Não é um rumor raro no que toca a celebridades, sobretudo mulheres. Nas últimas semanas, têm sido frequentes as publicações que garantem que a cantora norte-americana Taylor Swift vai ser mãe e que quererá começar uma família com o namorado, o jogador de futebol americano Travis Kelce.
Neste caso, uma publicação num grupo de Facebook, com informações sobre a cantora e que diz dedicar-se a “apoiar esta bonita relação” e conta com 148 mil membros, vai mais longe, partilhando uma suposta notícia com o seguinte título: “Notícia de última hora: Sim, estou grávida de Kelce. Veja o momento em que Taylor Swift se confessa sobre o rumor de estar grávida com os fãs. Vídeo completo em baixo”.
O problema é que assim que se seleciona o suposto vídeo, entrando no site “UK Highlife”, não há nada para ver: a página mostra apenas uma mensagem de erro 404 — que significa que a página que se procura já não existe — e o site inteiro, apesar de se dividir por categorias de notícias (como família real, ténis ou NFL, a liga de futebol-americano em que Kelce joga) está vazio e não tem qualquer conteúdo a que se possa aceder.
Não existe, de resto, qualquer registo de que Taylor Swift tenha assumido estar grávida, seja em notícias ou nas redes sociais da cantora. O que existe é uma multiplicação de vídeos e fotografias em que utilizadores das redes sociais se dedicam a comentar a forma física de Swift ou imagens dos seus concertos em que a barriga pode parecer ligeiramente mais saliente, sem que a cantora lhes tenha, até agora, respondido diretamente.
Em junho, a cantora Lady Gaga foi alvo dos mesmos rumores, pelo mesmo motivo: parecia ter uma barriga um pouco mais proeminente do que é habitual, numa fotografia captada num evento familiar. Rapidamente Gaga comentou o assunto nas redes sociais, negando estar grávida e citando uma canção de Taylor Swift no processo. E Swift foi responder, escrevendo um comentário em que mostrava não estar satisfeita com este tipo de especulações: “Podemos todos concordar que é invasivo e irresponsável comentar o corpo de uma mulher. Nem Gaga nem qualquer outra mulher devem a ninguém uma explicação.”
No seu documentário Miss Americana, Swift já tinha falado da sua luta para curar um distúrbio alimentar no passado, como recorda aqui a revista Glamour. E dava exemplos específicos de situações que funcionavam como um “gatilho” para “parar de comer”, como alguma fotografia em que a sua barriga parecesse “demasiado grande, ou alguém dissesse que parecia estar grávida”. “Lembro-me de como, quando tinha 18 anos, foi a primeira vez que apareci na capa de uma revista. E o título era “grávida aos 18?”. E era porque eu vesti qualquer coisa que fazia com que a minha barriga não parecesse lisa”.
Conclusão
Não há qualquer registo ou declaração que comprove que Swift tenha assumido estar grávida. A cantora pediu, há pouco tempo, que os corpos de mulheres alvos dos mesmos rumores deixem de ser comentados.
Assim, de acordo com o sistema de classificação do Observador, este conteúdo é:
ERRADO
No sistema de classificação do Facebook este conteúdo é:
FALSO: as principais alegações do conteúdo são factualmente imprecisas. Geralmente, esta opção corresponde às classificações “falso” ou “maioritariamente falso” nos sites de verificadores de factos.
NOTA: este conteúdo foi selecionado pelo Observador no âmbito de uma parceria de fact checking com o Facebook.