Ainda que o vídeo seja real e mostre a polícia a deter uma mulher, com recurso à força, está longe de ter como origem a falta de certificado de vacinação de uma pessoa que estaria “às compras”. O vídeo foi gravado — e partilhado no Twitter — por um jornalista no início de setembro numa manifestação de pessoas anti-vacinação.

Vídeo partilhado no Facebook alegando que a mulher estava a ser detida por não ter certificado de vacinação

França é um dos países na Europa onde se têm registado manifestações anti-vacinação, chegando a contabilizar-se milhares de pessoas espalhadas por várias cidades no país. A desinformação em torno dessas manifestações também tem acontecido, tal como o Observador já verificou, por exemplo, aqui. Neste caso, é o próprio âmbito da manifestação que é deturpado.

Se o vídeo é real, o contexto dado da publicação não podia estar mais longe da verdade. A mulher foi uma das pessoas detidas durante a manifestação contra as vacinas desenvolvidas para combater a Covid-19. Além de serem contra as vacinas, os franceses que têm participado nas manifestações apresentam-se também contra a imposição, por parte do governo, do certificado digital da Covid-19 em várias áreas da vida social.

A 31 de julho, por exemplo, segundo os dados do Ministério do Interior, mais de 200 mil pessoas manifestaram-se (naquele que foi o terceiro fim de semana consecutivo de protestos) contra o passe sanitário. Recusam a obrigatoriedade do certificado de vacinação para comer em restaurantes ou assistir a espetáculos. As manifestações não foram pacíficas e no final desse dia acabou por ser a violência a marcar os protestos na capital francesa.

Conclusão

Não é verdade que o vídeo mostre a polícia francesa a carregar sobre uma “mulher que tentou fazer compras sem passaporte de vacina”. As imagens foram gravadas durante um dos protestos dos franceses contra a vacinação e a imposição do certificado verde no país.

Segundo a classificação do Observador, este conteúdo é:

ERRADO

No sistema de classificação do Facebook, este conteúdo é:

FALSO: As principais alegações do conteúdo são factualmente imprecisas. Geralmente, esta opção corresponde às classificações “falso” ou “maioritariamente falso” nos sites de verificadores de factos.

PUB • CONTINUE A LER A SEGUIR

IFCN Badge