É certo que os robôs começam, cada vez mais, a fazer parte da nossa vida. Ainda este mês, a Tesla, empresa criada por Elon Musk, fez uma demonstração de robôs, controlados por humanos, que interagiam com as pessoas. Agora, segundo uma publicação de Facebook, o Reino Unido decidiu dar o próximo passo, criando o primeiro robô polícia da história. Trata-se, no entanto, de uma publicação falsa.
Olhando para a publicação, somos confrontados com um vídeo onde se vê o suposto robô a ser apresentado. A voz-off refere que esta máquina foi desenvolvida pelas “grandes corporações norte-americanas”, apesar de também falar no Reino Unido. No entanto, nesse mesmo vídeo, surge uma bandeira de Portugal ao lado da bandeira dos Estados Unidos da América. O apresentador em causa é supostamente um engenheiro, apesar de nunca ser referido o seu nome nem o local onde trabalha.
Ora, quando se procura por notícias sobre a suposta criação de um robô polícia no Reino Unido, uma das primeiras é da Sky News, que refere estar a ser estudada uma ferramenta de Inteligência Artificial que vai “conseguir fazer 81 anos de investigação criminal em pouco mais de 30 horas”. Também é dito noutra notícia, neste caso do Daily Mail, que, no Reino Unido, já está a ser usado um algoritmo para prever crimes e tecnologia de reconhecimento facial em vários locais com público. Também segundo a BBC, e ainda este ano, tem sido testado uma ferramenta de atendimento de chamadas, através do uso de Inteligência Artificial, para acudir, por exemplo, a casos de violência doméstica naquele país. Em nenhuma destas três notícias é feita a referência à criação e lançamento iminentes de robôs polícias nas ruas das várias cidades do Reino Unido. Quando consultamos a página oficial da polícia britânica, também não é possível encontrar nenhum resultado que comprove o que é dito na publicação original.
Depois, quando são utilizadas ferramentas de identificação de imagens como a Google Images, chegamos a resultados, no mínimo, confusos. Por exemplo, quando colocamos a fotografia do robô em causa, vamos parar a um site chamado “Star Wars Wikipedia”, onde este mesmo robô é apelidado de “droide arquiteto”, ou seja, como fazendo parte do universo cinematográfico criado por George Lucas. Esse resultado da pesquisa é, na verdade, o mais frequente nas pesquisas. É até possível encontrar um vídeo de Youtube onde se fala desta personagem de ficção. Ou seja, o autor da publicação original manipulou as imagens em causa.
Conclusão
Não é verdade que, para já, o Reino Unido tenha criado um robô polícia como mostra uma publicação de Facebook. O vídeo em questão usa uma personagem de ficção do universo da Guerra das Estrelas para propagar uma informação falsa.
Assim, de acordo com o sistema de classificação do Observador, este conteúdo é:
ERRADO
No sistema de classificação do Facebook, este conteúdo é:
FALSO: As principais alegações do conteúdo são factualmente imprecisas. Geralmente, esta opção corresponde às classificações “falso” ou “maioritariamente falso” nos sites de verificadores de factos.
NOTA: este conteúdo foi selecionado pelo Observador no âmbito de uma parceria de fact checking com o Facebook.