910kWh poupados
i

A opção Dark Mode permite-lhe poupar até 30% de bateria.

Reduza a sua pegada ecológica.
Saiba mais

Paulo Ricardo Lopes

Convidado

Artigos publicados

PCP

Autárquicas 2025: a Última Batalha do PCP?

Será interessante perceber se o PCP conseguirá manter-se como o terceiro partido autárquico; mas a verdadeira questão é se em 2029 conseguirá ainda governar alguma autarquia.
Parpública

Falência da INAPA: Parpública a queimar negócios!

O Estado português entra no capital de empresas sem um plano bem definido e acaba invariavelmente mal. A Falência da INAPA é só mais um exemplo da contribuição da Parpública para queimar dinheiro.
Carlos Moedas

Presidente Moedas? Talvez em Belém! 

Para vencer a esquerda unida na CML teria de ser montada uma coligação impossível, pois implicava que PSD, IL e Chega fossem juntos a eleições.
Coligação

O clube dos casamentos forçados

Acreditam mesmo que o votante tipo da IL se vai sentir atraído a votar nesta coligação? Acham que eleger Cavaco Silva como referência faz com que os liberais queiram deslocar-se à cabine de voto?
Política

A equivalência (proibida) dos extremos

Esta obsessão do Chega e BE pela morte é muito provavelmente patológica, mas pode muito bem ser um reflexo dos resultados que as propostas económicas destes dois partidos obtêm quando aplicadas.
Iniciativa Liberal

Dar tempo aos vencedores

O slogan “preparados” que marcou as últimas eleições legislativas para a Iniciativa Liberal é neste momento muito mais uma obrigação do que uma mera possibilidade.
Política Económica

A inflação faz o seu caminho

Por muito que os portugueses só acordem realmente para a crise em que estamos no mês de janeiro, a letargia futebolística e festiva não nos vai deixar em melhor situação, será só um analgésico.
Iniciativa Liberal

João Cotrim Figueiredo e o futuro da IL

Escolher uma data entre o fim de janeiro e início de fevereiro de 2023 é imperativo para a igualdade de oportunidades de todos os candidatos e programas.
António Costa

António Costa já não nos quer comandar

Costa transformou-se num prisioneiro do próprio sucesso. Já não tem motivação para a tarefa, mas foi demasiado eficaz a escolher o timing de queda do governo, ficando preso no próprio labirinto.
Política Económica

O PS come-nos de cebolada – episódio 2023

O espaço não socialista terá que escolher um lado, não podendo simultaneamente defender que a inflação está a afetar os rendimentos dos portugueses e que a despesa pública não pode subir.
Governo

Um parlamento de faz de conta

O PSD, que deveria estar rejuvenescido com um novo líder, mostrou com a escolha de Miranda Sarmento para opositor de Costa que a letargia atual é para continuar.
Pedro Nuno Santos

Pedro Nuno Santos é o plano de fuga do PS!

Apostada no cansaço governativo, teremos a Geringonça 2.0, liderada por Pedro Nuno Santos. A confirmar a teoria de que o país gira em torno do PS, ao ponto de ser dentro dele que se faz a oposição.
António Costa

António Costa, o Rei Afogado

A bênção da maioria absoluta parece cada vez mais uma maldição e o Orçamento de 2023 coloca o primeiro-ministro na posição de “Rei Afogado”, com o jogador impossibilitado de movimentar qualquer peça.
Inflação

Os custos de parar a globalização

Parar o processo de globalização será prejudicial para todos. Nas sociedades ocidentais será pago com inflação e nos países menos desenvolvidos com fome.
Novo Governo

A legislatura dos três Reis Mag(r)os

Sente-se o conforto no olhar do Rei Costa e seus súbitos. Nem ele acreditava na longevidade do seu mandato, no renovar da capacidade de minerar fundos europeus e ser o centro da pedinchice nacional.
Política

Desmascarados pela Guerra

Incrível a sorte, quiçá um pouco de engenho, do nosso primeiro-ministro, que conseguiu reerguer o muro que separa o PS das esquerdas mesmo a tempo de não ser motivo de chacota europeia.
Legislativas 2022

A tentação de votar no PS

A vontade de penalizar o PS pelo voto é certamente muita, imaginar um cenário de justiça divina em que a bomba criada pelos socialistas lhes rebenta nas mãos é tentador.
Orçamento do Estado

Squid Game orçamental

A personagem que mais me impressionou em “Squid Game” foi a de um sábio ancião capaz de fazer-se despercebido sempre que lhe é conveniente. Seria este comportamento desejável num Chefe de Estado?
Sociedade

Putos, Precários e Pelintras

Somos pais cada vez mais tarde, tardamos em sair de casa dos pais, a abdicar da marmita da mamã ou, ainda mais importante, a aprender a gerir os nossos recursos financeiros.

Ofereça este artigo a um amigo

Enquanto assinante, tem para partilhar este mês.

A enviar artigo...

Artigo oferecido com sucesso

Ainda tem para partilhar este mês.

O seu amigo vai receber, nos próximos minutos, um e-mail com uma ligação para ler este artigo gratuitamente.

Ofereça até artigos por mês ao ser assinante do Observador

Partilhe os seus artigos preferidos com os seus amigos.
Quem recebe só precisa de iniciar a sessão na conta Observador e poderá ler o artigo, mesmo que não seja assinante.

Este artigo foi-lhe oferecido pelo nosso assinante . Assine o Observador hoje, e tenha acesso ilimitado a todo o nosso conteúdo. Veja aqui as suas opções.

Atingiu o limite de artigos que pode oferecer

Já ofereceu artigos este mês.
A partir de 1 de poderá oferecer mais artigos aos seus amigos.

Aconteceu um erro

Por favor tente mais tarde.

Atenção

Para ler este artigo grátis, registe-se gratuitamente no Observador com o mesmo email com o qual recebeu esta oferta.

Caso já tenha uma conta, faça login aqui.