Depois da tempestuosa legislatura da pandemia ter sido abruptamente interrompida pelas táticas suicidas do flanco esquerdo do parlamento, e fazendo lembrar um castigo divino para Catarina e Jerónimo, progenitores involuntários dos tempos que vivemos, uma nova legislatura emerge e três reis já exibem as suas oferendas.

O primeiro e destacado Rei aproxima-se dos entristecidos progenitores. Com ele vêm duas carroças de EuroGold, tão brilhante que até as magras ovelhas faz balir alegremente. Apesar das fracas condições da cabana nacional, sente-se o conforto no olhar do Rei Costa e seus súbitos. Nem ele acreditava na longevidade do seu mandato, no renovar da capacidade de minerar fundos europeus e ser o centro da “pedinchice” nacional.

Da comitiva que aconselha tão distinto Rei destacam-se duas surpresas. Costa e Silva, também conhecido como profeta da esperança, disserta sobre as mil e uma formas de transformar o EuroGold em desenvolvimento, exalta com o quão verdes podem ser os futuros pastos e como a tecnologia pode mostrar instantaneamente quais ervas estão mais nutritivas a cada instante. Mais lá atrás e tentando apaziguar tudo à sua passagem, vem o profeta da verdade que não gosta de fraturas. Será ele que irá decidir quais datas devem ser festejadas. Adão e Silva já informou que não existirão mais “drinks” de fim de tarde, os estudos de opinião serão fidedignos e qualquer que seja o tema ele estará preparado para doutrinar o rebanho.

Lentamente vão chegando dois novos Reis, de olhos postos no céu e tentando seguir uma luz. Aquilo que já aparentou ser a Estrela Rio vai-os desorientando, mas a luz emitida é quase inexistente, o que torna cada vez mais difícil trilhar o contra caminho. Não fossem as indicações de um estalajadeiro e familiar afastado, que outrora trilhou o caminho, e o cada vez mais próximo cintilar do EuroGold e muito dificilmente chegariam a esta humilde cabana.

PUB • CONTINUE A LER A SEGUIR

A agitação dos rebanhos aumenta com a chegada do rei Ventura! O forte cheiro a incenso não deixa ninguém indiferente, Rei Costa e os derrotados progenitores da legislatura apelidam-no de bafiento, mas parecem viciados em queimá-lo incessantemente. Mas tal tarefa não se afigura fácil, pois trata-se de um verdadeiro rei camaleão que se diverte a saltar para as luzes da ribalta quando sente aprovação e desaparecer misteriosamente quando vêm maus ventos de leste.

Esta chegada colocou os rebanhos em alvoroço, as poucas ovelhas tresmalhadas começaram a ser percecionadas como uma ameaça, alguns carneiros parecem ganhar nova força, mas o pasto continua seco, a comida escassa e os balidos e encontrões em nada mudam este paradigma nacional. Santa Cristina Rodrigues vem em seu auxílio, acalmando a tourada e carinhosamente sossegando os animais, mostrando assim bem o poder do incenso, que é capaz de domesticar personagens de diferentes espécies e até invertebrados.

No meio deste alvoroço chega o rei Cotrim com um saco de mirra! Uma planta estranha que ainda não tinha sido visto nestas geografias, capaz de curar muitas maleitas, mas ainda percecionada como magia negra. Muitos não perceberam ainda como é que a sua Startup está a ter tanto sucesso, mas há quem diga que o grande trabalho será escalar o negócio, multiplicar o número de vendedores de mirra, criando um unicórnio capaz de transformar a cabana nacional num local habitável.

Para essa tarefa hercúlea é recomendável colocar os novos vendedores nas diversas feiras nacionais, pouco interessando o local onde lhes seja permitido estender o toldo, evitando o adormecimento prolongado que os últimos dois meses têm demonstrado e começando a colocar os pilares da mudança em cima da mesa. Certamente é muito útil desmascarar as enormes incoerências dos progenitores da atual legislatura, mas para isso o incenso bastaria, não seria necessário o enorme investimento no estudo das propriedades mágicas da mirra.

Com a chegada destes dois reis menores, Rei Costa apressa os seus súbitos para descarregar as carroças, tem reunião marcada com Herodes Rebelo de Sousa, visto que é necessário alinhar quem serão os próximos destinatários do EuroGold e mais importante ainda: Quem o irá pagar?