSOE pode sair cara a Espanha?

Paulo Sande, especialista em assuntos europeus, diz que "amnistia, por si só, será muito complicada". Dorotea Cevada, colunista do Observador, levanta dúvidas sobre "coerência política" de Sánchez.
Espanha

Sánchez. Investidura, a "competição" dos catalães

Forças catalãs vão tentar capitalizar investidura de Sánchez para liderar movimento independentista. No entanto, o socialista tem um trunfo na manga: nem o Juntos nem a ERC quererão novas eleições.
Resposta Pronta

Espanha. "Os próximos passos são do Monarca"

O analista político Diogo Noivo afirma que muito provavelmente o Rei Felipe VI vai sugerir o nome de Sánchez, "que terá de se submeter a um debate de investidura".
Comentário

"Exigências de ERC/Junts ontem não são por acaso"

Politólogo Jorge Fernandes diz que Esquerda Republicana Catalã (ERC) e Junts Per Catalunya são "inimigos históricos" que se juntaram para conseguir "moeda de troca no apoio à investidura de Sánchez".
Resposta Pronta

"Feijóo já prepara um regresso às urnas"

Diogo Noivo diz que discurso do líder do PP foi "para eleitores e não deputados". O politólogo refere que Feijóo espera eleições: "Ou por repetição eleitoral, ou porque governo de PSOE será efémero".
Contra-Corrente

A agonia de Espanha pode começar hoje em Madrid

Começa hoje, nas Cortes de Madrid, o processo de investidura de Feijóo que deverá terminar com o seu chumbo. A seguir virá Sánchez que espera conservar o poder por via de uma amnistia muito contestada
Resposta Pronta

PSOE. "Governo frágil sequestrado por interesses"

Politólogo Diogo Noivo explica as hipóteses para o PP formar governo mas diz que "são todas improváveis". Sánchez irá ter governo "muito frágil" refém das eleições para governo regional do País Basco.
Noticiário

10h. Ambiente. Duarte Cordeiro atacado com tinta

Duarte Cordeiro atacado com tinta verde por ativistas climáticos, em conferência com Galp e EDP. Acordo com o PAN/Madeira sim, mas não no Governo. E ainda previsões do debate da investidura de Feijóo.
Resposta Pronta

"Feijóo é o Dom Quixote em busca do impossível"

Paulo Sande, especialista em assuntos europeus, salienta que "dificilmente Feijóo terá aquilo que quer". Por outro lado, amnistia será "provavelmente a única solução" para Pedro Sanchéz.
Noticiário

8h. Feijóo quer travar "fraude eleitoral" de PSOE

Espanha. Feijóo avança para investidura para travar "fraude eleitoral" de Sánchez. Max Verstappen vence o GP do Japão, Red Bull é campeã mundial de construtores de Fórmaula 1. Abrem urnas na Madeira.
Espanha

As condições de Puigdemont para apoiar um Governo

Amnistia, reconhecimento dos independentistas e mediação. As três condições de Puigdemont para que o Junts se sente com com PP ou com PSOE para negociar novo Governo.

Ofereça este artigo a um amigo

Enquanto assinante, tem para partilhar este mês.

A enviar artigo...

Artigo oferecido com sucesso

Ainda tem para partilhar este mês.

O seu amigo vai receber, nos próximos minutos, um e-mail com uma ligação para ler este artigo gratuitamente.

Ofereça artigos por mês ao ser assinante do Observador

Partilhe os seus artigos preferidos com os seus amigos.
Quem recebe só precisa de iniciar a sessão na conta Observador e poderá ler o artigo, mesmo que não seja assinante.

Este artigo foi-lhe oferecido pelo nosso assinante . Assine o Observador hoje, e tenha acesso ilimitado a todo o nosso conteúdo. Veja aqui as suas opções.

Atingiu o limite de artigos que pode oferecer

Já ofereceu artigos este mês.
A partir de 1 de poderá oferecer mais artigos aos seus amigos.

Aconteceu um erro

Por favor tente mais tarde.

Atenção

Para ler este artigo grátis, registe-se gratuitamente no Observador com o mesmo email com o qual recebeu esta oferta.

Caso já tenha uma conta, faça login aqui.