Desde 2021, que a Universidade Católica Portuguesa, através do Centro for Responsible Bsuiness and  Leadership na CATÓLICA-LISBON, lidera a investigação sobre sustentabilidade e empresas no nosso país, através do Observatório dos ODS nas empresas portuguesas. Este projeto, apoiado desde a sua génese, conta já com três anos de investigação sobre o comportamento das 61 maiores empresas portuguesas e mais de 130 PMEs Excelência face aos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) e à sustentabilidade em geral. Foi, deste modo, que dia 13 de Novembro foi lançado na Universidade Católica Portuguesa o 3º Relatório deste Observatório que agrega os resultados do 3º ano de recolha de dados deste projeto.

O evento contou com variadíssimos líderes empresariais de mais de 20 Grandes Empresas (GE) multinacionais a operar em Portugal e várias PMEs, bem como como participantes do do setor público e do Governo da nação. Contou com abertura da Senhora Reitora da Universidade Católica Portuguesa, Professora Isabel Capeloa Gil e com encerramento do Dean da CATÓLICA-LISBON, Professor Filipe Santos. Ambos mencionaram de forma clara que o mundo instável em que vivemos exige cada vez liderança responsável, também das empresas, que têm um papel fulcral na transformação que o mundo precisa.

É neste mundo, onde as empresas representam cerca de 75% do PIB mundial, que o Centro for Responsible Business and Leadership se afirma como porta-estandarte de uma mensagem muito clara: a Sustentabilidade é o único caminho possível para a estratégia empresarial.  Esta é a garantia de resultados financeiros positivos e vantagem competitiva, pois alinha o sucesso empresarial com o sucesso e prosperidade da sociedade.

Quanto aos dados apresentados, este estudo oferece resultados entusiasmantes. A maioria das empresas vêm os ODS como uma oportunidade de negócio (87,9% das GE e 66,7% das PMEs.) Estas empresas também consideram os ODS nos seus processos de tomada de decisão (79,3% para as GEs  e 66,7% para as PMEs).  98,3% das GEs e 13,6% das PMEs publicam um Relatório de Sustentabilidade, mas não se ficam por aqui: referem também mais os ODS nos seus relatórios do que nos anos anteriores (93% para GE e 72,2% no caso das PMEs). Além dos ODS, também o conceito ESG entrou, este ano, fortemente na praxis empresarial. Evidência disto são os dados que nos demonstram que, em 2024, 86,2% das GEs (67,2% no ano passado) e 16,7% das PMEs (7,4% o ano passado) conhecem bem a nova legislação europeia de Reporting (CSRD) e têm alguém responsável pelo sua implementação. Muitos mais dados podem ser consultados no Relatório publicado no site do projeto.  Para já ficam algumas das principais conclusões:

PUB • CONTINUE A LER A SEGUIR

  • O alinhamento estratégico das empresas portuguesas com os ODS e a sustentabilidade aumentou pelo terceiro ano consecutivo, sendo as GEs as líderes desta agenda, face às PMEs;
  • As empresas continuam a encontrar barreiras na implementação dos ODS que se prendem com falta de conhecimento sobre o tema e falta de conhecimento sobre como operacionalizar os ODS, bem como sentirem que os ODS são uma linguagem distante da sua (GE) e terem falta de recursos (PMEs);
  • As principais motivações para implementar esta agenda estão ligadas ao negócio e competitividade ou à vontade de liderar na resolução de problemas sociais e ambientais

Este estudo inlcui ainda três notas de investigação sobre os temas:

  1. Governança Corporativa: Alinhamento Estratégico com a Sustentabilidade
  2. Balancing Profit and Purpose: The Strategic Integration of the Sustainable Development Goals for the Corporate Success
  3. Relatórios de Sustentabilidade: Incorporação e Comunicação Estratégica dos ODS

É, portanto, num contexto de extrema instabilidade global, em que os dados nos mostram que apenas 16% das metas dos ODS estão no bom caminho para o seu cumprimento em 2030, que as empresas portuguesas se destacam como líderes nos tópicos da sustentabilidade.  O Centro for Responsible Business and Leadership na CATÓLICA-LISBON tem sido pioneiro na investigação destes temas e na sua proximidade com Grandes e Pequenas e Médias empresas. Tem como ambição aproximar o conhecimento científico da prática empresarial através de três grandes eixos: o Propósito organizacional que orienta as empresas em mundos cada vez mais exigentes, o Business Case for Action, que mostra  como a sustentabilidade gera sucesso económico e financeiro nas empresas e a Liderança Responsável, cada vez mais importante em mundos desprovidos de líderes capazes de conduzir-nos no caminho da verdadeira prosperidade.

É nos contextos mais difíceis que se forjam os líderes mais resilientes.  É, portanto, nestes contextos voláteis e de incerteza em que vivemos, que empresas resilientes conseguirão captar uma posição única do mercado se, olhando além do curto prazo, forem capazes de gerar valor e prosperidade para todos os stakeholders e sociedade. Tanto o Observatório dos ODS, como o Centro for Responsible Business and Leadership, seu promotor, terminam mais este ciclo anual, reforçando o seu compromisso de colaborar com as empresas portuguesas neste caminho para  o verdadeiro sucesso empresarial (do qual depende também o sucesso da sociedade).