Pedro Sánchez
Espanha

Sánchez falha acordo. Espanha perto de eleições

Felipe VI decidiu não propor qualquer candidato para formar Governo, o que deixa Espanha a caminho de novas eleições. Acordo ainda é possível até terça-feira, mas Sánchez diz que já tentou tudo.
Espanha

Pedro Sánchez insiste em solução "à portuguesa" 

A coligação com a extrema-esquerda é vista como a última a oportunidade para desbloquear o atual impasse na formação de um governo e evitar novas eleições legislativas gerais em Espanha.
Espanha

Espanha. Sánchez quer "governo à portuguesa"

134
O PM espanhol quer um governo solitário liderado pelo PSOE e apoiado pelos partidos de esquerda. Iglesias já rejeitou hipótese. Sánchez vai reunir com grupos da sociedade civil para promover ideia.
Espanha

Sánchez. Um plano perfeito que só podia falhar /premium

175
Ao longo de três meses, os adversários acusaram-no de calculismo político na forma como negociava — ou não negociava — os apoios. A estratégia previa encurralar a oposição, mas Sánchez acabou sozinho.
Espanha

Sánchez convida PP, Cs e Podemos a negociar - como aconteceu

120
O socialista tinha dito que, caso perdesse, seguiria para eleições em novembro. Agora, diz que “e preciso explorar outras possibilidades” e convida PP, Ciudadanos e Podemos para negociar.
Pedro Sánchez

Negociações entre PSOE e Podemos sem acordo

A proposta final de Sánchez foi a oferta da vice-presidência social e três ministérios. Iglesias recusou, Sánchez vai a votos esta quinta-feira às 13h e a maioria simples é suficiente.
Espanha

Podemos. "Não aceitamos ser mera decoração" - como aconteceu

Depois do longo discurso da manhã, Sánchez está a ouvir as intervenções da oposição. Rivera diz que o socialista quer perpetuar-se no poder. Casado diz que o PSOE colou-se à esquerda radical.
Espanha

Dirigente do Podemos contra consulta sobre governo

Coordenadora do Podemos na Andaluzia, e crítica interna de Pablo Iglesias, rejeita o referendo interno do Podemos para decidir apoio a um governo de Sanchez. E dá o exemplo do BE em Portugal.
Espanha

Espanha. Empresários querem Sánchez sozinho

104
A Confederação de Organizações Empresariais apela ao sentido de Estado e pede que PP e Ciudadanos se abstenham para que Sánchez governe sozinho. Empresários não querem que PSOE dependa do Podemos.
Espanha

BICA. Espanha vai a eleições num saco de gatos

Que forças se vão unir depois de domingo, em Espanha? Entre os extremos e o centro, os cenários possíveis são inúmeros e confusos. A análise de Filomena Martins, Nuno Vinha e Sara Antunes de Oliveira.
Espanha

Dois dias e dois debates para convencer indecisos

Em Espanha, há debate dia sim, dia sim. O primeiro é esta segunda-feira e na terça já vai haver outro. Esta fórmula inédita foi atingida após várias recusas — e uma cedência — de Sánchez.
Espanha

Governo de Sánchez nas mãos de independentistas

As sondagens dão todas a vitória ao PSOE, mas nunca com maioria. Além da ajuda do Podemos (que quer mandar nas polícias) vão ter de estender a mãos aos independentistas (que querem um referendo).
Descobrimentos

México quer "perdão" de Espanha sobre colonizações

1141
"A chamada Conquista, descoberta ou encontro de mundos e culturas, foi na verdade uma invasão", apontou o presidente mexicano. Espanha diz que colonização não pode ser avaliada com critérios modernos.
Pedro Sánchez

Espanha. Sanchez revela bastidores da política

O primeiro-ministro conta como lidou com Rajoy no referendo na Catalunha e quando aplicou o artigo 155 que mantém a tutela de Madrid sobre a região. Diz que não o viu "com grande ânsia em fazê-lo".
Espanha

Espanha. Sánchez convoca eleições para 28 de abril

189
O primeiro-ministro espanhol marca aquelas que vão ser as terceiras eleições legislativas em três anos e meio, depois de o Parlamento ter chumbado proposta de Orçamento.
Espanha

Sánchez anuncia data das eleições legislativas

Os independentistas votaram ao lado da direita para chumbar o orçamento do governo socialista. Anúncio está marcado para as 10h (9h em Lisboa). A data 28 de abril é a mais provável.
Partidos e Movimentos

A diferença das direitas em Espanha e em Portugal /premium

1135
Em Espanha, as direitas saem à rua para exigir a demissão do governo socialista; em Portugal, as direitas discutem em anfiteatros qual delas vai ajudar mais o governo socialista. Porquê a diferença?
Catalunha

Espanha. Convocados protestos contra Pedro Sánchez

O Partido Popular (PP), Ciudadanos e Vox uniram-se para convocar uma manifestação contra Pedro Sánchez no próximo domingo. A concentração vai realizar-se às 11h, em Madrid.
Espanha

Pessimismo espanhol aumenta na era Sánchez

102
O tombo em relação a 2017 é gigante, mas a tendência não melhorou com a mudança no Governo -- antes pelo contrário. A direita, juntamente com a extrema-direita, tem 50% das intenções de voto.
Espanha

Governo espanhol com nova arma para exumar Franco

O governo espanhol alerta para razões de segurança de forma a proibir o trasladação de Franco para a Catedral de Almudena. A família continua a opor-se à exumação dos restos mortais do ditador.
União Europeia

Origami, o poliglota Costa e o Locke espanhol /premium

246
Em dois dias de Congresso em Lisboa, os socialistas europeus definiram Portugal como um modelo a seguir na Europa. De volta levaram um origami e a esperança num "eixo socialista" na Europa.
Espanha

Sánchez: "A monarquia é a chave de consenso"

1437
Aos separatistas "tanto importa a estrutura ou o modelo de estado, são é contra a Espanha", o apoio ao rei e a necessidade de uma revisão da constituição são os pontos que destaca Pedro Sánchez.
Espanha

O partido que quer Espanha "orgulhosa do passado"

374
Dizem-se de "extrema necessidade", não de "extrema-direita". O VOX abalou o bastião socialista da Andaluzia. Nacionalista, contra a imigração, que partido é este que quer "Espanha grande de novo"?
Espanha

Brexit. Espanha reafirma ameaça de veto

103
O primeiro-ministro espanhol, Pedro Sánchez, diz que Espanha e Reino Unido "continuam distantes" no tocante a Gibraltar, no âmbito das conversações do Brexit.
Pedro Sánchez

"No lugar de May, pediria um segundo referendo"

183
Pedro Sánchez é o terceiro líder europeu que se manifesta contra a saída do Reino Unido da União Europeia e diz que pediria um segundo referendo, se estivesse na posição de May.
Pedro Sánchez

Detido atirador que queria matar Pedro Sánchez

Foi detido um segurança privado, praticante de tiro, que discordou da ordem de exumação dos restos mortais de Franco e queria vingar-se do primeiro-ministro espanhol. Procurou cúmplices no Whatsapp.
Espanha

Sanchéz, inspirado em Costa, negoceia com Podemos

167
Depois de afastar a direita do poder com solução "à portuguesa", primeiro-ministro espanhol negoceia orçamento com a esquerda. Reivindicações são parecidas: salário mínimo aumenta para 900 euros.
Pedro Sánchez

Sánchez recusa ir ao Senado falar sobre plágio

O primeiro-ministro espanhol tinha dito em setembro que estaria disposto a explicar o "erro numa passagem" na sua tese de doutoramento, mas anunciou esta terça-feira que não o vai fazer.
Espanha

PSOE mantém-se à frente nas sondagens com 30,5%

Ultrapassada a barreira dos 100 dias e depois de vários escândalos e demissões, o Governo de Pedro Sánchez continua a trazer votos para o PSOE. PP cresce pouco, Ciudadanos desce e Podemos sobe.
Pedro Sánchez

Dois programas atestam tese de Sánchez

O Governo publicou os resultados de dois programas que assegura estarem entre os mais reconhecidos para detetar a possibilidade de plágio de um texto: o Turnitin e o PlagScan.
Pedro Sánchez

Suspeitas de plágio ensombram governo de Sanchéz

256
Imprensa espanhola acedeu à tese de Pedro Sanchéz e alguns insistem que houve plágio no seu trabalho académico. Socialista nega, ameaça com processos e vai tornar a tese pública esta sexta-feira.
Espanha

Universidade descarta plágio na tese de Sánchez

Albert Rivera, do Ciudadanos, tinha desafiado o presidente do Governo espanhol a tornar pública a sua tese. A universidade onde Pedro Sánchez estudou já veio dizer que não houve plágio.
Pedro Sánchez

Sánchez diz que quis o "caminho da exemplaridade"

Após a demissão na terça-feira da ministra da Saúde, por várias irregularidades no seu mestrado, Pedro Sánchez disse que o executivo escolheu o "caminho da exemplaridade" ao contrário de outros.
Espanha

Em 100 dias, Pedro Sánchez sobe nas sondagens

Nos primeiros 100 dias como primeiro-ministro, Pedro Sánchez conseguiu fazer subir as intenções de voto dos espanhóis no enfraquecido PSOE, apesar das dificuldades em aprovar medidas significativas.
Férias

Onde passam férias os grandes líderes mundiais

Praias paradisíacas, resortes de luxo e caminhadas em zonas de campo. Quando chegam os meses de verão, os líderes mundiais também vão de férias.
Energia

Cimeira Energética. Costa satisfeito com resultado

António Costa disse que foi "dado um passo significativo" com a definição do financiamento do projeto de infraestruturas e o estabelecimento de metas ambiciosas.
Espanha

A novela de Pedro Sánchez, o concerto e o avião

Pedro Sánchez viajou no Falcon oficial para ver um concerto dos The Killers. O avião voltou a Madrid e depois voltou a Valência para ir buscar o presidente do Governo espanhol. Que não tinha agenda.
Pedro Sánchez

Pedro Sanchéz usa avião oficial para ir a festival

2637
O primeiro-ministro espanhol reuniu-se durante 45 minutos com o presidente do conselho de Valência. E, depois, foi a um concerto. A oposição acusa-o de usar o avião oficial para se divertir.
Pedro Sánchez

Sánchez. Exumação do corpo de Franco para breve

Depois da sua chegada ao poder no início de junho, o primeiro-ministro espanhol já tinha revelado a sua determinação em transferir os restos mortais do ditador do seu mausoléu, perto de Madrid.
Espanha

Sánchez acusado de "oferecer" TVE ao Podemos

Governo de Pedro Sánchez está a ser acusado de "oferecer" a televisão e rádio públicas ao Podemos, depois de aceitar o nome do jornalista Andrés Gil para presidente da TVE. Bascos devem bloqueá-lo.
Diplomacia

Pedro Sánchez reúne com Costa a 2 de julho

Pedro Sánchez vai reunir com António Costa em Lisboa a 2 de julho e não a 26 como a agência Efe tinha avançado. Antes vai estar em Paris e na Alemanha.
Catalunha

Pedro Sánchez recebe presidente catalão

Pedro Sánchez quer normalizar o diálogo com a Catalunha dentro do âmbito do que está previsto na Constituição pelo que se vai reunir com o presidente regional a 9 de julho, em Madrid.
Diplomacia

Pedro Sánchez reúne com Costa em Lisboa

Pedro Sánchez vai estar em Lisboa na próxima segunda-feira para se encontrar com António Costa. Os dois vão discutir a realização ainda este ano da próxima cimeira bilateral entre Portugal e Espanha.
Espanha

Conselho de Ministro de Sánchez reunido esta sexta

O Conselho de Ministros do Governo de Pedro Sánchez reúne-se pela primeira vez, para iniciar a ação governativa que pretende "transformar e modernizar" o país e resolver "urgências sociais".
Espanha

Guarda-redes espanhol recusa aplaudir Sánchez

266
No encontro entre o presidente de Governo e a seleção espanhola, David de Gea esteve de mãos nos bolsos e não aplaudiu discurso. Em causa estão declarações de Sánchez sobre o próprio guarda-redes.
Pedro Sánchez

Governo espanhol "comprometido com a igualdade"

215
O socialista Pedro Sánchez apresentou ao rei Felipe VI os nomes que compõem o novo governo espanhol, que tem mais mulheres do que homens e está "comprometido com a igualdade".
Espanha

Espanha. O Governo mais feminino de sempre 

438
Os nomes dos novos ministros espanhóis foram conhecidos oficialmente esta quarta-feira, 6 de junho. Mais de 60% são mulheres. Conheça os novos governantes.
Espanha

Poroshenko e Trump: Sánchez já tem agenda cheia

O novo governo espanhol pode prever-se curto, com eleições antecipadas à vista, mas não é por isso que Sánchez não vai ter uma agenda preenchida: primeiro o presidente da Ucrânia, depois Donald Trump.
União Europeia

Uma Europa terrivelmente pouco democrática /premium

A construção europeia assenta num ponto que não admite debate: soberania por dinheiro. No fundo, a Europa é como aquela metáfora do futebol: são 11 contra 11 e no final ganha (sempre) a Alemanha.
Pedro Sánchez

Costa combinou encontro com Sánchez para breve

213
O primeiro-ministro, António Costa, falou este sábado de manhã ao telefone com o novo presidente do governo espanhol, Pedro Sánchez, e ambos combinaram um encontro para breve.
Espanha

Pedro Sánchez escolhe equipa pequena e a prazo

854
Líder do PSOE é o sétimo presidente do Governo, um ano depois de ter recuperado a liderança do seu partido, e conta com o apoio de apenas 84 deputados. Sánchez e Costa já têm um encontro combinado.
Espanha

8 perguntas sobre este abalo político em Espanha /premium

Com o rebentar de um escândalo de corrupção que deixou Rajoy no olho do furacão, a esquerda e os independentistas uniram esforços para derrubar o governo e dar o poder a Sánchez. Conseguiram. E agora?
Espanha

Juncker: plena confiança no compromisso de Sánchez

Presidente da Comissão Europeia enviou mensagem de felicitações ao novo chefe de Governo espanhol, Pedro Sánchez, na qual diz ter "plena confiança no seu compromisso com o projeto europeu".
Mariano Rajoy

Rajoy perde moção de censura, Sánchez é Presidente - como aconteceu

595
O socialista Pedro Sánchez conseguiu reunir os apoios necessários para derrubar Mariano Rajoy — e suceder-lhe na liderança do governo de Espanha. O voto de independentistas foram cruciais.
Espanha

"Efeito Arrimadas": Ciudadanos já é o mais votado

129
O Ciudadanos surge como o partido mais votado nas sondagens espanholas mais recentes. PP e PSOE podem ver-se obrigados a negociar com Albert Rivera para formar Governo. É o "efeito Arrimadas".
PSOE

Sánchez: "É hora de Rajoy encontrar uma solução"

O líder do PSOE colocou toda a pressão do lado do primeiro-ministro espanhol: depois de "anos a olhar para o lado", é Rajoy quem tem de encontrar "uma solução política" para o impasse na Catalunha.
Catalunha

Catalunha. Governo e PSOE marcam eleições

O governo espanhol e o principal partido da oposição chegaram a acordo para convocar eleições na Catalunha em janeiro. O governo reúne-se no sábado em Conselho de Ministros extraordinário.
Socialismo

Acabou o mar de rosas socialista na Europa?

1102
Os partidos socialistas europeus vivem a sua maior crise — com destaque para o PS francês, um histórico à beira da extinção. Austeridade, coligações impopulares e erros de cálculo explicam o fracasso.
PSOE

Quem será o novo líder dos socialistas espanhóis?

Uma mulher sem papas na língua, o obreiro de consensos e um ex-líder que se mantém popular por se recusar a apoiar Mariano Rajoy, mesmo tendo perdido duas eleições. O PSOE escolhe hoje o novo líder.
PSOE

Sánchez apoia "a via portuguesa de Antonio Soares"

109
Pedro Sánchez confundiu Costa com Soares mas elogiou a "la via portuguesa" de governação. Mas a frase do debate pela liderança do PSOE foi outra: "No mientas, cariño!", pediu Susana Diaz a Sánchez.
Espanha

Díaz vai avançar para primárias do PSOE este mês

A presidente da junta da Andaluzia, Susana Díaz, já tem data para anunciar a sua candidatura ao cargo de secretária-geral do PSOE. Pedro Sánchez já avançou, em janeiro.
PSOE

PSOE. Díaz e Sánchez perto do duelo

Segundo a imprensa espanhola, Susana Díaz e Pedro Sánchez estão apenas a fazer tempo até lançarem as suas candidaturas à liderança do PSOE. Tanto para um como para outro, as sondagens não são boas.
Pedro Sánchez

De Sánchez a Costa: problemas da social-democracia

922
Em Espanha, Pedro Sánchez fez-se radical e tentou aliar-se ao radicalismo para continuar à frente do partido e chegar ao governo. Falhou. Em Portugal, António Costa conseguiu. É a diferença.
Eleições Espanha 2016

Com o PSOE em cacos, Pedro Sánchez marca primárias

157
Depois da demissão de 17 membros da equipa de Pedro Sánchez, o PSOE está mergulhado numa guerra interna cujo desfecho ainda é incerto. Líder do órgão máximo diz que Sánchez já não manda no partido.
PSOE

17 membros do comité executivo do PSOE demitem-se

506
Demissão em bloco pode levar à queda de Pedro Sánchez, segundo a leitura que os seus opositores fazem dos estatutos do partido. Mas as regras não são claras e cada lado olha para elas a seu gosto.
Espanha

Pedro Sánchez recusa demitir-se. E agora PSOE?

O Comité federal do PSOE decide sábado se há ou não primárias e congresso antecipado, como Sánchez propôs. Se decidir que não, líder socialista não se demite. Vozes divergentes ouvem-se cada mais.
Eleições Espanha 2016

Como Rajoy falhou investidura. Eleições no Natal?

114
Mariano Rajoy voltou a não passar na segunda votação no Congresso dos Deputados, confirmando o impasse político que Espanha vive desde as eleições de dezembro de 2015. Poderá haver eleições no Natal.
Eleições Espanha 2016

Mariano Rajoy acaba de ser chumbado - como aconteceu

Espanha continua sem governo, depois do chumbo de mais uma tentativa do PP em formar governo. Agora, se a oposição não conseguir fazer uma coligação, haverá novas eleições
Eleições Espanha 2016

Parlamento espanhol chumba Governo de Rajoy - como aconteceu

113
Mais de dois meses depois das eleições, Mariano Rajoy levou a sua solução de Governo a votos no parlamento, depois de ter discursado na véspera. Voto contra dos socialistas chumbaram-no.
Eleições Espanha 2016

Ao 255º dia, Rajoy disse que é a única alternativa

Mariano Rajoy fez a sua proposta de Governo esta terça-feira, sabendo de antemão que deverá ser chumbada. Defendeu um Governo "estável e duradouro", por oposição a solução de "radical e ineficaz".
Explicador

Porque é que Espanha ainda não tem governo?

O parlamento espanhol começa a debater hoje um novo Governo de Mariano Rajoy. As votações, na 4ª e na 6ª-feira, deverão chumbá-lo. Já se fala em terceiras eleições — que poderão ser no dia de Natal.
Política

PSOE garante que irá chumbar orçamentos de Rajoy

275
Mesmo sob a ameaça de um terceiro ato eleitoral para 25 de dezembro, dia de Natal, o PSOE não desarma. Pedro Sánchez garante que não irá viabilizar orçamentos de Mariano Rajoy.
Eleições Espanha 2016

Rivera define seis condições para dar "ok" a Rajoy

O líder do Ciudadanos admite apoiar um eventual Governo de Rajoy, assim o PP aceite dar um sinal inequívoco na luta contra a corrupção. "Sim" de Rivera e abstenção do PSOE desbloquearia a situação.
Eleições Espanha 2016

Rajoy ameaça com terceiras eleições

300
Pedro Sánchez recusou a proposta de Rajoy, que precisa do seu apoio e do de Alberto Rivera para formar governo. O atual líder do governo ameaça com novas eleições, se Sánchez recusar.
Eleições Espanha 2016

Rajoy quer negociar com PSOE mas tem outras opções

Segundo a número dois de Rajoy, o Presidente do Governo em funções está disposto a "falar com todos os grupos políticos" e quer que as negociações sejam feitas de forma "discreta".
Eleições Espanha 2016

PP mais forte mas sem maioria terá de negociar

Seis meses depois, as eleições espanholas mostraram que, como em dezembro, os partidos terão de negociar. Mas permitiram a Mariano Rajoy deixar a mensagem mais forte: "Ganhámos o direito de governar".
Eleições Espanha 2016

Calculadora na mão, señores. Temos coligação?

Depois das eleições, só é possível ter uma solução de Governo com acordos entre partidos. Neste momento, Rajoy, Sánchez, Iglesias e Rivera bem podem olhar para a calculadora. Mas vão ter de falar.
Pedro Sánchez

Sánchez pede a Tsipras que fale com Iglesias

Pedro Sánchez afirmou que vai pedir a Tsipras que interceda a seu favor junto de Iglesias. A falta de apoio do Podemos tem sido um grande entrave para a formação de governo.
PSOE

Rajoy acusa Sánchez de querer ser António Costa

903
"Se outros perdedores conseguiram, porque não eu?" Esta foi, segundo Rajoy, a inspiração que o PSOE de Pedro Sánchez veio buscar a Portugal. A afirmação foi feita durante o debate da investidura.
Espanha

Debate quente. Pedro Sánchez tenta investidura

O debate da tentativa de investidura de Pedro Sánchez continua quente. Rajoy ridiculariza o pacto com o Ciudadanos, que está a dificultar o acordo com os restantes partidos. Iglesias repreendido.
Eleições Espanha 2015

PP oferece vice-presidência a Pedro Sánchez

Pressentindo que o PSOE e o Podemos não vão conseguir entender-se, o partido de Rajoy volta a insistir num governo de bloco central alargado. Mas Sánchez está mais inclinado para o Ciudadanos.
Eleições Espanha 2015

Sánchez. Reunião com Iglesias se "for para pactar"

O líder do PSOE afirmou que aceita o pedido feito por Iglesias para discutir as exigências apresentadas pelo Podemos desde que envolvam as equipas de negociação para garantir a sua investidura.
Eleições Espanha 2015

Rajoy e Sánchez: sem aperto de mão, nem acordo

A reunião começou mal, quando Rajoy evitou apertar a mão a Sánchez. E também não acabou bem, com os dois mais distantes. Rajoy quer governar e Sánchez lembra governo das esquerdas em Portugal.
Eleições Espanha 2015

Podemos puxa PSOE para a esquerda com novo acordo

O partido de Pablo Iglesias vai enviar um conjunto de propostas ao PSOE, na esperança de afastar os socialistas da mesa de negociações do Ciudadanos.
Eleições Espanha 2015

Rajoy apresenta cinco pontos para acordo

Mariano Rajoy reuniu-se na quinta-feira com Rivera e na sexta-feira estará com Sánchez. O líder do PP tenta chegar a um acordo de cinco pontos para desbloquear impasse. Tem 31 dias até novas eleições.
Eleições Espanha 2015

Sánchez rompe com Iglesias e chama Rajoy

303
O secretário-geral do Podemos tentou que o Ciudadanos fosse descartado das negociações. A proposta foi rejeitada por Sánchez, que insiste que a porta permanecerá aberta para Iglesias.
Eleições Espanha 2015

Pedro Sánchez. As pesquisas mais populares

Desde que Filipe IV propôs ao líder socialista que tentasse formar governo, as pesquisas sobre Pedro Sánchez dispararam no Google. Veja alguma das mais populares.
Eleições Espanha 2015

Sánchez: "Estou disposto a tentar formar Governo"

O secretário geral do PSOE informou esta terça-feira o rei de Espanha que está "disposto a formar Governo" caso Mariano Rajoy não queira avançar.
Eleições Espanha 2015

Sánchez e Iglesias conversam, mas para discordarem

Numa conversa telefónica de 20 minutos, Pedro Sánchez mostrou o desagrado em relação à proposta feita pelo Podemos ao Rei e ambos discordam em relação à altura do começo das negociações.
Eleições Espanha 2015

Sánchez negoceia, Rajoy acusa-o de indignidade

146
O líder do PSOE, Pedro Sánchez, vai falar este fim de semana com Pablo Iglesias, do Podemos, e Albert Rivera, do Ciudadanos, com vista a um acordo de Governo. Rajoy acusa-o de não ter dignidade.
Espanha

Acordo dos socialistas com Podemos mais perto

Sondagem dá vitória mais folgada a Rajoy, mas começa a parecer menos provável que haja novas eleições. Ciudadanos poderá aceitar abster-se, viabilizando um governo PSOE e Podemos.
Espanha

Aliados do Podemos pedem deputados a PSOE 

Partidos das regiões autónomas querem garantir que tanto o partido liderado por Pablo Iglesias como os seus aliados autonómicos na Catalunha, Valência e Galiza conseguem formar grupos parlamentares.
Eleições Espanha 2015

PSOE quer o Podemos e o Ciudadanos

Pedro Sánchez parece ter sido confrontado com a inevitabilidade de estar "obrigado a entender-se com o Podemos" para formar uma alternativa de Governo. Mas também pisca o olho ao Ciudadanos.
Eleições Espanha 2015

Rajoy. Governo do PSOE não é "o mais conveniente"

O líder do Partido Popular criticou Pedro Sánchez por se recusar a viabilizar um novo governo de Rajoy. O Presidente do Governo em funções diz que está em "conversas discretas" com outros partidos.
Eleições Espanha 2015

PSOE. Barões alertam para diferenças em Portugal

Os líderes regionais do PSOE avisam Sánchez para as diferenças entre Portugal e Espanha. É que cá não existem partidos que colocam em causa a unidade do país.
Eleições Espanha 2015

PP quer PSOE a olhar para Alemanha e não Portugal

O porta-voz do Partido Popular, Rafael Hernando, pediu ao PSOE para se fixar antes num país como a Alemanha, e não em Portugal, onde o líder do PSOE se reuniu com Costa.
Espanha

Sánchez pede conselhos a Costa

596
O líder dos socialistas espanhóis vem a Lisboa esta quinta-feira para um encontro com António Costa. Pedro Sánchez está em negociações em Espanha e quer pôr em cima da mesa um "pacto à portuguesa".
Eleições Espanha 2015

Barões do PSOE já antecipam novas eleições

Perante o impasse, com o PSOE preso entre viabilizar um governo de Rajoy ou negociar à sua esquerda, até com separatistas, barões socialistas já preveem novas eleições e querem Susana Díaz como líder.
Eleições Espanha 2015

Estes gémeos não podiam ser mais diferentes

Era a história a repetir-se: Pedro Sánchez perdia as eleições e chegava a primeiro-ministro. Espanha igual a Portugal. Mas as diferenças são gritantes e o espanhol pode não repetir o feito de Costa.
Eleições Espanha 2015

PSOE recusa negociar com quem quiser referendo

Os socialistas espanhóis estendem a mão a todos os partidos, "novos" ou "clássicos", mas recusam que a discussão da independência da Catalunha. Podemos já disse que referendo é "imprescindível".
Eleições Espanha 2015

Sanchéz rejeita acordo e quer "governo de mudança"

Líder do PSOE foi esta quarta feira a Moncloa dizer "não" a Mariano Rajoy, independentemente que este venha a apresentar cedências. Pedro Sánchez quer novas eleições como "última das opções".
Eleições Espanha 2015

Rajoy: as primeiras cedências para chegar a acordo

O líder do Partido Popular quer negociar com o PSOE. Está disposto a oferecer aos socialistas o lugar da presidência do Congresso, ou, em alternativa, uma reforma constitucional.
Eleições Espanha 2015

A luta de Pedro Sánchez dentro do PSOE

O líder do PSOE já garantiu que não viabilizará o governo de Rajoy, abrindo a porta aos partidos da esquerda. Mas primeiro terá que olhar para dentro de casa e enfrentar os críticos do PSOE.
Eleições Espanha 2015

E agora, Espanha?

Os resultados das eleições de 20 de dezembro mergulharam a Espanha num impasse político. O PP ganhou, sem maioria nem hipótese de coligações, depois de o PSOE lhe fechar a porta. O que se segue?
Eleições Espanha 2015

PSOE tem "a bola nos pés" no jogo das coligações

O PSOE já garantiu que não vai viabilizar um governo de Rajoy, o que indica disponibilidade para se virar à esquerda. O Podemos pede-lhe um referendo à independência da Catalunha.
Eleições Espanha 2015

Líderes dos partidos espanhóis apelam ao voto

Os quatro líderes dos principais partidos em Espanha já votaram. Apelaram à mobilização dos espanhóis num dia que querem "histórico". Quase todos querem mudança. Afluência às urnas inferior à de 2011.
Eleições Espanha 2015

Pedro Sánchez diz que "já cheira a mudança"

O secretário-geral do PSOE e candidato a presidente do Governo, Pedro Sánchez, considerou as eleições "uma jornada histórica" na qual "já cheira a mudança" quanto ao "rumo que Espanha precisa".
Eleições Espanha 2015

Tensão e troca de acusações entre Rajoy e Sánchez

Foi um debate quente e crispado onde a corrupção e a economia tiveram papel principal. No fim as sondagens online parecem dar alguma vantagem ao actual primeiro-ministro espanhol.
Mundo

Rajoy receia acordo pós-eleitoral para governo 

Rajoy alertou para a possibilidade de os partidos fazerem acordos pós-eleitorais apenas para “impedir o PP de governar”. Pedro Sánchez acusou o PP de ter cortado em tudo "menos na corrupção".
Eleições Espanha 2015

Surpresa à vista. PSOE cai para o quarto lugar

184
Surpresa à vista nas eleições de dia 20 em Espanha. PS de Pedro Sánchez está em queda livre e pode ser a quarta força, ultrapassado pelo Podemos. PP de Rajoy lidera, seguido do Ciudadanos.
Eleições Espanha 2015

PS espanhol não descarta ser segundo e governar?

232
O líder do PSOE diz que não o fará: só governará se ficar à frente do PP de Rajoy (nem que seja com "um voto a mais"). Mas fontes do partido dizem ao El Español que é estratégia.
Espanha

A revisão constitucional que o PSOE quer

As eleições legislativas espanholas realizam-se em dezembro, mas os partidos já se desdobram em propostas. Pedro Sánchez vai propor o direito ao salário mínimo na Constituição. Entre outras coisas.
Podemos

Sondagem. PSOE e PP empatados, Podemos em queda

A popularidade de Rajoy já teve dias melhores, mas a verdade é que está a crescer. As remodelações no governo e no seio do PP trouxeram os populares para o cimo das sondagens, logo atrás do PSOE.
Futuro da Grécia

Grexit. Costa diz que Passos "agiu mal"

António Costa e Pedro Sanchèz quiseram mostrar que Espanha e Portugal estão com a Grécia, mas não são a Grécia. Líder do PS aponta o dedo à atuação de Passos Coelho.
PS

Costa e Sanchèz querem espécie de governo ibérico

655
Os dois líderes dos partidos socialistas assinaram esta sexta-feira em Lisboa um compromisso para uma maior cooperação entre Portugal e Espanha.
PS

A receita dos socialistas de Portugal e Espanha

"O novo impulso para a convergência" assinado por Costa e Sanchez aposta no Fundo Europeu para Investimentos Estratégicos de Juncker. Ingredientes, contudo, não são todos iguais.
Espanha

PSOE não participará em governos que não presida

Os socialistas do PSOE estão de acordo: o partido não participará em governos que não presida. Reunido este sábado, o Comité Federal do PSOE traçará as linhas do mapa de alianças com o Podemos.
Espanha

PSOE e Podemos perto de um acordo

Estão por dias os entendimentos entre socialistas e o grupo de Pablo Iglesias. Na Andaluzia, porém, a eleita do PSOE quer negociar com os populares e não com o Podemos.
PSOE

Zapatero apoia Susana Díaz contra Pedro Sánchez

Zapatero elogiou o trabalho de Susana Díaz, considerando-a a melhor dirigente atualmente. Não se sabe ainda se Díaz e Sánchez se defrontarão nas primárias para Presidente do Governo, em julho.
Espanha

PSOE pede ao Governo para rever a Constituição

Pedro Sánchez pediu ao Governo de Mariano Rajoy que inicie já o processo de debate sobre a revisão constitucional e sobre a adoção de um modelo federal para o país.
União Europeia

A juventude é um trunfo na política europeia 

239
Renzi causou sensação pela idade e pela atitude, mas o primeiro-ministro de Itália nem é o mais jovem da União Europeia. No continente há um primeiro-ministro com 31 anos e um ministro com 27.
Espanha

Falou 50 min para garantir um PS à esquerda

Pedro Sánchez foi este fim de semana consagrado líder do PSOE. Na abertura do congresso prometeu um PSOE à esquerda "para mudar a Europa", no encerramento prometeu a revogação da lei laboral.
Espanha

Quem é Pedro Sanchéz, o novo líder do PSOE?

Desde domingo que Pedro Sanchéz é o novo líder do PSOE, depois de correr Espanha num Peugeot 407. É casado, tem duas filhas, foi jogador profissional de basquetebol e é adepto do Atlético de Madrid.
A página está a demorar muito tempo.