Uma publicação partilhada no Facebook a 12 de agosto sugere que José Sócrates elogiou o primeiro-ministro António Costa e o rigor das contas do Partido Socialista (PS) num tweet de 7 de agosto. O autor do post no Facebook diz-se “incrédulo” com o teor do tweet. Mas ele não pertence realmente ao antigo primeiro-ministro.

A captura de ecrã que ilustra a publicação no Facebook mostra uma mensagem supostamente partilhada por Sócrates numa conta com o nome de utilizador “@oprofessor” e que diz: “Costa muito bem. O rigor das contas é muito importante para o futuro do país. Apenas o PS impede Portugal de entrar em bancarrota. Portugal tem sorte por ter o PS”.

O tweet que foi partilhado

Acontece que essa conta não pertence realmente a José Sócrates. É, isso sim, uma conta paródia que entretanto já viu o nome de utilizador alterado para “@SocratesDetido” e que, na realidade, se identifica como “José Sócrates, Eng.º” no Twitter.

Aliás, na descrição dessa conta, os autores clarificam aquele perfil como uma “conta trol oficial” do “ex-primeiro-ministro, comentador e escritor”, que descrevem jocosamente como “PhD [doutorado] em affaires e líder espiritual”. Eis o tweet original em causa, que também pode consultar aqui.

Conclusão

Não é verdade que José Sócrates tenha publicado uma mensagem no Twitter a elogiar António Costa e o PS. A mensagem mostrada nestas publicações de Facebook tem origem numa conta dedicada a paródias relacionadas com o antigo primeiro-ministro e que está identificada como tal nas redes sociais.

Assim, de acordo com o sistema de classificação do Observador, este conteúdo é:

ERRADO

No sistema de classificação do Facebook este conteúdo é:

FALSO: as principais alegações do conteúdo são factualmente imprecisas. Geralmente, esta opção corresponde às classificações “falso” ou “maioritariamente falso” nos sites de verificadores de factos.

Nota: este conteúdo foi selecionado pelo Observador no âmbito de uma parceria de fact checking com o Facebook.

IFCN Badge