Portugal é um dos países do mundo com o maior rácio da dívida pública em relação ao Produto Interno Bruto (PIB), mas a informação que está a correr as redes sociais, a de que ocupa o terceiro lugar à escala global, está errada. No final de 2019, o peso da dívida pública nacional era de 117,7% do PIB, um valor bastante elevado, mas, ainda assim, a nível mundial, abaixo de seis outras nações. E não de duas, como refere a publicação que serve de partida a este fact check.

Portugal foi um dos 16 países da UE que fecharam 2019 com excedente orçamental

“Temos a 3.ª maior dívida do mundo. Em 74 tínhamos a 4.ª maior reserva de ouro do mundo e não tínhamos dívidas. Parabéns partido”, escreve um utilizador de Facebook, publicação que já foi partilhada centenas de vezes naquela rede social e que foi assinalada como potencial notícia falsa pela empresa liderada por Mark Zuckerberg.

A publicação que tem andado a circular no Facebook e que é falsa

Onde Portugal ocupa, de facto, a terceira posição neste indesejável ranking é na Europa, onde somente Grécia e Itália estão acima de Portugal no rácio da dívida pública face ao PIB: Grécia com 176,6% e Itália com 134,8%, segundo os dados publicados no final de abril pelo Eurostat. Ainda assim, de acordo com o Gabinete de Estatísticas da União Europeia, a dívida pública portuguesa baixou 4,3 pontos percentuais, de 122% em 2018 para 117,7% em 2019.

Em dezembro de 2019, a dívida pública nacional era, em termos absolutos, de 249,7 mil milhões de euros, um aumento de 0,6 mil milhões de euros em relação a 2018, segundo dados do Banco de Portugal.

Saindo do continente europeu, existiam, em dezembro de 2019, outros quatro países onde o rácio da dívida pública em relação ao PIB eram superiores a Portugal. A começar pelo Japão, onde, no final do ano passado, a dívida pública chegava aos 238% do PIB, segundo dados compilados pela plataforma estatística Trading Economics a partir de informações do Ministério das Finanças nipónico.

Segue-se, neste ranking das nações com o maior peso da dívida pública no Produto Interno Bruto, o Líbano, onde em outubro de 2019, segundo a BBC News, o valor já ia em 152%, Singapura, com 126,3%, apesar da cidade-estado possuir um rating AAA, e Cabo Verde, com 124% do PIB.

Quanto à segundo frase do post — “Em 74 tínhamos a 4.ª maior reserva de ouro do mundo e não tínhamos dívidas” — já tinha sido alvo de um fact check do Observador. A investigação concluiu que, no ano de 1974, Portugal tinha a oitava maior reserva de ouro do mundo (e não a quarta) e, apesar de ter uma dívida pública substancialmente inferior à de hoje, nesse ano equivalia a cerca de 13,5% do PIB do país. Ou seja, era bastante inferior à de hoje (que representa 117,7% do PIB), mas não é verdade que não tivesse dívidas.

Conclusão:

A publicação que tem estado a circular no Facebook é falsa. Portugal não tem a terceira maior dívida pública do mundo. Em dezembro de 2019, o nosso país ocupava o sétimo lugar no ranking global das nações com o maior rácio da dívida pública em relação ao PIB. Portugal tinha, sim, a maior terceira dívida pública da Europa, atrás de Grécia e Itália. E não a terceira a nível mundial.

Segundo a classificação do Observador, este conteúdo é:

Errado

No sistema de classificação do Facebook, este conteúdo é:

FALSO: As principais alegações do conteúdo são factualmente imprecisas. Geralmente, esta opção corresponde às classificações “falso” ou “maioritariamente falso” nos sites de verificadores de factos.

Nota: este conteúdo foi selecionado pelo Observador no âmbito de uma parceria de fact checking com o Facebook.

IFCN Badge