A dias das eleições no Brasil, as redes sociais têm sido terreno fértil para várias acusações aos candidatos. Uma das últimas partiu de Gustavo Gayer, candidato a deputado pelo Partido Liberal — o mesmo partido pelo qual Jair Bolsonaro concorre a um segundo mandato enquanto Presidente da República.

Em causa está um vídeo publicado pelo político, e muito partilhado nas redes sociais, sobre como uma empresa de sondagens, a Ipec (Inteligência em Pesquisa e Consultoria Estratégica), está alegadamente sediada no mesmo local que a sede de campanha de Lula da Silva.

Publicação de Facebook que mostra o vídeo falso partilhado pelo candidato a deputado do PL

Publicação de Facebook que mostra o vídeo falso partilhado pelo candidato a deputado do PL

Vamos por partes. A Ipec é de facto uma empresa de sondagens que realiza estudos de opinião por todo o Brasil e tem dado — como todas as outras sondagens — vantagem a Lula da Silva sobre Jair Bolsonaro na corrida eleitoral. As sondagens mais recentes mostram a possibilidade de o candidato apoiado pelo Partido dos Trabalhistas vencer já na primeira volta, com 50% das intenções de voto face aos 36% dados a Bolsonaro.

A desinformação em torno das sondagens no Brasil, não são uma novidade. Aliás, já foram alvo de Fact Checks publicados no Observador sondagens falsas que têm procurado mostrar uma vantagem de Bolsonaro que na verdade não existe.

Fact Check. Bolsonaro lidera sondagem transmitida no jornal da Globo com 46% dos votos contra 31% de Lula?

Mas regressemos a Gustavo Gayer. Na verdade, o candidato a deputado confundiu a empresa de sondagens Ipec com o IPEC (Instituto de Pesquisa e Estudos de Cidadania), o nome utilizado pelo Instituto Lula até 2011.

Apesar de terem as mesmas iniciais, são de facto institutos diferentes. E, além dos nomes, também as moradas distintas das que têm sido mencionadas nas redes sociais. Os registos oficiais, no Cadastro Nacional da Pessoa Jurídica (CNPJ), mostram na verdade que a morada da empresa de sondagens Ipec é a rua Pouso Alegre, em São Paulo. Já o Instituto Lula, conhecido anteriormente como IPEC está sediado na Avenida Paulista e até registado com o nome “Instituto Luiz Inácio Lula da Silva”.

O político e youtuber chegou a apagar o vídeo original e a publicar um novo, a pedir desculpa e admitir que tinha partilhado uma informação falsa sobre a sede da campanha de Lula da Silva.

Segundo a imprensa brasileira, no vídeo, que rapidamente se tornou viral, Gustavo Gayer tinha chegado a dizer: Esse povo é tão burro que nem para colocar o endereço diferente, sei lá, um endereço fantasma. Eles são tão burros que publicam na internet”.

A assessoria de imprensa da empresa de sondagens, a Ipec respondeu sobre o caso em declarações à agência AFP, garantindo que não tem “qualquer ligação” com o Instituto Lula, classificando as publicações que circulam nas redes sociais como “fake news”.

Conclusão

Não é verdade que a sede de campanha do candidato Lula da Silva esteja situada no mesmo local que a empresa de sondagens Ipec. A notícia falsa foi partilhada por um candidato a deputado do mesmo partido de Jair Bolsonaro, que chegou a admitir estar errado e a publicar um vídeo a pedir desculpa. Apesar de terem as mesmas siglas, os registos oficiais das moradas da empresa Ipec e do antigo instituto IPEC (hoje Instituto Lula da Silva) são diferentes.

ERRADO

No sistema de classificação do Facebook este conteúdo é:

FALSO: as principais alegações do conteúdo são factualmente imprecisas. Geralmente, esta opção corresponde às classificações “falso” ou “maioritariamente falso” nos sites de verificadores de factos.

NOTA: este conteúdo foi selecionado pelo Observador no âmbito de uma parceria de fact checking com o Facebook.

PUB • CONTINUE A LER A SEGUIR

IFCN Badge