No final de junho de 2019 surgiu uma publicação no Facebook sobre um suposto incêndio de grandes dimensões no aeroporto do Dubai, nos Emirados Árabes Unidos. Voltou agora a aparecer nas redes sociais, no passado dia 17 de agosto, com vídeos associados ao acontecimento e com a mesma descrição: “Grande incêndio no aeroporto do Dubai”. O post atingiu as 181,6 mil visualizações e as 3,4 mil partilhas. É, no entanto, uma publicação falsa.

Imagens e vídeos partilhados do alegado incêndio no aeroporto do Dubai

Depois das trágicas explosões que ocorreram no Líbano no início deste mês, surgiram algumas publicações falsas de incidentes semelhantes. É verdade que fazendo uma busca por incêndios junto ao aeroporto do Dubai conseguimos encontrar alguns resultados, mas nenhum semelhante ao que é visível na publicação, nem tão pouco ao que aconteceu no Líbano. Até porque o incêndio partilhado no post não teve lugar no aeroporto, mas sim no mercado de Ajman, a 5 de agosto – fechado desde o início da pandemia -, tal como foi reportado por vários órgãos de comunicação social, como a BBC, mas também pelo Observador. Se compararmos as imagens que surgem no vídeo da publicação e na notícia do site britânico, rapidamente se percebe que se trata do mesmo incêndio – em Ajman, onde não se registaram vítimas.

Uma vez que os vídeos foram partilhados várias vezes nas últimas semanas, a publicação acabou por ser verificada por vários sites de fact checking. Segundo o News Meter, site indiano, que é parceiro do Observador na Aliança CoronaVirusFacts/DatosCoronaVirus, o incêndio decorreu no mercado de Ajman, que fica a 40 quilómetros do aeroporto do Dubai, distância que é fácil de comprovar recorrendo ao Google Maps. Também o site de fact checking brasileiro Boatos.org conclui que não houve nenhum incêndio recente no aeroporto do Dubai.

Outro dos vídeos que surgem na publicação original, e que se deduz que também remeta para o alegado incêndio no Dubai, diz respeito a um incêndio num oleoduto no Egito, que ocorreu a 15 de julho deste ano, como notado também pelo News Meter. O jornal britânico The Telegraph publicou, inclusivamente, um vídeo no Youtube sobreo desastre ambiental provocado por aquele incêndio no Egito.

PUB • CONTINUE A LER A SEGUIR

Conclusão

Não é verdade que tenha ocorrido um incêndio recente junto do aeroporto do Dubai, nos Emirados Árabes Unidos. Ocorreu, sim,  no mercado de Ajman, a cerca de 40 quilómetros de distância daquele aeroporto. A publicação viral partilhou ainda outro vídeo, como se fosse do mesmo incêndio, o que também não corresponde à verdade. Este deflagrou num oleoduto no Egito, no passado mês de julho.

Assim, segundo a classificação do Observador, este conteúdo é:

ERRADO

No sistema de classificação do Facebook este conteúdo é:

FALSO: as principais alegações do conteúdo são factualmente imprecisas. Geralmente, esta opção corresponde às classificações “falso” ou “maioritariamente falso” nos sites de verificadores de factos.

Nota: este conteúdo foi selecionado pelo Observador no âmbito de uma parceria de fact checking com o Facebook.

IFCN Badge