O cabelo, o nariz e até o sorriso rasgado, as semelhanças são inegáveis. Há um vídeo viral a circular no Facebook, no qual uma jovem que parece uma cópia de Julia Roberts canta “Garota de Ipanema” na versão inglesa. Milhares de utilizadores têm partilhado o conteúdo elogiando Hazel Roberts, “tão linda quanto a mãe”. No entanto, não é verdade que a rapariga que surge nas imagens seja filha da atriz norte-americana.

Vídeo que diz que é a filha de Jula Roberts, Hazel Roberts a cantar “Garota de Ipanema”

Arpi Petrosyan é o nome da cantora do vídeo, originalmente publicado no YouTube a 19 de maio. A conta oficial de Arpi Alto (é este o nome que usa no meio artístico) foi criada no final de 2019 e a maioria dos vídeos tem já mais de 300 mil visualizações.

De acordo com o próprio Instagram, Arpi é cantora de ópera e, segundo o site “The Music Man”, vive nos Estados Unidos da América. Nasceu na Arménia, ainda não tem qualquer álbum editado e a 25 de junho anunciou aos cerca de 78 mil seguidores do Facebook que não irá “assinar [contrato] com nenhuma editora para já”, mas que vai “continuar a fazer música” com a equipa que trabalha com ela.

My Dear Supporters, Thank you for all your feedback and advice. I decided not to sign with any record label for now…

Posted by Arpi Alto on Thursday, June 25, 2020

Nos últimos meses tem conquistado popularidade online, pela voz e também pelas parecenças com Julia Roberts. Chamam-lhe “doppelganger” da estrela de Hollywood e há muitos traços idênticos, sobretudo olhando para fotos da protagonista de “Pretty Woman: Um Sonho de Mulher” exatamente na fase desse filme, de 1990, que a tornou famosa.

Julia Roberts tem três filhos. Hazel e o irmão gémeo, Phinnaeus, vão fazer 16 anos em novembro. Henry tem 13. Hazel não pode ser confundida com Arpi Alto. Tem cabelo liso, e não encaracolado, e é loira, como é possível ver em publicações feitas no Instagram pelo pai, Danny Moder, diretor de fotografia e marido de Roberts. Em imagens partilhadas a 27 de setembro de 2019, a mais recente, e a 6 de julho de 2018 fica claro que são duas pessoas distintas.

Conclusão

A jovem que aparece num vídeo viral a cantar “Garota de Ipanema” não é filha de Julia Roberts. Chama-se Arpi Alto, é uma cantora arménia e vive nos EUA. É, de facto, muito parecida com a atriz, sobretudo quando esta era mais jovem e usava o cabelo escuro e encaracolado. Hazel, a verdadeira filha de Roberts, é muito diferente: tem cabelo loiro e liso.

Assim, de acordo com o sistema de classificação do Observador, este conteúdo é:

ERRADO

No sistema de classificação do Facebook, este conteúdo é:

FALSO: As principais alegações do conteúdo são factualmente imprecisas. Geralmente, esta opção corresponde às classificações “falso” ou “maioritariamente falso” nos sites de verificadores de factos.

Nota: este conteúdo foi selecionado pelo Observador no âmbito de uma parceria de fact checking com o Facebook.

IFCN Badge