As eleições do Sport Lisboa e Benfica decorreram no passado dia 28 de outubro, onde o resultado foi a reeleição de Luís Filipe Vieira para um sexto mandato. No mesmo dia, surgiu uma publicação viral de Facebook, com uma imagem do atual técnico do Sporting Clube de Portugal, Rúben Amorim, dentro das instalações do Benfica, onde decorreu o ato eleitoral. Continha a seguinte legenda: “É bonito de ver o actual treinador do Sporting a exercer o seu dever cívico e votar no seu clube de coração. Carrega Benfica!”.  Trata-se, no entanto, de uma publicação falsa.

Montagem viral de Ruben Amorim a votar nas eleições do Benfica.

“O Rúben está com o fato de treino do clube que representa, é absurdo demais. Sim, é obviamente falso. É como se o Jorge Jesus, agora treinador do Benfica, fosse de fato de treino encarnado votar numa Assembleia Geral do Sporting. Não saía de lá ‘vivo’ ”. É assim que reage uma fonte oficial do clube leonino ao Observador, depois de ser questionado quanto à veracidade do post original.

A imagem que se vê no post é, portanto, uma montagem. Rúben Amorim está vestido com o fato-de-treino dos leões e não se encontra de máscara, tal como todas as outras pessoas presentes na imagem. Ora, havendo regras sanitárias restritas no que diz respeito ao uso deste material de proteção, quer ao ar livre, quer dentro de espaços públicos, seria difícil que esta fotografia fosse verdadeira.  Aliás, o cumprimento dessas regras foi defendido pelo próprio clube na sua página oficial, algo também verificável nas várias reportagens que foram feitas pelas televisões ao longo do dia. “Assegurar que a totalidade das 25 secções e locais de votos terão todas as condições e equipamentos de proteção, salvaguarda e segurança, no cumprimento escrupuloso das regras definidas pelas autoridades de Saúde”, lê-se no comunicado da Mesa da Assembleia Geral do Benfica, publicado no dia 25 de outubro.

Foto original creditada à Lusa

A fotografia original que mostra o momento do voto de sócios benfiquistas e onde não está, obviamente, Ruben Amorim

Depois, utilizando a ferramenta de verificação de imagens, Google Images, é perceptível que esta fotografia já foi utilizada por outros jornais portugueses para ilustrar as eleições encarnadas. A 27 de outubro, o site “Maisfutebol”, publicou uma notícia com esta mesma imagem, mas sem conter Rúben Amorim ao centro. 4 dias antes, o site da Sapo, publicou um artigo de opinião sobre o mesmo tema, recorrendo à mesma imagem, creditando a Agência Lusa. O técnico leonino também não está presente.

PUB • CONTINUE A LER A SEGUIR

Conclusão

Não é verdade que Rúben Amorim, técnico do Sporting Clube de Portugal, tenha estado presente nas eleições do Benfica, que decorreram no passado dia 28 de outubro. A imagem viral foi prontamente desmentida por fonte oficial do clube leonino ao Observador. Além disso, a fotografia é uma montagem, porque o técnico dos leões está sem máscara e vestido com o fato de treino oficial do clube de Alvalade. Esta imagem pode ser encontrada noutros artigos da comunicação social, sendo creditada à agência Lusa.

Assim, de acordo com o sistema de classificação do Observador, este conteúdo é:

ERRADO

No sistema de classificação do Facebook este conteúdo é:

FALSO: as principais alegações do conteúdo são factualmente imprecisas. Geralmente, esta opção corresponde às classificações “falso” ou “maioritariamente falso” nos sites de verificadores de factos.

IFCN Badge