Uma publicação viral alega que uma sala de espetáculos em Las Vegas, conhecida como “A Esfera”, projetou uma mensagem polémica contra o atual Presidente dos Estados Unidos, Joe Biden: Trata-se, no entanto, de uma publicação falsa.

Publicação viral alega que sala de espetáculos, em Las Vegas, insultou Joe Biden. É falso.

A 29 de setembro de 2023 foi inaugurada uma arena esférica, utilizada para espetáculos de música e entretenimento, em Las Vegas: “A Esfera”. Alguns meses depois, já este ano, segundo as publicações que circulam nas redes sociais, teria sido projetada uma mensagem neste edifício com um tom crítico da presidência de Joe Biden, que irá a votos já este ano contra o presumível candidato republicano, Donald Trump. O problema é que não existe nenhuma notícia credível que comprove que, na “Esfera”, tenha sido projetada uma grande mensagem ofensiva contra Biden.

Por outro lado, o autor também não explica quando é que aquela mensagem foi projetada. Consultando algumas das redes sociais oficiais deste edifício, também não foi possível encontrar o momento em que a mensagem foi mostrada ao público.

Vários fact-checkers internacionais, especialmente nos Estados Unidos, chegaram à conclusão de que esta imagem foi manipulada, tendo sido utilizado um filtro originado na rede social Tik-Tok para a partilhar nas restantes redes sociais. Aliás, utilizando essa aplicação e usando o nome daquela sala de espetáculos, surgem vários resultados com diferentes imagens a ser alegadamente projetadas na “Esfera” em las Vegas.

Conclusão

Não é verdade que a sala de espetáculos, “Esfera”, em Las Vegas, tenha projetado uma mensagem ofensiva contra o atual Presidente dos EUA, Joe Biden. Trata-se de uma imagem manipulada em várias publicações das redes sociais a partir de um filtro do Tik-Tok. Não existe nenhuma notícia credível que demonstre que, de facto, aquela projeção tenha ocorrido este ano ou em 2023.

Assim, de acordo com o sistema de classificação do Observador, este conteúdo é:

ERRADO

No sistema de classificação do Facebook este conteúdo é:

FALSO: as principais alegações do conteúdo são factualmente imprecisas. Geralmente, esta opção corresponde às classificações “falso” ou “maioritariamente falso” nos sites de verificadores de factos.

NOTA: este conteúdo foi selecionado pelo Observador no âmbito de uma parceria de fact checking com o Facebook.

IFCN Badge