A guerra na Ucrânia continua a ser mote para muita desinformação e notícias falsas. Desta vez, uma publicação circula no Facebook com uma imagem de um repórter da BBC alegadamente em reportagem na guerra. A narrativa que está a ser associada à fotografia é a de que o jornalista estará a fingir que está na linha da frente dos combates ao mesmo tempo que surge uma idosa, no fundo da imagem, aparentemente “confusa” com a posição de abrigado em que o repórter se encontrava.

“Jeremy Bown, da BBC, finge estar na linha da frente, enquanto uma mulher observa, aparentemente confusa”, diz a publicação que está a ser partilhada por vários utilizadores no Facebook.

Na imagem, pode ver-se, de facto, o repórter estendido no chão enquanto estará a relatar determinado momento do conflito na Ucrânia. Ao fundo, é possível ver uma mulher, com o que parece ser um saco ou uma mala numa das mãos, enquanto observa o jornalista. É um cenário que dá a entender que, naquele momento, não estariam em pleno conflito e aflição.

PUB • CONTINUE A LER A SEGUIR

Ora, uma pesquisa pelo arquivo da BBC revela que esta imagem está descontextualizada. Ou seja, o jornalista da televisão britânica estava mesmo em trabalho e não numa encenação, ao contrário do que sugere a publicação partilhada.

As imagens dizem respeito a uma reportagem da BBC publicada no site a 6 de março deste ano, com o título “War in Ukraine: Taking cover in a town under attack” (Tradução: “Guerra na Ucrânia: proteger-se numa cidade sob ataque”). A informação que surge junto do vídeo dá conta de que “artilharia e ataques aéreos causaram graves danos em Irpin”, onde um ataque “matou uma mulher e duas crianças que tentavam fugir”. Jeremy Bowen, da BBC, explica o mesmo texto, passou o dia naquela cidade ucraniana, enquanto os moradores tentavam fugir.

Quanto ao vídeo com a reportagem, a partir do minuto 1’52 é possível ver o momento em que o jornalista reporta o que está a acontecer — em imagens que correspondem àquela que foi isolada e que está a ser partilhada nas redes sociais. De fundo, ouvem-se sons daquilo que serão disparos e explosões, indicando assim que Jeremy Bowen estará mesmo numa das linhas da frente dos confrontos. Enquanto isso, uma mulher (a mesma que é referida na publicação em análise) esconde-se por trás de uma estrutura de metal e acaba depois por se levantar e seguir caminho — com o tal saco na mão e um cão que a segue.

Conclusão

Não há qualquer encenação na reportagem da BBC que indique que o jornalista, Jeremy Bowen, estaria a fingir estar na linha da frente da guerra na Ucrânia. A reportagem aconteceu de facto, num momento em que a cidade ucraniana de Irpin estava sob fogo, e foi emitida e publicada no site da televisão britânica.

Um dos momentos do vídeo foi retirado do contexto e transformado numa imagem que circulou nas redes sociais, alegando que o jornalista estaria a encenar aquela situação e que teria sido apanhado pela mulher idosa que surge no fundo da imagem. Não é verdade.

Assim, segundo a classificação do Observador, este conteúdo é:

ENGANADOR

No sistema de classificação do Facebook, este conteúdo é:

PARCIALMENTE FALSO: as alegações dos conteúdos são uma mistura de factos precisos e imprecisos ou a principal alegação é enganadora ou está incompleta.

NOTA: este conteúdo foi selecionado pelo Observador no âmbito de uma parceria de factchecking com o Facebook.

IFCN Badge