“O futuro chegou: robô corta o cabelo de Elon Musk. Será que as máquinas substituirão os humanos?” Esta é uma pergunta que publicações nas redes sociais fazem, acompanhadas de um vídeo de um robô a servir como cabeleireiro do magnata que é dono do X (antigo Twitter), SpaceX e Tesla.
Esse robô que alegadamente substituirá os cabeleireiros chama-se “Barbers”. Um utilizador nas redes sociais questiona se as pessoas teriam coragem de se atrever nesta “experiência futurista”: “Confesso que só se o robô for tão preciso quanto a minha cabeleireira de confiança”.
Outro utilizador faz uma reflexão sobre a “automação crescente e a importância de procurar conhecimento para se adaptar ao futuro”. “Será que as máquinas vão dominar todos os trabalhos que hoje são feitos por pessoas?”
Apesar destas dúvidas, não existe nenhuma informação oficial que prove que o robô efetivamente exista. De igual forma, Elon Musk nunca fez qualquer referência a esta invenção — nem nunca a divulgou publicamente.
Nos últimos tempos, têm surgido rumores idênticos acerca do alegado desenvolvimento de robôs por Elon Musk. Ainda recentemente, nas redes sociais, havia informações erradas de que o magnata teria inventado um “cavalo robótico” que atingiria 280 quilómetros por hora.
Fact Check. Elon Musk apresenta um “cavalo robótico” da Tesla capaz de atingir 280 km/h?
Em relação ao vídeo partilhado nas redes sociais, este foi gerado com o recurso a inteligência artificial, como mostra o detetor illuminarty.
Essa indicação é, de resto, referida de forma expressa pelo autor da partilha original destas imagens. O vídeo foi publicado na conta aismartzone a 17 de dezembro deste ano e na legenda que acompanha as imagens pode ler-se: “Este excerto é um produto CGI [Computer-generated Imagery, ou conteúdo gerado com recurso a tecnologia informática], criada com o recurso a ferramentas de Inteligência Artificial. Ainda não é real… mas com a forma como a tecnologia está a evoluir, quem sabe? Em apenas poucos anos, esta pode ser a nossa realidade.”
Conclusão
Não existe qualquer informação que indique que Elon Musk tenha inventado um robô capaz de cortar cabelos e que vá substituir os cabeleireiros. O vídeo que serve como prova para a invenção foi gerado por inteligência artificial, como indica o autor da publicação original.
Assim, de acordo com o sistema de classificação do Observador, este conteúdo é:
ENGANADOR
No sistema de classificação do Facebook, este conteúdo é:
PARCIALMENTE FALSO: as alegações dos conteúdos são uma mistura de factos precisos e imprecisos ou a principal alegação é enganadora ou está incompleta.
NOTA: este conteúdo foi selecionado pelo Observador no âmbito de uma parceria de fact checking com o Facebook.