Uma imagem partilhada no Facebook pretende falsear a mensagem que Rui Santos transmitiu no espaço de comentário “Tempo Extra”, na SIC Notícias, em março deste ano. Na publicação do Facebook, o título diz que o “Benfica tem ligeira vantagem sobre o FC Porto”, no espaço do futebol internacional. Mas nem foi isso que Rui Santos disse, nem a imagem que acompanha a publicação corresponde à que foi apresentada durante o programa.

Publicação no Facebook, que manipula as afirmações de Rui Santos no programa “Tempo Extra” da SIC Notícias.

Em março, no programa de comentário “Tempo Extra”, Rui Santos apresentou um quadro com o número de troféus internacionais que o Futebol Clube do Porto e o Sport Lisboa e Benfica haviam vencido até àquela data. Do quadro apresentado, que não é o mesmo que a publicação partilha, Rui Santos concluía que o “FC Porto tem uma ligeira vantagem sobre o Benfica no espaço do futebol internacional”.

Mas que quadro apresentou Rui Santos?

Quadro comparativo de troféus que Rui Santos apresentou durante o programa.

Na apresentação, Rui Santos conta sete troféus internacionais para o Porto e apenas dois para o Benfica, daí concluindo a “ligeira diferença” entre ambos, com vantagem para a equipa do Norte — que tem mais do triplo de troféus do que a equipa da capital.

Na imagem partilhada no Facebook, que foi manipulada, o quadro surge com os troféus do “Torneio Internacional do Guadiana” e da “Taça Latina”, passando o Benfica a ter oito troféus contra os sete do Porto.

PUB • CONTINUE A LER A SEGUIR

É fácil perceber, aliás, que a imagem foi manipulada preenchendo o espaço livre na parte inferior do ecrã para o qual Rui Santos apontava, tendo sido a afirmação do comentador alterada também para o contrário: “Benfica tem uma ligeira vantagem sobre o FC Porto no espaço do futebol internacional.”

Conclusão

A publicação manipula aquilo que o comentador desportivo Rui Santos disse durante o programa “Tempo Extra”, na SIC Notícias, bem como a imagem que apresentou durante a emissão do programa, em março. Durante o programa, Rui Santos não contabilizou o Torneio Internacional do Guadiana como um “troféu internacional”, nem a “Taça Latina”, que surgem na imagem manipulada que a publicação do Facebook utilizou. É falso que Rui Santos tenha contabilizado essas duas taças e é falso que tenha dito que o Benfica estava em vantagem comparativamente ao FC Porto no que diz respeito ao numero de troféus internacionais conquistados.

Assim, segundo a classificação do Observador, este conteúdo é:

Errado

No sistema de classificação do Facebook este conteúdo é:

FALSO: as principais alegações do conteúdo são factualmente imprecisas. Geralmente, esta opção corresponde às classificações “falso” ou “maioritariamente falso” nos sites de verificadores de factos.

Nota: este conteúdo foi selecionado pelo Observador no âmbito de uma parceria de fact checking com o Facebook.

IFCN Badge