Olá

862kWh poupados
i

A opção Dark Mode permite-lhe poupar até 30% de bateria.

Reduza a sua pegada ecológica.
Saiba mais

Parpública

Parpública

Ex-dirigentes da Parpública e Inapa ouvidos na AR

Ex-presidentes da Parpública e da Inapa vão ser ouvidos no Parlamento, em conjunto com o atual secretário de Estado das Finanças, João Silva Lopes, após votação dos deputados.
Noticiário

1h. Efacec pode custar mais de 500 milhões

A auditoria que está a ser realizada pelo Tribunal de Contas indica que a nacionalização da empresa, vendida ao fundo alemão Mutares, falhou os objetivos.
EFACEC

Efacec pode vir a custar mais 80 milhões ao Estado

Auditoria em curso do Tribunal de Contas indica que apoio financeiro público à Efacec pode superar 500 milhões. Estado ainda pode recuperar grande parte, mas, para já, nacionalização falhou objetivos.
Parpública

Parpública ajuda Estado: paga dívida e dá dinheiro

A Parpública amortizou no final de 2023 um empréstimo obrigacionista de 130 milhões de euros. E ainda comprou títulos de dívida pública. Além de entregar ao Estado 25 milhões de dividendos.
Parpública

"Nova liderança na Parpública pode salvar Inapa"

Esta posição consta de um comunicado da Nova Expressão, que é acionista da Inapa, e acontece depois do Governo ter afastado a administração da Parpública liderada por José Realinho de Matos.
Noticiário

12h.Joaquim Cadete é novo presidente da Parpública

Nome confirmado pelo Ministério das Finanças. Joaquim Cadete é atualmente diretor do mestrado de Finanças da Católica Lisbon School of Economics e vai ser o novo presidente da Parpública.
Noticiário

Governo afasta administração da Parpública

Ministério das Finanças confirma que atual gestão da holding do Estado vai deixar as funções. Caso Inapa foi há um mês. Ainda as medidas aprovadas em Conselho de Ministros.
Parpública

Administração da Parpública afastada pelo Governo

Ministério das Finanças confirma o afastamento da administração da Parpública, sem dar mais detalhes sobre as razões desta decisão. Joaquim Cadete será o novo presidente.
Parpública

Principal empresa pública não tem contas de 2023

Contas de 2023 da Parpública ainda não têm a certificação do auditor e a sua aprovação derrapou. Empresa pública tem sido acusada pela ex-gestão da Inapa de ter sido culpada pela falência desta.
Comércio

Inapa diz que havia investidor interessado 

Em carta aos colaboradores, gestão cessante detalha os esforços feitos para salvar a empresa, agora insolvente. Fez mais de 50 contactos com a Parpública, que nunca esteve disponível para apoiar.
Empresas

Inapa. BCP procura sempre apoiar empresas viáveis

Miguel Maya não quis opinar sobre recusa do Estado em financiar a Inapa, mas sinalizou que o banco está sempre pronto a encontrar soluções para empresas viáveis com problemas de financiamento.
Empresas

Inapa. Governo PS também recusou pedido de apoio

Empresa propôs financiamento com fundos da Parpública em 2020. Operação não avançou após secretário de Estado ter dado, no final de 2022, instruções para não haver financiamento público à Inapa.
Parpública

Falência da INAPA: Parpública a queimar negócios!

O Estado português entra no capital de empresas sem um plano bem definido e acaba invariavelmente mal. A Falência da INAPA é só mais um exemplo da contribuição da Parpública para queimar dinheiro.
Finanças Públicas

Medina foi buscar dinheiro à NAV e Casa da Moeda

Depois de ter sido conhecido o dividendo extraordinário que a Águas de Portugal foi obrigada a entregar ao Estado, é agora também noticiado que a NAV e a Casa da Moeda tiveram de entregar dinheiro.
Águas de Portugal

Presidente da Águas de Portugal demite-se

O presidente da Águas de Portugal apresentou a sua demissão. A renúncia é noticiada depois do travão imposto pelo Ministério das Finanças ao aumento de capital da empresa.
Cascais

Estado vai vender o Autódromo do Estoril

Parpública diz ao jornal Eco que é "prematuro adiantar pormenores" mas confirma que "está em curso a elaboração dos documentos necessários" para a venda do circuito do Estoril.
Eleições Legislativas

Ventura: CTT mostra Pedro Nuno é inapto para PM

O líder do Chega considerou que o caso da compra de ações dos CTT pela Parpública mostra que Pedro Nuno Santos é "absolutamente inapto" para ser primeiro-ministro.
CTT

Costa: "Operação não foi mantida em segredo"

António Costa afirmou que a compra das ações dos CTT foi "cautela" face à renovação da concessão, e recusa que a operação tenha sido feita em segredo — mas "obviamente não foi dada notícia pública".
CTT

Tribunal de Contas admite analisar caso CTT

O Tribunal de Contas admite poder vir a apreciar a compra de ações dos CTT pela Parpública, mas essa decisão tem de ser tomada na instituição de forma colegial.
CTT

As explicações públicas da compra de ações dos CTT

O Governo mandatou a Parpública a comprar ações dos CTT no momento em que o contrato de concessão estava a ser negociado. Admitia chegar a 13%, mas ficou-se pelos 0,24%. João Leão quis manter sigilo.
CTT

Parpública só podia comprar até 1,95% dos CTT

A Parpública vem agora esclarecer que a ordem para comprar ações dos CTT terminou em 2022. Tem 0,24%. João Leão autorizou a compra de até 1,95%, mas a UTAM pronunciou-se sobre 13%.
Orçamento do Estado

PCP foi informado sobre compra de ações dos CTT

Paula Santos, líder parlamentar do PCP, assumiu que o partido teve informações sobre a compra de ações dos CTT pela Parpública, mas o partido não considerou que servia as suas pretensões.
CTT

"Não dei orientações à Parpública", diz Pedro Nuno

O secretário-geral do PS, Pedro Nuno Santos, remete para Governo explicações sobre a compra de ações dos CTT por parte da Parpública. Mas diz que não deu orientações à Parpública.
Parpública

CTT. Chega e IL agendam debates na próxima semana 

Chega e IL já fizeram saber que, na próxima semana, vão levar o tema sobre a compra de ações dos CTT pela Parpública ao Plenário da Assembleia da República nas interpelações que vão fazer.
CTT

CTT não estavam nas propostas do Bloco para OE/21

Mariana Mortágua garante que desconhecia a compra de ações dos CTT pela Parpública. A coordenadora do Bloco garante que nenhuma das propostas para o orçamento de 2021 era relacionadas com CTT.
Iniciativa Liberal

Participação pública nos CTT. IL exige explicações

Rui Rocha quer saber qual o papel de Pedro Nuno Santos enquanto "elemento de ligação entre o Governo e os partidos da geringonça" na aquisição de participações públicas dos CTT entre 2020 e 2021.
CTT

CTT. Governo ordenou à Parpública compra de ações

O Governo ordenou a Parpública que comprasse ações dos CTT em vésperas de orçamento para 2021, que acabou chumbado.
Parpública

Finanças mexem na gestão da Parpública

Sociedade que gere participações do Estado em empresas públicas terá mexidas no elenco do novo Conselho de Administração, com mandato até 2025.
TAP

Porque foram aceites os fundos Airbus na TAP?

Ex-presidente da Parpública reconhece dúvidas sobre o uso de fundos da Airbus por David Neeleman para capitalizar a TAP em 2015. Acabaram aceites porque Airbus recusou fazer o mesmo negócio com a TAP.
TAP

As audições aos gestores da Parpública em 7 pontos

Foram três audições num só dia. Dois ex-gestores da Parpública desvalorizaram papel na TAP, dizendo que cumpriam indicações do Governo. Atual presidente assinou ata que demitiu a CEO da TAP.
Noticiário

8h. CEO TAP. Governo paga 186 mil euros na escolha

186 mil euros - foi o valor pago através da Parpública a uma empresa de caça talentos para escolher o nome da presidente executiva da TAP. E, mercado do TVDE bateu um recorde de receitas em 2022.
Noticiário

14h. 8 candidatos à reprivatização da Efacec

Depois do fracasso da venda ao grupo DST, Parpública confirma que recebeu manifestações de interesse de oito candidatos. E, Chega pede demissão de Ministro dos Negócios Estrangeiros.
EFACEC

Efacec. Oito empresas mostram interesse na empresa

Oito empresas mostram interesse em participar na nova tentativa de privatização da Efacec – empresas nacionais e estrangeiras, segundo a Parpública.
Indústria

Governo e DST assumem que falhou venda da Efacec

O Governo fez um comunicado a assumir oficialmente que a venda da Efacec à DST falhou. António Costa Silva, ministro da Economia, tinha na quinta-feira sugerido que esse tinha sido o desfecho.
Indústria

Governo e DST "escondem" solução para Efacec

Foi pelas palavras de António Costa Silva, ministro da Economia, que ficou claro que o Governo está a procurar "uma solução para a empresa". E que será anunciada em breve.
Parpública

Parpública. Lucro sobre para 56,3 milhões de euros

A Parpública informa que "o crescimento dos resultados traduz a evolução favorável do desempenho das várias empresas do grupo, onde todos os segmentos de negócio alcançaram resultados positivos".
Parpública

Parpública quase duplica lucros para 138,8 milhões

O Grupo Parpública teve lucros de 138,8 milhões de euros em 2019, quase o dobro dos 70 milhões de euros de 2018, divulgou em comunicado ao mercado.
Parpública

Parpública aumenta lucros para 159 milhões em 2017

O grupo Parpública obteve um lucro de 159 milhões de euros em 2017, ligeiramente superior ao registado no final do ano anterior, foi hoje divulgado.
Parpública

DBRS revê em alta 'rating' da Parpública

Agência de rating revê rating da empresa e, por esta ter como único acionista o Estado português, associa o seu desempenho ao do país e à sua "evolução favorável".
TAP

Grupo TAP agrava prejuízo para 52 milhões de euros

52 milhões de euros significa um agravamento de 3% no primeiro semestre do ano. Os dados foram divulgados pela Parpública, a holding através da qual o Estado detém 50% da empresa.

Ofereça este artigo a um amigo

Enquanto assinante, tem para partilhar este mês.

A enviar artigo...

Artigo oferecido com sucesso

Ainda tem para partilhar este mês.

O seu amigo vai receber, nos próximos minutos, um e-mail com uma ligação para ler este artigo gratuitamente.

Ofereça artigos por mês ao ser assinante do Observador

Partilhe os seus artigos preferidos com os seus amigos.
Quem recebe só precisa de iniciar a sessão na conta Observador e poderá ler o artigo, mesmo que não seja assinante.

Este artigo foi-lhe oferecido pelo nosso assinante . Assine o Observador hoje, e tenha acesso ilimitado a todo o nosso conteúdo. Veja aqui as suas opções.

Atingiu o limite de artigos que pode oferecer

Já ofereceu artigos este mês.
A partir de 1 de poderá oferecer mais artigos aos seus amigos.

Aconteceu um erro

Por favor tente mais tarde.

Atenção

Para ler este artigo grátis, registe-se gratuitamente no Observador com o mesmo email com o qual recebeu esta oferta.

Caso já tenha uma conta, faça login aqui.